É bem verdade que não existe apenas um único fator para se ter sucesso em uma carreira. É necessário a combinação de pelo menos três desses fatores para se prosperar numa carreira: Estar com o perfil certo da carreira, no momento certo da fase profissional e no lugar certo do mercado. Muitos outros fatores diferentes podem ajudar, mas estes três, quando combinados, resultam em altos níveis de sucesso para as mais diferentes pessoas e carreiras profissionais. Estes três fatores tem características comuns entre todas as pessoas que se destacam em suas carreiras.
Cada pessoa tem uma forma de atuar em sua carreira que é muito individual. Temos a liberdade de escolher qualquer tipo de carreira para nossa realização profissional. Contudo, há tipos de perfil que são garantias de sucessos em certas atividades e outras que necessitam de um ajuste e um aprimoramento para se tornarem fatores de sucesso.
Independente do tipo de atividade, toda carreira possui uma rota, uma direção e uma finalidade de realização. Isto significa dizer que toda carreira deve possuir um condutor, um passageiro e um instrumento como veículo de realização. Por isso é que o perfil certo de carreira, no momento certo biográfico e no lugar certo de mercado, e a base para o sucesso de qualquer carreira. Pois o sucesso de uma carreira depende da forma como o profissional administra essas três funções básicas na sua jornada profissional:
O Passageiro precisa ter clara a finalidade de onde se quer chegar com a sua atividade.
O “Passageiro “ possui uma expectativa para o seu trajeto de jornada profissional. Seu perfil revela as expectativas que busca alcançar no trajeto da sua rota profissional.
- Quando o passageiro é bom conhecedor de suas competências então ele pode aproveitar as várias oportunidades que a sua jornada profissional lhe propicia e aproveitar mais as oportunidades em sua jornada.
- Pode fazer relacionamentos e organizar o trajeto ajudando o piloto, identificando no mapa as rotas mais adequadas e se tornando assim, um verdadeiro co-piloto.
- O Perfil de Idealização do Passageiro é identificado com base na análise do Padrão CHAI do Passageiro. Isto é: O tipo de Competências, de Habilidade, de Atitude e Identidade que o profissional identificada pela senha de acesso ao sistema.
O Condutor precisa de habilidade para escolher as melhores oportunidades de mercado.
O tipo de Condutor, ou seja, a perícia do piloto permite ao profissional conduzir o trajeto de sua carreira sem acidentes de percursos .
- O piloto possui competências essências de atuação na condução da carreira relacionando as expectativas e objetivos de realização do profissional diante das oportunidades de mercado.
- A perícia e experiência do piloto é que vai garantir o melhor aproveitamento das condições dos instrumentos do veículo em sua jornada.
- O Perfil Preferencial de Sistematização do condutor é identificado com base na análise do padrão do CHAI do Profissional. Isto é: O tipo de Competências, de Habilidade, de Atitude de Identidade identificada pela senha de acesso ao sistema.
O Veículo possui a consistência e a robustez para se responder às exigências da jornada.
O veículo ou instrumentos podem facilitar mais as condições do trajeto do passageiro e isto poderá exigir uma maior perícia do piloto ou condutor.
- O entendimento do tipo de Veículo , ou seja o tipo de ferramental e sua aplicação no tipo de jornada profissional que é aplicado ao longo do percurso da sua carreira.
- O entendimento das ferramentas essências de atuação do veículo da versatilidade na relação do veículo com os objetivos de realização do profissional.
- O veículo pode ser mais versátil para pegar qualquer estrada, podendo variar quanto a velocidade, desempenho e aplicabilidade.
É o entendimento das relações entre o condutor, o veículo e o passageiro que indicará as condições mais favoráveis para o sucesso da carreira. O Fator NH® identifica os padrões deste funcionamento nas três funções. O perfil resulta da interação entre o condutor, o veículo e o passageiro.
É a relação integrada destas três funções que proporcionarão as condições mais favoráveis para o sucesso da carreira de um indivíduo. A identificação destas três funções é feita com base no Perfil CHAID.
Portanto o Perfil CHAID vai muito além da identificação das características de estilo de atuação do profissional. Ela organiza os cinco níveis neurológicos do perfil da carreira:
- No nível I identifica a Identidade biográfica da carreira,
- No nível II define as âncoras motivadoras da carreira,
- No nível III fixa as habilidades sociais no trabalho,
- No nível IV formula as competências essenciais e
- No nível V direciona o perfil para a situação mais promissora do mercado.
Desta forma o Perfil CHAID define: o perfil certo da carreira, no momento certo da fase profissional e no lugar certo do mercado que o profissional busca para a sua carreira. Ela reflete a visão, os valores, as habilidades e os interesses do profissional e identificando assim a rota de sucesso para a sua vida e para a sua carreira.
Para você conhecer mais o seu Perfil e saber como se encontra o alinhamento nas três funções de sua carreira, acesse grátis o Sistema NH