Hoje em dia a Mentoria tem surgido como a nova solução para a gestão com pessoas em épocas de crise e incertezas. Muitos acreditam compreender exatamente como isto se dá, contudo a base para uma boa escolha de programa de mentoria – e de sua atuação como um todo – do ponto de vista do líder de pessoas depende da qualidade da informação e especialmente de sua plena compreensão.
A Mentoria é um desses modelos que surgem, extremamente importantes e está cada vez mais utilizado como solução de aceleração de resultados para nossos dias, mas é importante rever seu significado e suas aplicações na vida da empresa.
Numa visão mais ampla de seu conceito a Mentoria é a arte de estimular o desenvolvimento da carreira baseada na experiência que um profissional disponibiliza para outro. Seguindo passos bem definidos promove ações efetivas de autonomia na vida do profissional, ampliando seus horizontes e construindo caminhos. E isto acontece tanto para a empresa como para a carreira do profissional.
A mentoria sistêmica segue procedimentos de conduta, ainda mais eficazes para este processo. Ela aplica o funcionamento dos princípios essenciais da ordem social nas organização. Trata-se dos princípios que regem todo o desenvolvimento da atividade social de um profissional em uma organização. São os chamados os três princípios essenciais da vida nos grupos e das organizações. São eles:
. O princípio de Pertinência. Isto é, todos têm direito igual de pertencer a um lugar no sistema organizacional.
. O princípio da Hierarquia. Há uma ordem hierárquica específica no sistema que é regida pela experiência, pelo lugar na hierarquia e pelo grau de conhecimento; isto é: notoriedade, poder e autoridade respectivamente.
. O princípio do Equilíbrio Todas as relações sociais buscam encontrar um equilíbrio me suas trocas de dar e de receber. O fluxo do trabalho prescreve uma relação de trocas entre o colaboradores e a empresa.
Se por alguma razão, um ou mais desses princípios não forem respeitados, então decorrerá disto certas dinâmicas que acarretarão nas chamadas dinâmicas de emaranhamentos ou obstrução do processo do desenvolvimento que acarretarão no prejuízo para o trabalho, para os participantes e para a empresa.
A mentoria sistêmica busca encontrar aquilo que precisa ser restabelecido ou acessado para o aprendizado do mentorado ser não só entendido, mas assimilado e incorporado em seu sentido de vida e de seu trabalho na empresa.
Mais do que cumprir as expectativas de resultados estratégicos para o negócio, a mentoria é sempre uma oportunidade para ampliar o sentido de vida pessoal e profissional.
Participe deste movimento, inscreva-se agora e receba nosso news letter