O Mentoring fortalece o sentido de vida direciona a carreira, transforma experiências e conhecimentos em legado e ainda amplia a visão de futuro do profissional !
Mas afinal, o Que é um Programa de Mentoring ?
É uma atividade de desenvolvimento a partir da experiência que um profissional disponibiliza para outro. Um processo de parceria que visa maximizar os resultados para a vida e para a carreira do mentorado. Amplia horizontes, constrói caminhos e supera limites ! “É uma oportunidade para ampliação do sentido de vida e da carreira”
São estas as Três Premissas Básicas da Mentoria :
- Pertence ao Desenvolvimento Biográfico.
- Baseada no Legado do Mentor.
- Amplia o Sentido de Vida do mentorado.
E qual é o seu objetivo ?
Apoiar o profissional no planejamento e no desenvolvimento de sua carreira, interagindo os aspectos intrapessoais, interpessoal e intelectual de suas expectativas profissionais, criando possibilidades de abrir novos horizontes por meio de conhecimentos, competências e habilidades sociais.
Quais os tipos de Mentoria?
Independente se a abordagem é de enfoque relacionado à aquisição de alguma competência, ou de desenvolvimento de alguma habilidade ou mesmo a organização de determinado conhecimento. A finalidade da mentoria é ampliar e refletir sobre os efeitos de sua orientação no desenvolvimento do sentido de vida de seu mentorado. É esta finalidade maior que a diferencia a mentoria de outra atividade de desenvolvimento profissional como o Coach, o treinamento ou o Counselling de orientação à carreira. A preocupação que o mentor tem com sua atividade é compreender o impacto de sua orientação no sentido da vida do seu mentorado.
Por isto que para determinados casos, o mentoring exerce a função de traçar planos para o desenvolvimento pessoal, aplicando o que já acumulou em termos de experiência, junto com as técnicas que aplicará. Um executivo jovem pode ter ambiciosos planos para a empresa em que irá exercer um papel de líder, mas ainda não dispõe da experiência para lidar com alguns fatores que compõem o dinamismo das relações humanas, ou características econômicas que influem em algumas ações dentro da organização.
Como se torna um mentor?
Para se tornar um mentor, pode não ser necessário se ter uma longa carreira precisa-se sim, ter organizado a sua experiência na forma de um legado disponível. O importante é que a sua experiência possibilite a um outro profissional assimilar esta experiência. Não está necessariamente relacionado à idade mas ao grau de organização. Um jovem profissional com certa experiência em tecnologia pode organizá-la na forma de legado e se tornar um mentor de um profissional mais velho que precisa aprender a navegar em novos aplicativos. Isto pode mudar significativamente o sentido de vida deste profissional que passa interagir num ambiente que antes ele se via restringido. É nisto que fundamentalmente se caracteriza o Mentor: Apoiar na mudança do sentido de vida de seu mentorado.
Venha fazer parte desta nova onda de compartilhamento da experiência como forma de conhecimento!
Se você gostou deste artigo ou tem perguntas, envie uma mensagem logo a baixo, que um de nossos profissionais vai ter o maior prazer em responder:
– See more at: https://marcelocanal.com.br/mentoria/venha-despertar-o-mentor-que-ha-em-voce/#sthash.SSfNPCxe.dpuf