Mentoria Sistêmica: A solução para reter talentos da Geração M e formar sucessores | Marcelo Canal

Mentoria Sistêmica: A solução para reter talentos da Geração M e formar sucessores

2019
Saiba como estimular a abundância e a prosperidade através da constelação do fluxo do dinheiro!
janeiro 17, 2019
Ricardo Boechat
A perda de Ricardo Boechat não foi só para o jornalismo
fevereiro 14, 2019
Mostrar tudo

Mentoria Sistêmica: A solução para reter talentos da Geração M e formar sucessores

Mentoria para a Geração M

O futuro já chegou nas empresas e ao mercado de trabalho -Se por um lado temas como inteligência artificial, automação e robotização alteram a estrutura de cargos e carreiras por outro lado a geração M  traz sua visão  crítica para a gestão de pessoas e sua expectativa mais imediatista torna cada vez mais difícil  a formação de sucessores. E como tudo isto atinge as movimentações de mercado e economia.

compartilhar o que aprenderam em nossas experiências contratando profissionais para grandes marcas e o que é possível enxergar como fatores mais importante na hora de se relacionar com o mercado e de se buscar para novos talentos  e oportunidades.

Esta análise foi construída para quem está em transição, para quem acredita que pode trilhar uma estrada profissional mais ampla e também para quem simplesmente não quer se deixar-se  acomodar quando o assunto é futuro do trabalho.

Apesar disso, o aprendizado ao longo da vida tem sido a chave para a formação de profissionais capazes de lidar com o mercado em constantes mudanças. O preparo e o desenvolvimento contínuo das equipes não pode ocupar a agenda nas empresas apenas nos momentos de crise. Isso implica uma enorme perda de tempo e o estresse  da pressão de públicos interessados no negócio, como os acionistas, parceiros e de toda relação de stakeholders do negócio.

Não é o caso da Ameni Real Estate, empresa de gestão imobiliária, que identifica os profissionais  “imperdíveis” por meio de um robusto sistema de assessment o Sistema NH ® que identifica o Perfil CHAID do profissional e busca o seu alinhamento com os valores da empresa em seus programas de Mentoria.

E para aumentar o interesse e a aderência dos recursos estratégicos da empresa, aqueles profissionais que mais entregam resultados acima da média e identifica-los rapidamente para mantê-los por perto e dar oportunidade em seu desenvolvimento, isto só é possível através de um Programa de mentoria bem estruturado.  Isto porque o Programa de Mentoria além de atender todas estas exigências do negócio, atende a necessidade das equipes estarem em evidência na empresa e saberem que são reconhecidos como talentos estratégicos. Só assim aumentamos a aderência e o interesse para conseguirmos dar sustentabilidade ao crescimento do negócio .

No geral as empresas têm perdido muitos de seus talentos para outros modelos de negócios, à exemplo das startups, já que esses profissionais não veem a possibilidade de se tornarem sócios em pouco tempo.

Neste sentido a Mentoria garante se antecipar esta “janela de oportunidades” para os colaboradores é antes de tudo, faz o convite para que esses jovens colaboradores aprendam a empresariar e se estabelecerem como parceiros de resultado no negócio.

Para formar empreendedores, o profissional  deve dedicar tempo da sua agenda para aprender a empresariar por meio de programas de mentoria, além de acelerar o processo de aquisição de conhecimento.

A forma mais comum de se realizar programas de mentoria é escolher internamente os profissionais com mais capacidade de transmitir a orientação estratégica do negócio aos recém chegados.

E para o mentorado, além de identifica o seu propósito profissional,  o programa pode ajuda-lo na mudança de uma postura de empregado para empresário da sua carreira, pois aí reside o centro de mudanças na tomada de decisão. É uma troca de saberes entre um expert com alguém que deseja se desenvolver.

A SBMS realizou um estudo sobre os novos rumos da ordem social do trabalho nas empresas com a chegada da do modelo da geração M. veja alguns resultados:

Índice de Mentoria

 

Esta análise oferece dados e informação que vão além da Revolução Industrial 4.0 e permite  montar programas de mentoria nas empresas e orienta os líderes  diante da formação de um banco de talentos estratégicos para a empresa.

 

A mentoria  contribui decisivamente  na retenção de recursos estratégicos na empresa, Se o profissional quer empreender, pode fazer isso dentro da empresa.

Veja mais detalhes sobre nossos estudos no link: 

 https://goo.gl/m3mg1F

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *