A internet e o mundo conectado, nos trouxe transformações tão profundas, tão rápidas e de repercussões tão amplas, que já se fala de estarmos vivendo o início de uma nova era pós industrial, a Era da Internet das coisas. A era do mundo conectado na mente humana já é uma realidade nos computadores de comandos de voz. A prova disso são os dados publicados por revistas do setor que apontam para uma previsão de chegarmos à 50 bilhões de aplicativos conectados até 2020.
O fato é que a Internet das Coisas está mudando a nossa forma de interagir com o mundo. Estamos vendo como a internet liga pessoas às coisas diretamente, lojas virtuais se preparam para entregar seus produtos por drones, linhas de produção, veículos, roupas, artigos para segurança doméstica, mapas, casas inteligentes, empresas dos mais variados tamanhos e setores. Tudo está em mudanças agora. Criando assim, uma nova economia. Um novo sistema de divisão de bens de consumo a custo marginal- quase nulo.
Tudo isto trás uma enorme modificação para a vida dos indivíduos, nas relações sociais, nas instituições, nas empresas e nos meios de produção. São novos modelos de comportamento social e novas maneiras de relacionamento com o mercado. As pessoas não admitem mais viverem sem estarem conectadas. As instituições, as escolas, as sala de aula, em casa na família, em toda parte; as pessoas não dependem mais de centros de autoridade para obter informações e acessar coisas e informações. Pais, professores e chefes não detém mais as informações que agora estão disponíveis nas redes da internet. Esta situação gera nas pessoas muito mais autonomia e independência e pressa.