Assistimos ao surgimento da era do empreendedorismo e um rápido declínio da era dos gerentes. | Marcelo Canal

Assistimos ao surgimento da era do empreendedorismo e um rápido declínio da era dos gerentes.

sentido-de-vida
Sabe por que a Mentoria é mais do que apenas adquirir uma técnica, uma habilidade ou um novo treinamento?
março 6, 2017
2png
Estava em dúvida sobre que direção seguir: Entrei para o grupo de Mentoria Sistêmica e virei esta história. Estruturei minha autoridade e lancei meu produto com sucesso no meu nicho de mercado!
março 6, 2017
Mostrar tudo

Assistimos ao surgimento da era do empreendedorismo e um rápido declínio da era dos gerentes.

Millenialbs

“Para que o novo possa surgir, é preciso se saber despedir com reconhecimento sobre o passado. Caso contrário ambos permanecem presos no presente sem sair do lugar.” Mentoria sistêmica – Marcelo Canal

Este assunto impacta diretamente  à pelo menos 12 tipos de profissionais.  Quer você esteja numa atividade como advogado, médico, fisioterapeuta, empresário de um determinado segmento, atleta de uma determinada modalidade, terapeutas, profissionais de multinível, coaches, publicitários, palestrantes, autônomos e muitas outras atividades.

Sabe o que vai acontecer com você se ficar de fora desta mudança?  Prepare-se agora e desperte o empreendedorismo que há dentro de você!

 Foi em 2007 que trabalhando para a Natura, quando voltava de uma atividade com os líderes levei um verdadeiro choque quando me foi apresentada a situação de que praticamente dos 20 Trainees contratados pelo nosso mais audacioso programa de seleção do país, apenas 6 participantes ainda restavam aderidos ao programa. E só fazia nove meses que havíamos começado com um dos mais audaciosos programas de Trainee que já tínhamos organizados. Já no ano anterior num vasto e amplo programa que a empresa havia investido milhões havia demostrado sua crise. Verificamos que menos de 50% dos selecionados continuavam  no programa em apenas um ano depois. Como o nosso presidente havia entrado na empresa por um desses programas, ele acreditava e investia muito nesse modelo para desenvolvimento de novos líderes para a empresa. Fui atrás dos motivos dos desligamentos e verifiquei que todo aquele complexo sistema de mapeamento de perfil não estava funcionando. Não estávamos conseguindo ler a nova tendência de perfil que aquela nova geração  anunciava para nós. Era tão novo que não adiantava falar que os jovens não sabiam se comunicar. O que acontecia na verdade é que nós é que não sabíamos  ler as novas expectativas. Era tudo tão novo e diferente que se decidimos suspender o programa enquanto  se tentava desenhar um programa totalmente novo. Nos anos seguintes não se conseguiu recuperar os índices de adesão originais.

Estávamos assistindo ao surgimento de uma nova era do mercado profissional. Era a recém chagada da geração M que chegou para colocar em cheque toda aquela base de crenças e valores construídas pelas geração anterior, a geração Y. Foi então que passei a buscar um sistema de mapeamento que incluísse não só a análise de Competências, Habilidades e Atitudes. Mas algo que incluíssem as características de vida da pessoa em seu desenvolvimento, estilo pessoal,  crenças e valores .

Assim nasceu o que hoje é chamado de Perfil CHAID. Mais do que competência habilidade e atitude o sistema identifica a identidade como fruto das experiências do indivíduo e monitora suas relações de direcionamento com o mercado e suas relações nas redes sociais.

Então vimos que a nova geração não tinha a menor expectativa de seguir por uma carreira corporativa, nos moldes atuais. Queriam empreender, arriscar, flexibilizar e tudo isto num ambiente informal e de muita descontração. Mas com muita autonomia para fazer experiência e buscar resultados. Aquele modelo de supervisão e controle em que  a vida pessoal precisava ficar fora da empresa estava prestes a anunciar o seu fim. Estávamos assistindo o surgimento da era do empreendedorismo e o declínio da era dos gerentes.

