Dá para se aprender felicidade em sala de aula?
Trata-se de um novo curso neste semestre, que rapidamente 1.200 alunos resolveram se inscrever. O motivo de tanto interesse? Não tem a ver com negócios, tecnologia ou inovação. Trata-se de ser verdadeiramente feliz. A Universidade de Yale acredita que aprender a ser feliz ou aprender a lidar com as diversidades da vida é uma das mais importantes capacidades para o futuro das sociedades e para as organizações. No Brasil há várias universidades que a partir do próximo ano passarão a dispor da disciplina da felicidade como matéria regular no ensino superior.
Trata-se de aprender a lidar com fatores que vão desde a noção de tempo, passando pelo sentido de se ter um sentido de vida até consciência ecológica.
De nada adianta um lindo dia de sol se as pessoas não estiverem atentas à ele. Por isto fatores como satisfação pessoal, visão de mundo e comunicação social são também critérios que se possa ser feliz.
Na SBMS desenvolveremos o Programa de Formação de Mentores com o Módulo de Propósito e busca de felicidade.https://goo.gl/GJhsKd Estaremos desenvolvendo com os Mentores a formulação de Propósito com seus mentorados. Trata-se de se desenvolver um estado de espírito para aquilo que se faz. E compreender que este estado de consciência varia de acordo com o momento biográfico das pessoas. A felicidade pode ser muito diferente para uma criança que para ela a felicidade é constatar que o mundo é bom! Já para um adolescente é se as suas relações com o mundo e com as pessoas são verdadeiras.
O mentorado que passa pelo processo da mentoria da felicidade falam que agora lidam melhor com os parâmetro de onde se encontra ele próprio diante da busca de sua felicidade. Afirmam que ter uma referência para a sua felicidade passou ser um importante entendimento, até para a construção da sua felicidade em seu dia a dia. Conseguir por exemplo distinguir o seu grau de satisfação ou insatisfação, estar confiante e até mesmo realizado mas também saber distinguir o que lhe falta para estar feliz ajudou a criar critérios.
Passamos muito tempo pensando no futuro e saber onde está a felicidade no aqui e no agora possibilita para muita gente desfrutar de prazeres e alegrias ao longo da sua jornada. Saber onde está em sua busca de realização e onde ainda se quer chegar, pode fazer uma grande diferença no final de um dia de trabalho.
Outro fator importante é não apenas o norteador do estágio da felicidade mas também aprender a desenvolver práticas como meditação ou técnicas como o mindfulness que nos ajudam a focar e valorizar o presente aumentando assim nosso campo de nossa percepção.
Isto nos leva imediatamente para a sensação da gratidão. Pois passamos a ter a consciência de todos os esforços que foram dispensados para chegarmos onde estamos. Aprender a aproveitar bem o tempo é outro fator importante ou seja ter uma relação boa com o tempo. Amizades e contato pessoal é outro importante indicador de felicidade. Os estudos mostram que a pessoas com o maior índice de felicidade não são possuidoras dos melhores carros nem dos mais altos salários, mas as pessoas que melhores e por mais tempo desfrutam de amizades pessoais. A sociabilidade é um dos mais importantes fatores de influência da felicidade; muito mais determinantes que fatores externos.
Todos estes fatores são desenvolvidos no Módulo de Propósitos em nosso Programa de Formação de Mentores Sistêmicos. Trata-se de um módulo central da formação da Sociedade Brasileira de Mentoria Sistêmica.
Nesta Formação de Mentoria Sistêmica estaremos desenvolvendo facilitadores sistêmicos que aprendem a levar o seu mentorado à formulação de seu propósito de vida e trabalho.
Além de reconhecer as implicações do sentido de seu auto desenvolvimento.
Compreender a formação dos quatro tipos de Propósitos e busca de felicidade.
Como missão e Propósitos atuam na formação e no desenvolvimento da carreira.
E aprendem a identificar o modelo de atuação biográfica do seu mentorado.
veja os detalhes do programa: https://goo.gl/GJhsKd
veja os detalhes do programa: https://goo.gl/GJhsKd
|