Participei de uma entrevista. O que faço agora? Devo fazer ainda um novo contato com eles? | Marcelo Canal

Participei de uma entrevista. O que faço agora? Devo fazer ainda um novo contato com eles?

Desfazendo o mito das entrevistas de seleção profissional. A mudança de papel entre o entrevistador e o candidato
julho 17, 2016
As duas coisas que você precisa saber e que não vieram com o manual do seu smartphone
julho 23, 2016
Mostrar tudo

Participei de uma entrevista. O que faço agora? Devo fazer ainda um novo contato com eles?

 

Nunca deixe o seu processo à deriva. Claro que você deve fazer um novo contato com eles. Mas cuidado este novo contato deve ser muito especial e diferente de todos os anteriores. Veja porquê:

Como já falamos no artigo “Confirmada a entrevista de emprego, como se preparar para os próximos passos? “ em  https://marcelocanal.com.br/2016/07/15… Falamos sobre importantes dicas em como você deve se preparar para a sua entrevista.

Falamos também em como você precisa ter habilidade para que o entrevistador durante a entrevista  abra para você os problemas que você precisará resolver ao ser contratado pela empresa nesta posição.

Agora então, que você terminou a sua entrevista, precisará realizar uma tarefa muito importantíssima que poucos realizam a sua necessidade.  Eu diria talvez a tarefa decisiva da entrevista. Você precisa enviar uma e-mail de agradecimento pela oportunidade e interesse que os entrevistadores tiveram em te conhecer. Isto o mantém na mira dos entrevistadores. E se não se encaixar nesta posição, agora você ficará no pipeline deles. Na mira do entrevistador para uma possível indicação. Mas isto não é tudo. Neste momento você terá a chance para refazer parte da entrevista que você sente que possa não ter sido tão bem e que você não tenha sido tão claro quanto precisaria ter sido. Esta é a chance que você terá para solucionar questões que ao seu ver poderiam  ainda ter sido muito melhor apresentada por você. Mas que só agora você entendeu isto. Antes seria difícil saber.

Eu me lembro de uma profissional que havia realizado a sua entrevista já há algumas semanas e sem ter tido nenhum retorno. Mas ela não havia enviado esse e-mail para a empresa. Ela tinha  muita expectativa para trabalhar naquela empresa e poder ocupar aquela posição. Ao conversarmos, é claro que ela pode rever várias situações que poderiam ter sido melhor abordadas, mas muitas dessas situações agente só percebe fora do estres da entrevista, quando parece que a chance já foi embora. Então encorajei a profissional para enviar um e-mail de agradecimento para os entrevistados, mesmo tendo passado tanto tempo, sugerindo a necessidade dela  aprofundarem melhor com eles as suas experiências a tocou sobre itens abordados na entrevista,  apontando até novos temas e reforçando seu interesse pela posição e pela empresa. Ela foi imediatamente reagendada para uma nova entrevista na mesma semana e saiu de lá com o emprego nas mãos. Eles ficaram mesmo em dúvida sobre a sua entrevista, mas com o e-mail ela justamente tocou nos pontos que fez o grupo então mudar sua visão sobre ela.

Por isto você sempre deverá solicitar o e-mail dos seus entrevistadores. Só assim, você poderá reforçar alguns temas abordados durante a entrevista que  merecem um aprofundamento ou mesmo citar outros  temas de suas experiências que serão importantes para a empresa. Isto muitas vezes você só compreende durante a entrevista ou quando ela termina.

Quando você envia uma proposição desta para a empresa, os entrevistadores não podem mais “fechar um veredito” sobre você, porque fica evidenciado que eles não exploraram todo o seu potencial de contribuições para o cargo. Para isto,  será necessário um novo agendamento para eles aprofundarem este novo conhecimento sobre as contribuições do seu perfil. Importante que você nunca  se esqueça de mandar esse e-mail para todos entrevistadores.

Esta sua conduta reforça ainda mais o seu interesse e o seu caráter solucionador, além de demonstrar seu alto potencial e que este aspecto dos seu perfil não pode ser explorado  apenas em uma entrevista.

Por esta razão é que você  nunca pode deixar o seu processo à deriva. Você sempre pode fazer um novo contato com seus entrevistadores. E é neste momento do término da entrevista, que você precisa ter todo o  cuidado e a postura de continuar à oferecer ainda mais soluções para a empresa,  baseada nas suas experiências. Este novo contato pode ser decisivo para você e por isto que é tão especial e diferente de todos os anteriores.

Continue recebendo mais dicas rápidas e objetivas sobre a busca e seu progresso profissional. Uma visão de  quem conhce muito sobre o outro lado da mesa e quer muito de passar todas estas dicas.

www.marcelocanal.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.