Foi uma longa jornada de dedicação e aprendizado para os times menores, não favoritos mas muito dedicados às suas equipes. Assim foi que as seleções de grandes estrelas foram jogo à jogo sendo substituídas por times finalistas menores. Mas, times preparados para soluções sociais em grupos e de responsabilidades equilibradas entre os membros e suas equipes.
A genialidade do futebol brasileiro foi sendo gradativamente transformada em conhecimento num organizado processo de aprendizado. A imprevisibilidade e a invencibilidade sendo estudada e preparada por especialistas e mentores, como um legado disponível para as novas gerações de equipes e atletas dedicados. A genialidade isolada dos craques brasileiros passou rapidamente à ocupar o lugar de um processo cooperativo e de participação de todos; a experiência dessas estrelas pôde ser aprendida e melhorada pelas equipes, à cada novos jogos.
Esta lição não é um aprendizado apenas para o futebol brasileiro. Este é um aprendizado para os novos tempos. Este é o momento para se buscar um novo aprendizado social. É preciso revermos o modelo das nossas crenças de apostar em lideranças salvadoras. Nas empresas, na vida social, na política, nos negócios e na vida espiritual. Assistimos à toda hora como grandes grupos de pessoas ainda se aglomeram em torno de palcos e palanques para dar ouvidos à promessas de liderança salvadoras.
É preciso que cada um possa fazer a sua parte e juntos contribuir para a construção de um organismo social como um time, uma equipe ou um grupo de trabalho; em casa, na família, na empresa na vida social e na vida afetiva. Ninguém salva ninguém! Ninguém está acima ou a baixo. Cada um tem o seu lugar no sistema e tem oque dizer, sobre a sua própria experiência. Isto quando voltamos para o nosso lugar de vida e de mundo. Do seu lugar no sistema cada um é o centro de sua vida.
Na organização social do conhecimento o centro se desloca para a periferia e juntos fazemos melhor!
A Mentoria Sistêmica é assim, procura-se antes acessar o seu lugar de referência do sistema de autoridade que existe em cada um de nós. No centro os frutos de nossos êxitos, acertos e experiências estão todos disponíveis.
Seja você também um líder de si mesmo e um protagonista de seu próprio destino. Busque o seu propósito! Ele é que justifica para você, todo o seu esforço e superação!
Em nossa formação de Mentores Sistêmicos aprendemos que antes do sucesso vem o propósito, a busca da felicidade. É a felicidade que nos torna eficientes e não o contrário.
Conheça nossos programas de Formação de Mentores e Facilitadores Sistêmicos e se aproprie da sua autoridade!