Como encontrar a melhor solução para a sua carreira neste momento de incertezas | Marcelo Canal

Como encontrar a melhor solução para a sua carreira neste momento de incertezas

Conheça a chave de sucesso que vai garantir que ninguém apague os seus sonhos
agosto 5, 2016
Saiba como melhorar sua taxa de conversão de envio de CV em entrevistas de oportunidade
agosto 7, 2016
Mostrar tudo

Como encontrar a melhor solução para a sua carreira neste momento de incertezas

Num momento de incerteza como este que estamos vivendo, de crises políticas atingem fatores econômicos e sociais, de taxas de câmbio controladas pelo Banco Central, de juros com taxas altíssimas, mercados em recessão, o único fator que está em nossas mãos para controlar é a produtividade. A nossa busca por melhores resultados em nossas atividades profissionais e de trabalho está nas nossas mãos. Da mesma forma como as empresas buscam melhorar a produtividade de suas equipes, devemos nós mesmos buscar aumentar o retorno de nossos investimentos profissionais, buscando o melhor resultado para os esforços que estamos trazendo para as nossas vidas.

Esta é a hora de extrair o máximo de todo o nosso potencial. Mais do que os resultados que você promove para uma empresa, a gestão da sua carreira é a mais importante atividade que você deve desenvolver para garantir os resultados de qualidade de vida e realização econômica e social para você. E esta atividade nunca pode ser delegada, nem para a empresa e nem para o headhunter que negocia com o seu perfil. Só você pode fazer a gestão do retorno do investimento que você está fazendo com a sua vida para conseguir atingir os seus resultados de vida e de trabalho. A sua carreira é o seu mais importante negócio que você desenvolve. E o que você precisa para fazer a gestão do ROI de sua carreira? Você precisa identifica e controlar seis indicadores do seu capital profissional; semelhante aos indicadores que você controlar das métricas de resultados de um negócio: São elas:

  1. Como você avalia hoje todas as suas experiências de vida e de trabalho?
  2. O que é hoje a sua melhor capacidade capaz de gerar novos resultados para a sua carreira?
  3. O que você sabe fazer de melhor com a sua atividade?
  4. Que tipo de profissional você hoje é “talhado” para o mercado?
  5. Qual é hoje o potencial de sua network?
  6. Qual é o seu capital profissional?

A resposta a essas 6 perguntas, possibilitam identificar o seu Perfil de Alta Performance. E este é o seu Perfil Biográfico Profissional. Nele está contida a resposta á cada uma desses seis pontos.  Isto porque o Perfil Biográfico Profissional inclui não apenas o seu conhecimento formal, acadêmico mas também as suas experiência práticas de vida. O perfil Biográfico Profissional integra o seu perfil formal ao seu perfil tácito. Isto é, não apenas a sua formação, mas como você aplicou o seu ferramental. O Perfil Biográfico Profissional inclui toda a sua trajetória de vida e de carreira e não apenas o resultado de sucesso que você possa ter realizado, ele inclui toda a experiência adquirida.

E é em cenários incertos que sempre surgem novas oportunidades e novos espaços para você preencher com sua experiência, muitas vezes adquiridos em outras áreas de atividades. Assim é que nas crises surgem as maiores oportunidade para se  aprofundar e prosperar.

Mas para isto é preciso se reconhecer rapidamente o perfil certo para o lugar certo para a oportunidade que surge. E isto requer uma análise complexa, que até agora era muito demorada e trabalhosa. Mas, agora estão disponíveis em tempo real uma ferramentas que cria para você o seu Perfil de Excelência este é o Sistema NH® capaz de integrar uma ampla gama de informações para gerar o seu Perfil Biográfico de Carreira. Este novo aplicativo é que estava faltando para você fazer a gestão de retorno de sua carreira. Ele gera o seu Perfil Biográfico e identifica a sua melhor aplicação do seu perfil para o mercado. Antes de você sair para buscar oportunidades no mercado, ele identifica para você a atividade certa e a posição certa para o máximo aproveitamento de sua experiência. E assim você terá rapidamente como encontrar a melhor solução para a sua  carreira neste momento de incertezas.

A construção do Perfil Biográfico é uma abordagem baseada em métodos holísticos. O Sistema NH® considera a carreira como um processo de desenvolvimento da pessoa como um todo. Portanto, a análise inclui questões relacionadas aos seus valores, competências advindas das experiências de sua vida e tudo isto considerando o seu momento biográfico. Isto é, o ponto de amadurecimento de suas habilidades e talentos. Isto significa olhar não apenas para o conhecimento, mas para o que se sente e para a finalidade daquilo que se realiza, com a preocupação de integrá-los, daí chamado métodos holísticos.

Trata-se de uma nova metodologia que tem como premissa a visão biográfica da carreira. Este perfil é formado pelos valores, pelas atitudes e comportamentos de um profissional perante a sua carreira. O perfil vai sendo formado ao longo das experiências tanto da vida, como do trabalho. Cada período tem exigências específicas de atuação na carreira. Desta forma procura-se analisar o processo do  amadurecimento profissional, considerando que a carreira passa por quatro importantes fases. Depois do período da formação surge a fase para o desenvolvimento dos talentos, então a fase para o amadurecimento de competências, a fase para a transformação das capacidades e a fase para se buscar transformações de vida e de carreira. Esta é a assim chamada curva de maturidade biográfica, que todos os indivíduos passam. A ela da-se o nome de Relógio Biográfico®

Nesta visão, se pressupõe que ao longo dos períodos (anos) o profissional cresce e amadurece como resultado de sua experiência e vivência corporativa. Isto acontece tanto dentro da empresa como fora em contato com clientes, fornecedores e mercado. Este método começou a ser utilizado em função de questionamentos sobre a coerência em se avaliar cargos de cientistas, pesquisadores e até engenheiros (criação de produtos diferenciados), pelos critérios dos métodos tradicionais e se verificou que mesmo em carreiras especialistas, habilidades sociais esram imprescindíveis quando se considera a gestão de equipes e a passagem de conhecimento em fases de sucessão de lideranças

Como é identificado e analisado o Perfil pelo  aplicativo Relógio Biográfico® ?

Para compor o seu Perfil o sistema busca analisar as características da atuação, de como o profissional pilota a sua profissão e para onde quer chegar com ela e com que resultados. O sistema identifica aí a presença das competências essenciais da profissão nas suas diversas fases de desenvolvimento biográfico. Alinha piloto às expectativas do passageiro e as especialidades, isto é o que o profissional se apoia como o seu  veículo profissional.  Identifica em como as atitudes e expectativas, as habilidades e as motivações, as competências e a profissão são utilizadas pelo profissional. Só então, passa a identificar as organizações, as posições e os ambientes de maior aplicação para o perfil.  Desta forma as informações do Perfil são estruturadas em níveis que integram as informações para indicar áreas e atividades de prontidão para o mercado. Tudo isto antes levaria muito tempo para ser construido e agora com um simples aplicativo você tem mapeado o seu perfil e o mantém atualizado para avaliar todo o potencial de aplicação do seu conhecimento no mercado

 Baixe o e-book e conheça o seu Perfil Biográfico Profissional.

http://materiais.marcelocanal.com.br/ebook-fases-da-biografia-de-carreirasrelogiobiografico

E-book Fases da Biografia e Carreira

Soluções para sua carreira neste momento de incertezas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.