Na hora da escolha da carreira, muitos profissionais acabam deixando a paixão de lado e optam por uma área mais lucrativa, com a expectativa de gerar riqueza e ter uma vida confortável. Entretanto, é cada vez mais comum ver pessoas insatisfeitas com suas ocupações e em busca de suas origens, de suas reais vocações.
Acompanho de perto esse dilema. E conversando com outros consultores de carreira, vimos que em média, 70% dos clientes que atendo já estão em processo de mudança de carreira ou, pelo menos, pensando no assunto.
Hoje, diferentemente das gerações anteriores, que só havia a alternativa de se formar em Direito, Medicina ou Engenharia sem terem a “obrigação” de atuar até o final das suas vidas na área que se formavam, hoje os profissionais que se formam além de terem muito mais opções, são mais independentes, têm mais autonomia e, claro, muito mais opções de realização que antigamente.
Para as empresas, esse dilema causa prejuízos. Mesmo com todos os investimentos em treinamento e desenvolvimento pessoal, o turnover continua a crescer. Principalmente com a maturidade na carreira, fase que os profissionais se tornam muito mais exigentes em relação às suas buscas de realização.
Os profissionais de hoje, em especial os da Geração Y, mudam de emprego, de carreira, mesmo sabendo que terão que recomeçar, ganhando um salário menor. Eles buscam a felicidade e a realização pessoal.
A cultura organizacional nas empresas também colabora para a frustação dos colaboradores. As corporações e seus gestores devem urgentemente dar um simples e pequeno passo: dispor de tempo para escutar os anseios profissionais de seus colaboradores. A questão do futuro profissional deve ser entendida como uma via de mão dupla, ambos devem se ajudar nesse processo.
As pessoas possuem sonhos, querem fazer parte das conquistas, querem se sentir produtivas, realizadas.
E você está vivendo pelo seu sonho?
Consulte nosso Portal de carreira
http://sistemanh.azurewebsites.net/pacote/idpacote/16