Você tem participado de processos seletivos e chega até a participar de entrevistas mas não consegue avançar no processo de seleção e nem recebe retorno dos selecionadores ? Então você está vivendo uma mesma situação que muitos profissionais estão passando. Está na hora de você mudar de estratégia e buscar uma abordagem diferente para a sua recolocação. Você precisa conhecer a técnica de Mentoria de Recolocação Profissional.
Deixe te contar exatamente o que estava acontecendo com a Andréia, uma profissional com excelentes referências, com histórico de resultados, formação e currículo excelente, simplesmente não encontra seu novo emprego. E não estava entendendo o que estava acontecendo, pois se saia bem nas entrevistas, mas depois nem retorno dos entrevistadores recebia.
Depois de uma longa peregrinação que já estava durando nove meses, Andreia finalmente foi contratada. Na verdade ela já havia realizado a entrevista com a empresa há seis semanas, na hora até pensou que havia se saído bem, mas com o passar das semanas percebeu que tudo se repetia. Os entrevistadores não respondiam, não havia resposta da empresa e nem por parte do headhunter que havia conduzido o processo até aquele ponto.
Ela me procurou por te ouvido de uma amiga que eu faço um Trabalho de Mentoria na área de progresso profissional que é muito além de uma recolocação. Trata-se de Mentoria de Recolocação. Marcamos nossa primeira conversa e ela me explicou que muitas entrevistas já havia feito mas não conseguia passar deste ponto. Eu considerei que de fato ela não estava conseguindo estabelecer o seu diferencial no contato com os entrevistadores. Pedi então para ela me trazer todas as cartas de agradecimento que havia enviado aos entrevistadores após ter feito as entrevistas. Eu queria analisar o que estava ocorrendo no feedback “Cartas de agradecimento? Acho que não tenho nenhuma”ela me respondeu. Estava aí a primeira pista do que estava acontecendo.
Após você ter feito uma entrevista é importante agradecer pela atenção que recebeu das pessoas que te entrevistaram. Sei que o interesse também é deles de contratar um novo profissional para a posição em aberto; mas eles dedicaram este tempo para você. Reconhecimento é o primeiro passo para o sucesso.
Outro aspecto importante é que, se você se conduziu bem na entrevista finalmente, conseguiu que os entrevistadores te revelassem os reais problemas que a área está enfrentando e então agora, sabe como você com sua experiência poderá ajudar a resolver estas questões.
Andreia estranhou eu dizer “se você se conduziu bem na entrevista, ela me disse que sempre foi muito cordata com os entrevistadores respondendo tudo o que lhe fosse perguntado, mas que não tentava conduzir a entrevista.
Veja bem, se você se conduzir bem na entrevista não significa conduzir os entrevistadores, e sim a si mesma. Você precisa aproveitar a oportunidade da entrevista para conhecer em detalhes os desafios da posição. E muitos candidatos perdem esta chance.
No entanto, quando você de aprofunda neste entendimento, você terá a chance de mostrar sua atitude e conhecimento. Além disso, após a entrevista pode para refazer parte da entrevista que sente que precisa ser mais aprofundada. Esta é a chance que você tem para apresentar sugestões que vão diferenciar você dos outros candidatos. Na carta de agradecimento você deve ressaltar mais coisas como que gostaria de aprofundar outras sugestões que compreendeu que poderá trazer para a área com a sua participação.
Em nosso próximo encontro, pedi para a Andreia me trazer os tópicos dos problemas que ela reconheceu pela entrevista, que a empresa estava precisando resolver, em especial na empresa que ela tinha mais expectativa de trabalhar.
Ela não teve problemas para me trazer uma lista de problemas que ela viu na área que poderia resolver. Muitas das situações que ela trouxe, só puderam ser percebidas por ela agora, fora do estres da entrevista. Momento que para ela, lhe parecia que a chance já havia escapado.
Então ela preparou uma carta de agradecimento profissional para os entrevistados, sugerindo a necessidade de aprofundarem melhor sobre suas contribuições sobre aqueles itens; solicitando um novo contato e reforçando seu interesse pela posição. Ela foi imediatamente reagendada para uma nova entrevista e ao término da entrevista foi contatada.
A Mentoria de Recolocação não é só uma técnica de entrevista, trata-se de uma abordagem desenvolvida para você desenvolver a sua autoridade. Como toda Mentoria, trata-se de um Programa de Sete Passos para o sucesso na sua busca profissional. Uma abordagem que permite você reconhecer exatamente a eficácia da sua ação no mercado de trabalho. A metodologia dos Sete Passos está baseada nos passos da implantação e gerenciamento de projeto.
A Mentoria de Recolocação transforma a sua experiência e seu conhecimento numa ferramenta para você dispor para as organizações. Buscamos com você os responsáveis pelas áreas que utilizam do seu conhecimento e sua experiência para atingir resultados. Muitas vezes essa posição não está aberta e se o que nós temos conseguido é que o profissional é contratado pelo Líder como o profissional prestador de serviço até que a vaga se abra.
Conheça as vantagens do nosso trabalho da mentoria para a sua recolocação profissional.