Dia 3 de junho comemora-se o dia do Profissional de Recursos Humanos. Este, que mantem em ordem e sadia a vida interna das organizações.
Mas esta não é uma tarefa apenas de uma área dentro de uma corporação. Pois o ponto máximo de todas as carreiras é transformar-se no profissional que consegue atingir resultados em sua área, através de pessoas. O Líder de pessoas como o líder de Recursos Humanos sempre visa a humanização da organização em que trabalha, procurando motivar, treinar e qualificar as equipes. E esta também é a tarefa de um líder que procura motivar o auto desenvolvimento de sua equipe, incentivando o time e promovendo a busca de sua satisfação no trabalho, contribuindo assim para o desenvolvimento e crescimento das organizações. Por isso a missão mais elevada de um líder é preparar pessoas para desenvolver pessoas. Neste sentido a missão de um líder de pessoas é se tornar um mentor!.
E quem é um mentor o que o distingue? Um mentor é o profissional que se disponibiliza a apoiar outro profissional em seu autodesenvolvimento. Mentoria é a arte de se estimular o auto desenvolvimento de uma equipe para que ela consiga idealizar, sistematizar e concretizar visões. E na mentoria sistêmica o processo se amplia para uma parceria que inspira confiança, maximiza resultados tanto para o trabalho como para a vida da carreira de seu mentorado. Tudo dentro de um caminho previamente traçado.
Por tanto a missão mais elevada de um mentor é a capacidade de desenvolver uma cultura de mentoria em sua organização de forma que seu mentorado se engaje no processo de também se tornar um mentor.