Com toda esta informação disponível, o que falta na Era da Internet das coisas ? O que a internet não consegue resolver, das necessidades das pessoas?
Vivemos na era da Internet das Coisas. Tudo em nossa volta está mudando, a forma de interagir com o mundo e até com as pessoas. Tudo está em mudanças agora. Uma nova economia. do novo sistema de divisão de bens de consumo a custo marginal- quase nulo.
Tudo isto trás uma enorme modificação para a vida dos indivíduos, nas relações sociais, nas instituições, nas empresas e nos meios de produção. Esta situação gera nas pessoas muito mais autonomia e independência e pressa.
E se o poder de se deter a informação não estará mais sendo o centro de valor de trocas para a sociedade conectada, então eu pergunto à vocês do que as empresas que produzem informações para os clientes vão viver nesta nova economia? Do que vai viver essas empresa?
Com toda esta informação disponível, o que falta na Era da Internet das coisas? O que a internet não consegue resolver, das necessidades das pessoas? Duas coisas não estão sendo atendidas:
Primeiro, vejam, que neste nosso mundo conectado e repleto de informações, vivemos a maior carência de conhecimento. Sim, temos muita informação, mas não sabemos como lidar com ela. Estamos despreparados para lidar com este novo cenário. A organização do conhecimento mudou de um polo do saber que antes líderes, especialistas, professores e chefes se apoiavam como os donos da informação, para uma realidade de redes interconectadas por onde flui todo tipo de informação. Porém, sem qualquer tratamento ou filtro. Estamos vivemos num mundo aberto de possibilidades, mas não há sistemas que organiza informação em conhecimento. Até porque falta formação para isto. Que faculdades que forma um arquiteto e ensina ele abrir seu escritório? As faculdades centros de conhecimento formal, carece de conhecimento prático
Daí o surgimento das chamadas novas formas de organização do conhecimento, são professores que são substituídos por mentores nas chamadas Faculdades de Conhecimento Prático, um fenômeno que já começa surgir em alguns países que estão buscando suprir esta falta. A Google abriu um dos seus 5 campus em SP com programas abertos presenciais ou programas online que oferecem mentores para promover o desenvolvimento de novas práticas e que buscam suprir esta lacuna.