As 12 competências essenciais para você ter sucesso garantido na sua carreira | Marcelo Canal

As 12 competências essenciais para você ter sucesso garantido na sua carreira

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As 12 competências essenciais para você ter sucesso garantido na sua carreira

Se lhe pergunto quais são as competências essenciais para se desenvolver uma carreira de sucesso, o que você responde?
A tendência dos profissionais em geral, independentemente da sua área de atuação, será enumerar as principiais competências técnicas de sua profissão. Contudo isso não basta. Uma carreira de sucesso se  constrói não só com desempenho técnico, mas também pela capacidade comportamental, organizacional, de conhecimento, de comunicação ou seja, a capacidade para  idealizar propósitos, sistematizar conhecimento e concretizar resultados. Portanto independente da área, para se realmente alcançar o sucesso, é preciso além de se ter o domínio das competências da sua área precisa-se dominar  competências transversais às especialidades parasse conseguir traçar, e concretizar o caminho para o sucesso.

Aqui é importante esclarecer que quando falamos de competência estamos considerando sua definição mais amplamente utilizada: “o Conjunto de conhecimentos, habilidades, comportamentos e talentos que possibilitam a obtenção de êxito na realização de atividades.”

Hoje em processos seletivos, é  comum que os recrutadores procurem mais do que conhecimentos técnicos em seus candidatos. Além do conjunto de habilidades e experiência da função e do cargo, há também uma série de competências transversais que são avaliadas pelos entrevistadores. Os profissionais mais informados e perspicazes podem perceber, durante a fase presencial do processo seletivo, quais são as competências mais consideradas pela organização para ocupar o cargo. Algumas competências vão depender do cargo, da área e do ramo de atividade da empresa. Mas algumas delas são tão necessárias e importantes que serão requeridas em quaisquer empresa.

O conjunto de competências transversais pertencem a letra C do Perfil CHAID. As competências pertencem ao quarto nível neurológico do Perfil CHAID. Se no primeiro nível aparecem as características da identidade profissional, no segundo as habilidades sociais, no terceiro nível as âncoras motivacionais e é no quatro nível que as competências são identificadas. Elas são divididas em três grupos: As competências cognitivas ligadas à idealização, as competências emocionais ligadas á sistematização e as competências comportamentais ligadas á concretização.

As competências variam em seu grau conforme o nível de responsabilidade do cargo. Desta forma as competências se modificam em abrangência conforme a exigência do nível de responsabilidade  da atividade. Assim temos:

  1. Visão de negócio É preciso “ver além da mesa”. “À medida que o profissional cresce em sua área de atuação precisa adquirir visão cada vez mais abrangente do negócio, ou seja, enxergar o funcionamento do seu setor de atividade e ir até o cliente, o negócio, o mercado”. Quem quer subir na carreira precisa ter esta competência bem desenvolvida. A Visão é uma das mais importantes características de competência profissional em épocas de instabilidade e de incertezas. Um profissional com uma ampla visão consegue ter mais iniciativas e realizar empreendimentos de forma arrojada, assumindo desafios e avançando com confiança no cumprimento dos objetivos frente ao futuro.
  2. Negociação é a competências, desenvolvida através da necessidade de estabelecer compromissos com grupos, pessoas e organizações, frente a grupos de diversos interesses. É dito que uma carreira formada de muitas mudanças gera um grande negociador, capaz de estabelecer vantagens para ambos os lados de um comprometimento ou contrato. Mensura a disposição para superar situações de conflito moderando e conduzindo demandas na busca por soluções comuns.
  3. Gestão e Coordenação das equipes profissionais é um dos mais importantes indicadores de resultado de negócios numa organização. Está relacionada a capacidade de acompanhar equipes e manter o grupo no foco da realização de suas metas diante de oscilações e alterações do planejamento. Indicador que mensura a eficácia da gestão, e a qualidade do processo de acompanhamento de pessoas e estratégias.
  4. Motivação é um dos mais importantes fatores responsáveis pelo desempenho global de uma organização. O clima organizacional é responsável pelo resultado de como os seus colaboradores lidam com a motivação no seu trabalho. Não apenas a remuneração e o conhecimento especializado, mas principalmente a possibilidade de sentir-se como parte de um grupo ou mesmo a busca de auto realização são componentes que determinam o grau de motivação no trabalho.
  5. Planejamento e controle são as competências que garantem a continuidade e constância da presença dos negócios em mercador globalizados. Assim, o capital da organização do trabalho da empresa depende da rapidez e da agilidade com que os sistemas administrativos realizam esta função. A consolidação de realizações profissionais e o preenchimento adequado de resultados dependem principalmente do funcionamento destes sistemas.
  6. Comunicação é uma importante ferramenta para a vida das organizações e dos negócios. É imprescindível que para a obtenção de resultados favoráveis, tanto o s colaboradores como os líderes de uma organização precisam estabelecer um sistema claro de comunicação entre si. Uma comunicação clara permite as equipes, uma melhor compreensão dos esforços necessários para atuar com foco e objetividade.
  7. Flexibilidade é um importante indicador da qualidade gerencial. Responsável por adaptar e flexionar sistemas conforme as exigências que ocorrem num cenário em mudanças. A rapidez e a agilidade com que as organizações reagem às oscilações inesperadas dependem, em grande parte da capacidade de flexibilidade dos seus sistemas gerenciais.
  8. A Organização Lógica é o que define as regras de funcionamento dos processos de trabalho numa organização. É dela que se originam todas as coerências dos procedimentos da empresa. Ela obedece a uma evolução que se origina na operação das atividades, passando a ter uma preocupação mais técnica especializada, então por uma atuação mais estratégica, depois baseado em princípios e valores que orientam as políticas da empresa e finalmente atuam a partir do âmbito da filosofia dos negócios.
  9. A Liderança deve atender aos diferentes momentos de necessidades de um grupo. Cada um de nós tem um perfil preferencial de liderança. A iniciativa de uma atividade num grupo é definida pela qualidade da interação de seus membros. O bom líder é aquele que sabe criar relacionamento entre a equipe, enquanto busca obter resultados e metas, desta forma consegue interagir no momento certo, com a pessoa certa e de maneira certa.
  10. A energia e o vigor definem o clima no ambiente de trabalho. O entusiasmo se manifesta não apenas em nossas ações, mas também em nossos pensamentos e sentimentos em relação a equipe. Esta é a força que dá  firmeza e coesão em nossas ações no trabalho. Deles dependem o progresso do desenvolvimento de nossas atividades. Inicialmente a energia e o vigor são providos por fatores externos ao trabalho (fatores higiênicos) e aos poucos encontrados no sentido interno do trabalho. (fatores motivacionais). Ela está intimamente relacionada com a nossa auto estima.
  11. O trabalho em Equipe pode variar conforme a complexidade da atividade, exigindo uma maior ou menor autonomia dos membros, sem que haja diferenciação de importância entre os colaboradores. Os esforços para que um grupo consiga se manter coeso na mesma tarefa com um mesmo propósito, depende da capacidade dos seus membros reconhecerem o espírito de equipe. Atividades em grupo requerem aptidão para lidar com gente, que possuem personalidades e modos diferentes de trabalhar. O desafio aqui é alcançar os resultados em grupo, administrando as diferenças, sendo flexível. Esta é uma das principais competências para atividade em que cada membro precise colaborar como parte do todo. E disto depende o desenvolvimento da alteridade.
  12. A criatividade é a principal exigência para a inovação de produtos e serviços . Momentos de mudanças exigem que profissionais não só mantenham modelos já existentes, mas que sejam capazes de inovar criando soluções inusitadas para o mercado. A busca pela renovação de modelos e a capacidade de se buscar padrões originais é o que define a capacidade criativa de um profissional.

O Sistema NH® avalia as competências essenciais em relação a gestão da careira. Ela identificam as condições mais favoráveis de sucesso para a sua realização profissional. O Sistema NH® possui um critério de pontuação que identifica o grau do desenvolvimento das competências através de variações de amplitude de 15 pontos para cada etapa. O sistema permite assim identificar adequação da atuação profissional conforme o seu nível de responsabilidade. O sistema de mapeamento estabelece relações comparativas entre o Perfil Esperado para o cargo e o Resultado Alcançado. Analisa o grau de amadurecimento da competência  considerando os valores e as prioridades de atribuição do cargo profissional.

O tipo de mapeamento do Sistema NH® Identifica as competências essenciais relacionadas aos resultados esperados para cada cargo ou função na organização.

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