O que é a Mentoria Sistêmica e quais os processos essenciais em seu desenvolvimento? | Marcelo Canal

O que é a Mentoria Sistêmica e quais os processos essenciais em seu desenvolvimento?

Aula inaugural
Formação em Mentoria Sistêmica com Marcelo Canal
julho 17, 2017
Diferença C e M
Qual é a diferença entre o Coach e a Mentoria? Ou é melhor fazer os dois?
julho 22, 2017
Mostrar tudo

O que é a Mentoria Sistêmica e quais os processos essenciais em seu desenvolvimento?

O que é mentoria

A mentoria é  a arte de estimular o desenvolvimento de uma carreira, baseada na experiência que um profissional disponibiliza para outro. Seguindo passos bem definidos e promovendo o auto desenvolvimento, o mentor busca ampliar os horizontes de seu mentorado e construir caminhos.

A Mentoria é em si um método de apoio que visa o desenvolvimento do sentido de vida das pessoas, em suas diversas fases de vida,  na fase de educação, fortalecimento da carreira, em diferentes  profissões,  praticamente abrange todas as áreas da vida, tanto com adultos como para jovens. Na maioria das vezes apoia o desenvolvimento da carreira ou de algum aspecto profissional, em seu contextos e ambiente de trabalho. Mas a mentoria pode ocorrer em qualquer momento de uma carreira, em especial quando se pretende acelerar seu aprendizado com alguém que tenha experiência em alguma área  para a sua aprendizagem. “É uma oportunidade  para  superar limites e ampliar o sentido de vida  e  da carreira”

A Mentoria  atende à cinco dimensões da vida  do mentorado ao mesmo tempo:

  1. É uma atividade que pertence ao desenvolvimento biográfico dos indivíduos. Segue uma sequência específica de passos que mentores e mentorados  devem cumprir para promover uma aceleração ao desenvolvimento profissional e empresarial.

  2. Inicialmente se apoia na experiência e no legado do mentor mas, está  sujeito à inovações e de se precisar correr riscos, aceitando desafios e de muita aprendizagem diante de novas experimentações.

  3. Por isto é um processo de relações intensas, estimulante, solidário, positivo, confidencial; dentro da qual mentor e mentorado buscam  construir uma  forma  de confiança para trabalharem em conjunto.

  4. Estimula e promove o auto desenvolvimento do mentorado para que ele possa se assumir como um profissional reflexivo,  eficaz e ético.

  5. É um processo de aprendizado que amplia o sentido de vida e o amadurecimento do mentorado para que ele possa ser capaz de tomar nas suas próprias mãos a condução da vida de sua  carreira.

Estas e outras informações estarão sendo abordadas em nossos encontros e palestras, Venha participar conosco este movimento, inscreva-se  em nosso mailing list e receba mensalmente informações atualizadas sobre este assunto.

newsletter

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *