O perfil do novo líder na era digital está sendo preparado fora das faculdades | Marcelo Canal

O perfil do novo líder na era digital está sendo preparado fora das faculdades

ffforward
10 razões para você usar o feedforward para ir para frente na mentoria de construção da sua autoridade
janeiro 22, 2017
Aprendizagem colaborativa 2
Como deverá ser o perfil do novo líder da era digital?
janeiro 29, 2017
Mostrar tudo

O perfil do novo líder na era digital está sendo preparado fora das faculdades

Novo Líder

Este é o  fim da era dos gerentes e o surgimento da era dos empreendedores.

 

Estamos mudando rapidamente de uma sociedade empresarial formada por  gerentes para uma sociedade conectada liderada por empreendedores.  O advento da internet possibilitou que  as pessoas se tornassem muito menos dependentes das hierarquias centrais, geradoras de informações. Isto ocorre tanto nas empresas como na vida em geral. Instituições, escolas, sala de aula,  em casa na família,  em toda parte; as pessoas não dependem mais de centros de autoridade para obter informações. Pais, professores e chefes não detém mais as informações que agora estão disponíveis  nas redes  da internet.  Esta situação gera nas pessoas muito mais autonomia e  independência.

Ninguém mais quer viver preso ao velho modelo hierárquico centralizado. A geração mais jovem já nasceu com esta independência de acesso.  De centros de dados para nuvens que alimentam  redes. Isto  aumenta a iniciativa das pessoas para navegarem por si nas  redes sociais. O segredo do sucesso hoje são justamente  as formas cooperativas de se trocar informações e se organizarem,  tanto para produzirem conhecimento como para criarem possibilidades. As pessoas se conectam e criam possibilidades para si criando uma enorme demanda que buscam empreendedores para atende-las.

Hoje os membros de uma  equipe, alunos em sala de aula,  filhos em casa, não dependem mais do líder do professor, dos pais para saber das coisas. Apesar do líder estar num lugar de autoridade, ele não tem mais o poder. Ele não detém mais o controle e nem o acesso à informação.

Por outro lado, num mundo repleto de informações vivemos a maior carência de conhecimento. Temos muita informação, mas não sabemos como lidar com ela. Estamos despreparados para  lidar com  este novo cenário. A organização do conhecimento mudou,  de um polo do saber que pais, professores e chefes se apoiavam como únicos representantes da autoridade,  para redes interconectadas por onde flui todo tipo de informação sem qualquer  tratamento ou filtro.  Estamos vivemos num mundo aberto de possibilidades mas falta formação para isto.  As faculdades que deveriam trazer esta nova forma de  conhecimento organizada, não estão preparadas. E por isso as faculdades não estão preparando os novos profissionais para empreenderem nesta nova era. Daí o surgimento das chamadas Novas Faculdades, um fenômeno que como em muitos países estão  buscando suprir esta falta.  São programas abertos presenciais ou programas online que oferecem o desenvolvimento de novos skills e que buscam suprir esta lacuna que as faculdades estão deixando. Qual é o curso de faculdade hoje que ensina empreender de maneira tão prática e pragmática como esses programas de mentoria e fórmulas de lançamento?

Num mundo de mudanças, é  preciso superar modelos mentais, indo além dos mindset, para se encontrar novas chave que nos permitam abrir as portas para o novo.

Nada mais pode caminhar de forma isolada por melhor que seja, tudo precisa estar conectado e gerar formas associativas e cooperativas de se produzir soluções. Esta é a grande sacada desses programas.  Quanto mais tecnologia estiver disponível na sociedade, mais e mais pessoas vão querer se encontrar em shoppings, concertos, shows e entretenimento. O Novo líder deverá ser este novo facilitador das relações conectadas gerando encontros humanos e sociais.

O líder deverá ser capaz mobilizar essas pessoas para os novos ideais de vida e bem estar, ao mesmo tempo que consiga sistematizar caminhos de possibilidades para grupos de pessoas com interesse comum e então concretizar soluções para este novo mercado.  Neste sentido  a mentoria surge como  o modelo de desenvolvimento de empreendedores capaz de promover esta conexão com essas novos ideias, sistematiza as possibilidades e concretizar soluções.  Na sociedade da era do empreendedorismo precisamos estar abertos para um novo aprendizado, pois é preciso se aprender a ser empreendedor, aprender a conviver em redes conectadas, aprender a organizar a informação para se aprender a criar novas soluções.

E se você acha que isto tem a ver com você, participe do nosso portal de mentoria.  Faça partede nossos programas Mentoria Sistêmica para Empreendedores

banner-site

Veja mais sobre este tema no vídeo

os-4tipos-o

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *