Mentoria um programa que beneficia Mentores Mentorados e Organizações | Marcelo Canal

Mentoria um programa que beneficia Mentores Mentorados e Organizações

home_betheme_blog_4
Não cometa esses 4 erros na hora de planejar sua carreira
agosto 7, 2015
Inteligência social
PERFIL CHAID – As 5 atribuições de Mentor transformador de vidas e pessoas.
março 30, 2016
Mostrar tudo

Mentoria um programa que beneficia Mentores Mentorados e Organizações

shutterstock_275814062

As Vantagens de um Programa de Mentoria não se estende apenas para os Mentorados ou para as organizações

Um programa de Mentoring é um compromisso sério que exige  tempo,  dedicação e energia. Enquanto os benefícios de se ser  Mentorado são muito claros, para um mentor isto pode não ser tão óbvio assim. A final, por que alguém iria optar por se tornar um mentor? Afinal, como um profissional experiente, que provavelmente já tem muitas responsabilidades e compromissos, mais uma responsabilidade como esta? Os benefícios podem não ser tão óvio de imediato. Por que alguém voluntariamente escolheria assumir mais uma responsabilidade como esta  – especialmente como geralmente acontece ao se tratar de uma atividade cujas recompensas não aparecem de forma imediata e nem tão tangível assim?

Nas reuniões de partilhas entre mentores que estão passando por este processo, é frequente se ouvir relatos de que  frequentemente  na atividade de mentor além de se desenvolver grandes habilidades de coaching e de  tutoria, a atividade de mentoring promove ainda uma possibilidade adicional. Mentores relatam que entre outras coisas, passam a assumir  grande exposição com acesso à idéias novas, melhoram muito a sua reputação pessoal dentro e fora de organização. Outros benefícios que adquirem, é o enriquecimento de temas e da ampliação da visão, acesso a novos conhecimentos, baseados em pesquisas e outros dados. É fato que o pleno desenvolvimento do papel de Mentor pode não ser imediato para todos,  mas se você se sente atraído por um programa destes, aqui estão alguns dos  benefícios mais valiosos  que você e sua empresa podem desfrutar com este programa:

  1. O desenvolvimento da sua carreira

 

Em primeiro lugar, vamos falar de números concretos. Numa pesquisa realizada pela  Sun Microsystems entre 2009 e 2014, foi analisado o  progresso da carreira de cerca de 1.000 colaboradores da empresa em todo o mundo. Durante o período de cinco anos se constatou que 28% dos mentores receberam um aumento por mérito durante esse período, em comparação com apenas 5% dos gerentes que não eram mentores. Os mentores também eram os mais cotados para as promoções  do que os não mentores.

Parte disso, é claro, decorre do fato de que os profissionais que voluntáriamente de candidatam a programa de  mentores tendem a ser mais ativos e mais engajados  de qualquer maneira. Mas também decorrem  outros benefícios advindos da mentoria como o acesso a novas idéias e um aumento da  reputação pessoal e profissional na organização como um todo.

  1. A descoberta de grandes talentos

 

Estudos realizados na apuração de programas de Mentoria apontavam para um fato de que  um mentor inspirador é sempre  um dos temas mais cotado nos programas. E isto aponta para um  círculo virtuoso: bons mentores atraíram Mentorados talentoso, que os ajudou a desenvolver uma reputação como “referência,” que aumentou seu status e os ajudou a atrair ainda mais talentosos Mentorados para o programa.

Como um mentor, normalmente se intensifica muito a sua interação  com profissionais jovens brilhantes, motivados, que podem se revelar os futuros jovens talentos da  organização ou indústria. Se você desenvolver uma reputação como um descobridor de taalentos “estrela-maker”, é bom para sua carreira e também ajuda sua empresa no desenvolvimento e na retenção dos  melhores talentos. Um executivo de um grande grupo do setor de saúde me relatou que as  contratações internas aumentaram de 11% para 50%, como resultado do Programa de Mentoring que desenvolvemos no seu  Hospital. E este é um setor extremamente crítico e o Programa de Mentoring tem apontado como uma ótima solução.

  1. Os líderes emergentes podem ser amplamente beneficiados por Mentores Baby Boomers.

  

Outro dado importante é o fato de que as organizações estão vivendo um novo ciclo de sucessão de liderança, com a chegada da geração M. Com isto, as empresas estão experimentando uma crescente escassez de talentos de alto desempenho em seus negócios. Esta  escassez  resulta em grande parte do afastamento  dos líderes  baby boomers se aposentando. A rápida introdução da geração M nas organizações cria um grande gap de talentos disponíveis e este desenvolvimento está mudando completamente as condições do mercado de trabalho em muitos setores. A necessidade de manter a qualidade das lideranças sem prejudicar significativamente a operação  poderá ser enormemente apoiada por programas de mentoring em larga escala com mentores veteranos da geração dos Baby Boomers e mentorados da geração M.

  1. A aquisição de novos conhecimentos

 

As publicações de Bersin “ Previsões para 2014″ ³ mostram que as experiências dos mentores ajudam os mentorados rapidamente a darem  sentido a suas próprias experiências e desafios. Tanto mentores como mentorados conseguiram  dar sentido  para suas próprias vidas e para as vidas de seus jovens mentorados e mais,  foram capazes de “lidar melhor com os desafios  que  enfrentam em suas vidas do dia-a-dia.”

  1. A sensação de ser mais eficaz

 

Uma outra pesquisa com  1.504 mentores conduzida pela Associação Americana de mentoring descobriu –se que 83% tinha ganhado algo pessoalmente da sua experiência de mentoria, incluindo o sentimento de que eles eram pessoas melhores, com maior paciência e um sentimento de eficácia. Outro estudo com professores em New Brunswick, Canadá, chegou-se a conclusões semelhantes. O link é claro e lógico. Se você está ajudando outra pessoa através da mentoria, isto  te faz sentir-se melhor sobre o que você pode conseguir do seu próprio trabalho.

  1. Ampliação das percepções sociais – se vê pelos olhos dos outros

 

A Consultora  de carreira Lisa Quast diz que as executivas mulheres que tiveram contato com ela,  foram capazes de se ver em uma nova forma de trabalho, depois que  atuaram em programas de  mentoria. Muitas vezes as executivas que não passaram por experiência de mentoria  podem às vezes se sentir  isoladas do resto da organização, e ter um mentor ajudou-as a se verem melhor,  através dos olhos de alguém em um nível diferente.

Disse uma executiva que ela era capaz de ver a percepção de outros refletida nela, através dos olhos de sua mentorada. Mentores também relataram que seus mentorados os ajudaram a ver novas questões na empresa e para novas inspiração para resolver problemas. Vendo-se  através dos olhos de outra pessoa.

  1. Cria-se e organiza o seu próprio legado

 

Todos nós queremos sentir que alguma coisa de nós vive depois que fomos embora. Sendo mentor de alguém, pode-se  passar suas idéias, experiências e valores para a próxima geração. É um fato que o programa possibilita que os  mentores podem ver os seus valores continuados através de seu mentorado.

É conhecido o relato de  grandes líderes que tiveram em sua formação uma importante experiência com mentores.  Usain Bolt conta que  quando ele era um mero adolescente teve sua primeira experiência com um mentor que até hoje é seu gerente de negócios.  Warren Buffett conta que teve um mentor que mais de dez anos depois ainda aplica as sua ideias. Ou mesmo a permanente execução do programa de Benjamin Graham hoje, décadas após a sua morte.

Em uma escala menor, ser mentor de alguém pode garantir que algo da sua visão permanece no lugar e dentro da empresa nas próximas décadas. Se se preocupar com o futuro e o mentor é uma ótima maneira de influenciá-lo.

 

1 Elizabeth Chambers, et al, “A guerra por talentos,” McKinsey Quarterly, 2009.

2“Evoluindo escassez de talento em os E.U.” A Conference Board, maio de 2014.

3″Previsões para 2014″ Bersin pela Deloitte, de dezembro de 2013.

 

 

 

Marcelo Hellmeister Canal é fundador da DEFATO e responsável pelo desenvolvimento do

Programa Mentoria Regência, que já a alguns anos vem sendo  implantado em Universidades, Empresas, Hospitais e Centros de Pesquisa Tecnológicas no Brasil e no Exterior.

 

Marcelo Hellmeister Canal

Fone 11 5523-0467

Cel.    11 98371 9719

marcelo@defato.net

Skype: marcelo.h.canal

banner

Os comentários estão fechados.