A arte da excelência na gestão de carreira – Você tem domínio do seu instrumental de gestão de carreira? | Marcelo Canal

A arte da excelência na gestão de carreira – Você tem domínio do seu instrumental de gestão de carreira?

0 Passag3
Sua carreira é uma corrida que já foi dada a largada. Aprenda a pilotar sua profissão para vencer os limites do percurso.
agosto 25, 2016
sucesso-na-contratacao
Surpresa: Depois de várias tentativas de recolocação… uma nova estratégia de entrevista virou o jogo e foi contratada!
setembro 1, 2016
Mostrar tudo

A arte da excelência na gestão de carreira – Você tem domínio do seu instrumental de gestão de carreira?

excelencia2

Temos tratado de três cruciais sobre a arte da gestão de carreira. Trata-se da busca de excelência  na condução da carreira, na direção e na finalidade que se dá à profissão. Numa mesma profissão como a de advogado, um pode querer abrir um escritório e outro seguir a carreira de juiz. A gestão de carreira nos leva à situações que nos conduzem a diversos aspectos da vida profissional e pessoal. Isto porque toda carreira possui um condutor, um  passageiro e agora vamos tratar do instrumental da carreira ou seja o veículo que você utiliza  para atingir os seus objetivos com a sua profissão. Temas como o desenvolvimento de um Tipo de atuação mais adequada para a sua atividade, escolha de direção, diversidade, equilíbrio e satisfação pessoal, fé e erros como oportunidade de aprendizado. Todos esses assuntos são tratados de maneira informal e de fácil entendimento. Não se trata de uma abordagem para um tipo de profissional específico como para um médico, advogado, engenheiro ou economista, mas sobre as exigências que se precisa ter ao se escolher um determinado tipo de carreira profissional.

Isto se torna ainda mais crítico pelo fato de estarmos vivendo transformações enormes no mundo do trabalho com importantes impactos na forma de se fazer a gestão da sua carreira. Começa pelo fato de se ter que passar a fazer a gestão da carreira. Pois, foi-se o tempo em que as empresa traçavam as estratégias e rotas para o desenvolvimento de nossa carreira. Hoje  a escolha do tipo de carreira é da cada um. Tudo isto veio acompanhado de muita mudança na forma de administrar a vida profissional. Passamos a necessitar de mapeamentos de Perfil, diagnóstico de modalidades de carreira e aplicativos para  fazer a gestão das diferentes oportunidades que estão acontecendo não só no trabalho, mas também no mercado. Dificilmente hoje um profissional não tem um plano B. Passamos a buscar  soluções de gestão para a nossa carreira e novas alternativas de vínculos trabalhistas mais adaptadas, tanto quanto possível, às necessidades das empresas, nos diferentes níveis e cargos, mas,  mais ainda que atendam às nossas expectativas e necessidades  pessoais. Tudo está muito mudado e dinâmico.

Esta é a hora de extrair o máximo de todo o nosso potencial e só você pode fazer a gestão do retorno do que está conseguindo realizar com a sua atividade profissional. Então eu te pergunto:

0 Concretveic - Copia

 

  •   A sua carreira é hoje o mais importante negócio que você desenvolve Profissionalmente?
  •   Você está dia a dia se tornando melhor no que está fazendo?
  •   A excelência é  uma busca tão habitual que já se incorporou na sua forma de ser?

 

A excelência, não pode ser mais apenas um ato, mas um hábito. E se nós somos quem administramos a nossa carreira e esta deve ser a nossa atividade profissional mais importante, então temos que ser excelentes na  gestão de nossa carreira. E deve ser um aprimoramento e controle constante. Se você repetir e persistir mesmo falhando no início, você continuará evoluindo e se tornará melhor no que está fazendo, então a dica é sempre continuar em frente, dessa forma você tornará a premissa de ser excelente tão habitual como em outra atividade que você faz todo dia e já incorporou em você que nem pensa que está fazendo. E assim você adquire a arte da excelência na gestão de sua carreira. Para  aprender a arte da excelência é preciso dominar o instrumento que você utiliza para  realizar a sua atividade de gestão profissional.

A boa notícia é que tudo começa em você e depende de você! Você precisa ter o domínio do seu ferramental para entender como você dispõe da sua atividade para a realização da sua carreira. Assim precisamos dominar o ferramental que utilizamos para fazer a gestão da nossa carreira. Este ferramental é você com suas características. Pois o seu tipo de atuação interfere diretamente no resultado da sua  atividade profissional. Sim você precisa ter o conhecimento de si, do seu Perfil de atuação, das suas habilidades pessoais e das aplicações deste seu perfil  naquilo que  deseja  construir como  sua carreira.

Para isso temos que estar muito atentos ao Perfil de competência que as diferentes rotas de carreiras exigem. É preciso saber escolher as melhores oportunidades de realização para a carreira. Assim podemos identificar quatro tipos de perfil que estão relacionados às quatro diferentes direções de carreiras:

  • Uma carreira apoiadas por um tipo CONTROLADOR: São pessoas centradas na ação, tem um senso prático, são bastante exigentes e dão prioridade às tarefas em busca de resultados. São bastante exigentes e perfeccionistas.
  • Uma carreira apoiadas por um tipo FACILITADOR: São pessoas sensíveis ao ambiente e emocionalmente abertas, tornam-se pesquisadores extremamente eficazes São profissionais extremamente sensíveis e intuitivos.
  • Uma carreira apoiadas por tipo INOVADOR: São pessoas centradas na inovação, tem um senso estético bastante aguçado e são bastante livres na forma de realizar as coisas. São profissionais muito autossuficientes e otimistas.
  • Uma carreira apoiadas por tipo REALIZADORES: São pessoas que possuem uma grande agilidade mental para lidar com várias coisas ao mesmo tempo. São diligente e de grande energia para realizar planos e ideias.

 

O entendimento do seu tipo preferencial e da sua relação com o seu instrumental é que vão trazer o êxito para a sua carreira. Dele depende a forma que vai conduzir a sua carreira. Você pode ter um perfil mais versátil para realizar diferentes rotas na sua carreira, podendo variar quanto a velocidade, desempenho e aplicabilidade de sua experiência.. É preciso ter claro para si que competências são essências para que você realize o seu objetivo de carreira. E estas características é que vão definir o seu resultado Quer seja uma carreira corporativa, autônoma prestador de serviços ou de iniciativa própria e empresarial. Competências como criatividade, energia e vigor, trabalho em equipe,  liderança aparecem como essenciais para você atingir este seu resultado.  É preciso avaliar a versatilidade e a facilidade das relações que você tem com essas competências, como seus instrumentos para atingir seus objetivos profissionais. Note que aqui não falamos de resultados para a empresa ou para o negócio; falamos dos resultados para você perante a  realização da sua carreira.

Este domínio pode  facilitar mais o desempenho ao longo da trilha que percorre quer como o condutor quer como o passageiro da sua jornada profissional.  isto porque dependendo da rota de carreira que decidir seguir, em cada uma dessas quatro rotas,  diferentes competências serão mais exigidas da perícia do condutor. E perante estas quatro possibilidade, precisamos ver qual é o tipo mais adequado para o caminho que você quer seguir com a sua carreira profissional.

Para isto, o Sistema NH® como um dos mais avançados aplicativos de gestão de carreira, analisa o tipo que você utiliza como ferramental na realização da sua carreira.  Assim ele vai identificar que recursos você se apoia para  realizar a sua jornada profissional.

  • O entendimento do seu tipo e do ferramental que você utiliza na sua trilha de carreira é que vai apontar para as ações para o seu auto desenvolvimento. Sempre pensando em você e na sua atual fase biográfica profissional.
  • O sistema NH® analisa o tipo de instrumento  que você utiliza como ferramental de sua atuação profissional.
  • Esse seu instrumental é o veículo que pode ser mais versátil para pegar qualquer trilha ou rota, podendo variar quanto a velocidade, desempenho e aplicabilidade.
  • Identifica o seu Perfil Preferencial de Concretização Profissional, que é identificado com base na análise do seu padrão do CHAID isto é: O tipo de Competências, de Habilidade, de Atitude, Identidade e Direção da melhor  rota para a sua carreira.

O domínio desse seu veículo ou instrumentos poderá facilitar mais as  condições do trajeto, facilitando a chegada  do passageiro e a perícia do piloto na condução da carreira profissional.

Tudo isto você pode aprender de diversas formas na arte da excelência em gestão de carreira que o sistema NH® lhe oferece neste portal de gestão de carreira. A melhor delas é pilotando o seu aplicativo que navega na rede da internet procurando oportunidades para a sua busca. É praticando, lendo estudando, assistindo filmes, conversando com outras pessoas participando de nossos chats sobre a sua área, ou participando de nossos  cursos presenciais, existem muitos livros espetaculares. O mais importante é que aplicamos tudo isso no dia a dia da sua vida! A vantagem de ter tudo isto num só lugar e sem precisar de planilhas extras. Todo esse em nosso portal  é de custo  muito pequeno e você programa  seu horário de atendimento com nossos consultores especializados.

O maior benefício é que os programas tem a abrangência para refletir em todas as áreas de sua vida. Os exercícios e as práticas estão voltadas para fortalecer a sua excelência como SER. Porque se você tem foco, tem foco em tudo que é seu. Se você tem preguiça, tem preguiça em tudo, a vantagem é que é possível mudar esse comportamento, de forma rápida e prática. E já percebe os benefícios na primeira sessão, mas precisa continuar exercitando para dar continuidade ao processo de excelência, assim como um músculo que se não for exercitado atrofia, a mente precisa desse treinamento contínuo.

Um outro enorme benefício é que tudo isto está apoiado por uma metodologia e ferramentas que saem da teoria, e mudam a sua vida sua atitude e seu comportamento. Reformulam o seu Perfil CHAID

O Perfil CHAID define o perfil certo, o momento certo  e o lugar certo. Ele reflete a visão do piloto, do passageiro e do veículo da carreira, as habilidades, as expectativas e  as competências do profissional. Garante assim a rota de sucesso para a sua vida e para a sua carreira.

Conheça  o seu Perfil de alinhamento nas três funções. Acesse grátis o Sistema NH®

Nh

Sistema NH 

Faça um teste drive agora mesmo!

perfildecomp

Viu como você pode se tornar o agente de mudanças da sua vida, o protagonista de seu futuro? 

Se você acredita que isto tudo pode ajudar mais alguém? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais! Deixe seu comentário aqui embaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *