Qual é a diferença entre o Coach e a Mentoria? Ou é melhor fazer os dois? | Marcelo Canal

Qual é a diferença entre o Coach e a Mentoria? Ou é melhor fazer os dois?

O que é mentoria
O que é Mentoria e quais aspectos essenciais ela aborda?
julho 21, 2017
Mentor 3
Defina o seu Mentor e te direi onde e em quanto tempo vai chegar!
julho 24, 2017
Mostrar tudo

Qual é a diferença entre o Coach e a Mentoria? Ou é melhor fazer os dois?

Diferença C e M

O Coaching é um processo de suporte para o aprendizado de competências, habilidades e atitudes, também conhecido como Perfil CHA. Geralmente  é solicitado por um profissional que precisa  atingir seus objetivos pessoais e de trabalho. O processo do coach se baseia na observação, na coleta de dados, num processo descritivo, num ambiente de confiança e  sem julgamentos. O Coach também se utiliza de perguntas abertas para levá-lo a reflexão e ajudar o seu coachee a enxergar mais objetivamente seus próprios padrões mentais e então rever comportamentos. Define a formulação de metas e o planejamento de ações para aumentar os resultados desejados.

A Mentoria é tudo isto e mais o reconhecimento e o acompanhamento destas transformações na vida pessoal do mentorado. A mentoria em essência visa dar o  suporte ao mentorado para que ele possa assegurar seu sentido de vida e de seu desenvolvimento profissional. A mentoria inclui o estabelecimento de um  relacionamento de visão ampliada para além do resultado mais imediato. Visa fortalecer  a segurança emocional do mentorado, dentro   de princípios éticos de sua conduta dentro de padrões e valores de uma cultura organizacional. Aprende à correr riscos na tomada de decisões como  uma questão de aprendizagem, desta forma  promove a aceleradção,  o amadurecimento e  o crescimento profissional.

O coaching pode ser uma das estratégias que o mentor se utiliza para aumentar as competências, as habilidades e a atitude no trabalho com o seu mentorado. Mas, o mentor vai além e amplia a visão  e tudo passa a ser enxergado num sentido maior da vida da carreira e do direcionamento que este novo aprendizado consegue alcançar. Portanto, na mentoria se inclui a construção da identidade e da direção de vida e de trabalho. Neste sentido na Mentoria  se completa com o Perfil CHAID. Precisamos de ambos para maximizar a aprendizagem do mentorado.

Fala-se que se o Coach conhece tudo sobre a guerra… o Mentor esteve lá.

Leia o próximo item abaixo para saber mais sobre isso.

newsletter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *