Saiba como melhorar sua taxa de conversão de envio de CV em entrevistas de oportunidade | Marcelo Canal

Saiba como melhorar sua taxa de conversão de envio de CV em entrevistas de oportunidade

como se recolocar no mercado de trabalho
Como encontrar a melhor solução para a sua carreira neste momento de incertezas
agosto 5, 2016
Mentoria
A Mentoria promove a troca de conhecimento entre as gerações por toda a organização
agosto 9, 2016
Mostrar tudo

Saiba como melhorar sua taxa de conversão de envio de CV em entrevistas de oportunidade

8png

Saiba como funciona o  Funil QCE que aumenta a conversão da qualificação do seu perfil para a vaga em  entrevistas

Agora veja, não seria ótimo para você, que imediatamente após ter enviado o seu comunicado de interesse por uma vaga, que você pudesse receber rapidamente um retorno sobre o que esta oportunidade tem a ver com você e com o todo o seu histórico de experiência? Só assim você poderá realmente tirar o melhor proveito das novas oportunidades.

Nesta série de artigos sobre os Sete Passos do Sucesso na sua Recolocação,  temos  nos dedicado ao aprofundamento sobre as etapas que precisam ser realizadas para se conseguir uma  recolocação efetiva. Trata-se de um guia sobre  os  Sete Passos para o sucesso na recolocação profissional. Um recurso que permite  você   reconhecer exatamente a eficácia da sua ação no mercado de recolocação. A metodologia dos Sete Passos está baseada nos passos da implantação  e  gerenciamento  de projeto.  Uma vez que a sua recolocação  profissional no mercado deve ser encarada como o seu mais importante projeto  agora.

 Os Sete Passos da recolocação efetiva

 O 3º. Passo Amplia a Taxa de Conversão de envios em entrevistas

Neste 3º. Passo vamos compreender como converter currículo enviado em entrevista realizada. Então, após ter definido o seu Perfil de Alta Performance para o mercado e ter desenvolvido os contatos com as posições abertas e as posição fechadas de  vagas para o seu perfil, ( Veja como fazê-lo em Passos 1 e 2). Agora é preciso realizar a qualificação do  seu Perfil para a vaga e enviar uma Carta de Apresentação juntamente com o seu CV para o requisitante.

O Objetivo desta etapa é conseguir obter o retorno do envio  junto ao responsável pela vaga e então se agendar a entrevista. Trata-se do procedimento que  deverá  garantir o sucesso no seu agendamento de entrevista e ampliar seu contato com o seu mercado profissional.

A eficiência desta etapa deve ser constantemente avaliada pelos marcadores de eficiência do chamado Funil de QCE – Funil de Qualificação do Perfil para a vaga, que deve converter em 20% dos retornos do responsável pela vaga. Este retorno por sua vez  deverá  reverter em 10% de agendamento de entrevistas. Veja que este índice de conversão só é obtido pela qualificação do perfil perante  as exigências e os desafios da posição  da vaga.

FUNIL QCE

Funil QCE

Entenda rapidamente como funciona a matemática deste conteúdo: o processo de qualificação do perfil para as vagas, a  conversão do contato  em entrevistas.

 

Esta é uma alta taxa de conversão para esta etapa do processo. Ela representa o índice de obtenção de assertividade do preenchimento do seu perfil aos requisitos da vaga. Disto depende de se conseguir ampliar a compreensão dos conhecimentos sobre os desafios da posição. Trata-se de reforçar o envio do CV para se garantir que o seu envio foi considerado para a posição. Considerando que hoje com a nossa situação de mercado, em média há o envio de 500 CV em resposta a cada vaga anunciada, a chance de seu envio se perder e não ser notada é muito grande. Portanto é preciso se confirmar o recebimento. Para isto deve-se acessar o By side da vaga em aberto. Trata-se de contatar o responsável pela administração da divulgação da vaga no site. Você deve  reforçar este contato mesmo para vagas que você já tenha feito envio nos último 30 dias. A qualidade desta comunicação dependerá do sucesso do seu retorno. E é tarefa do candidato interessado estabelecer a relação de confiança com o solicitante. Para isto o candidato precisa estabelecer a empatia com o  entrevistador para confirmar a identificação do seu Perfil Profissional e a posição. Isto significa entender que se o entrevistador compreender que você é um importante potencial candidato ele terá realizado com sucesso o trabalho de prospectar o seu candidato. Este é  o passo que vai despertar o interesse do entrevistador sobre as peculiaridades do seu perfil de experiências e do seu potencial. Estas informações não são descritas pelo  CV mas explanadas no contato pessoal. O VC enviado é apenas um “lead” que deve despertar o interesse do entrevistador em conhecer a sua pessoa. Depois de todos os seus esforços mercadológicos este é o passo decisivo que vai definir a sua continuidade no processo. Quem você é profissionalmente, que contribuições terá nesta sua nova função terá que ser agora a preparação para a entrevista. Os sete passos aprofunda a forma de como você precisa se comunicar com o mercado para garantir sua nova efetivação.  Nos próximos artigos estaremos detalhando os cuidados com os próximos passos.

Quer saber mais e receber  todas as nossas dicas anteriores? Veja o nosso portal de carreira. Venha conhecer mais e fique atento às dicas que estamos diariamente apresentando no nosso site.  Lá você vai encontrar orientações práticas, ferramentas e  o aplicativos,  e-books. Acesse  http://marcelocanal.com.br/recolocacao-profissional/

Está tudo disponível  para você prospectar na sua nova oportunidade de mercado, ou mesmo reconhecer novas atividades e posições dentro da empresa. Acesse nosso sistema  que mapeia de graça o seu perfil de alta performance para o mercado em http://sistemanh.azurewebsites.net/pacote/idpacote/1

Marcelo Canal

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *