Apesar do líder estar sempre num lugar de destaque no grupo, ele não tem mais o poder que tinha antes.
Hoje com o mundo conectado na era digital as informações estão disponíveis em toda parte. O líder não detém mais o controle e nem o domínio do acesso à informação.
A organização do conhecimento mudou: De um polo em que o saber vinha dos pais, professores e chefes que representavam a autoridade, para redes horizontais interconectadas por onde flui todo tipo de informação sem qualquer tratamento ou filtro.
Então qual passa a ser o papel do líder tanto em casa na família, na escola e nas corporações, na era digital?
Veja, que mesmo que as informações estão por toda parte, o conhecimento não está disponível e precisa ser organizado. Cabe ao líder um novo papel para conseguir que as pessoas, que são detentores de parte da informação, possam se organizar socialmente para gerarem em conjunto um novo conhecimento. O chamado aprendizado colaborativo. O papel do líder neste sentido é o organizador-facilitador para criar formas cooperativas para se fazer troca de informações.
O Líder da era digital, deverá ser capaz mobilizar as pessoas em busca de novos ideais de vida e bem estar comuns. Ao mesmo tempo precisa conseguir sistematizar caminhos e possibilidades de concretizar soluções neste novo cenário. Na sociedade da era do empreendedorismo o líder precisa saber conectar experiências entre as pessoas para se chegar à um novo aprendizado.
Para isto é a mentoria que surge como o modelo dessa liderança, capaz de promover esta conexão entre as pessoas e suas experiências e uni-las num propósito comum. A Mentoria Sistêmica é capaz de promover este link entre os agentes, o processo e o conhecimento.
A Mentoria sistêmica possibilita que os participantes possam aprender a ser empreendedores, aprenderem a conviver em redes conectadas, aprenderem a organizar nas suas experiências para criarem novas soluções