Com o avanço da tecnologia digital e da sociedade conectada as possibilidades de mobilidade geográfica e poder empreender com as novas conexões, foram mostrando rapidamente no que hoje o mercado se transformou. Um mercado de empreendedores digitais e que  só se interessam pelas organizações que se mostrarem dispostas a investir e tentar coisas novas, num ambiente aberto para a inovação, como é o caso das start Ups que fazem de suas estratégias de negócios a busca de novas soluções através da integração de  sistemas existentes.

Então como passar de forma prática toda a experiência e conhecimento de forma rápida e menos professoral, respeitando a experiência que cada membro de uma equipe tem para oferecer de maneira menos hierarquizada, ou pautada em modelos de poder e autoridade?

É aí que  a Mentoria Sistêmica se apresenta como a grande solução para esses novos empreendedores realizarem as suas iniciativas?

A mentoria sistêmica trabalha justamente com essas premissas, de que todos os membros de um sistema influenciam-se mutuamente para criarem uma solução social de pertinência, troca e equilíbrio. E na medida que cada membro estabelece uma relação de pertencimento como o seu grupo, seguem uma ordem e estabelecem uma  relação  de influência mútua. Podemos dizer que qualquer ser, qualquer objeto, qualquer pessoa ou grupo ou organização, humana, podem ser vistos como parte de um sistema de interações sociais. Na natureza estes princípios também estão presentes desde as coisas mais simples.

Na mentoria  independente da idade, a sua experiência ganha o lugar de se transformar no seu legado.

No trabalho de Mentoria, esta forma de ver-se como  parte integrante de um mesmo sistema  pode ajudar o Mentorado a sentir que tudo que viveu é seu e é parte de seu legado. Este é o seu maior  que trunfo,  que age como um recurso para o seu novo momento de vida. É isto que o torna grande, poderoso e lhe dá autoridade sobre seu conhecimento e  sua experiência. Com isto se percebe que o esforço que  muitas empresas faziam  para separar a vida pessoal da vida profissional ou a vida emocional da vida racional é um esforço em vão, que enfraquece e desequilibra seu próprio funcionamento.  Pois, na empresa como na vida, tudo está em movimento, tudo é cíclico. Nada é sólido ou fixo tudo evolui.

Preparamos para você um  Programa de Desenvolvimento de Líderes da era digital.

Trata-se de um programa de Mentoria Sistêmico para você construir seu legado e a sua autoridade

banner-site

Inscreva seu projeto e deixe nós conhecermos um pouquinho dos seus sonhos!

SOBRE O PROGRAMA

Este  programa ajudará você a:

  • Ser quem você quer ser.

  • Identificar e viver os seus valores essenciais.

  • Projetar a sua visão de futuro.

  • Desenhar metas consistentes para a sua vida pessoal e profissional.

  • Identificar o seu estilo de liderança.

  • Ser o líder que você quer ser.

  • Utilizar o coaching como ferramenta de liderança e gestão de pessoas e equipes.

Você sairá deste curso:

Empoderado, movido a ação, com clareza de onde está e onde quer chegar, consciente dos caminhos que deve seguir para ser o líder que quer ser, Fortalecido, Aquele que sabe o que quer, já percorreu um longo caminho para alcançá-lo”.

Bases metodológicas do curso: Mentoria Sistêmica, Coaching, Constelação Sistêmica e Liderança Autêntica.

QUEM VAI GOSTAR?

Profissionais que lidam com pessoas, gerenciam uma equipe ou almejam posições de liderança. Profissionais em crescimento de carreira. Gerentes de projetos de TI. Pessoas que querem liderar a sua própria vida.

PRÉ-REQUISITOS

Ser uma pessoa com mente e coração abertos.

SUGESTÃO

Sugerimos a leitura do e-book: Mentoria Sistêmica para empreendedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *