A busca por profissionais preparados para atuarem em Conselhos Familiares de Empresas tem crescido no último ano. Segundo pesquisa Global de Empresas Familiares 2021 realizado pelo IBGC e que apesar do COVID 78% esperam crescer em 2021, enquanto 85% têm a mesma expectativa para 2022, a procura por profissionais preparados para ajudar integrantes de famílias empresárias a enfrentarem os desafios de desenvolvimento e longevidade do seu patrimônio teve um aumento de 150% na demanda por profissionais para compor o colegiado de diversos conselhos familiares de empresas.
Com o cenário político, econômico e internacional tão conturbado e o desafio da transformação digital, as empresas familiares estão à procura por profissionais que possam ajudar a desenvolver membros da família empresárias como futuros líderes capazes de sustentar os valores da identidade da família, gerenciar conflitos e tomar decisões voltadas para a perenidade do negócio. O conselheiro da família empresária tem o desafio de preservar o legado incorporando inovação ao capital. Esta é uma atuação extremamente complexa na empresa de controle familiar, diante dos desafios do negócio e da condução dos interesses familiares na gestão do seu patrimônio”, aponta Marcelo H. Canal Presidente da Sociedade Brasileira de Mentoria Sistêmica.
Em 2022, a expectativa é que os conselhos de Família ganhem mais protagonismo com os desafios mais latentes diante da perspectiva da chegada de investidores estrangeiros e da necessidade por protocolos familiares claros de acordos firmados pelos membros da família empresária, definindo os princípios, os valores, os deveres e direitos dos membros da família diante do relacionamento entre os membros da família e a empresa.
E é para atender esta alta demanda de profissionais preparados para atuarem na Trilha de empresa familiar, apoiando as famílias diante das transformações dos conselhos com a chegada das novas gerações que a Escola de Conselheiros Sistêmicos da SBMS preparou esta nova certificação do Conselheiro Sistêmico ESG.
Segundo a SBMS o Conselho de Família tem um importante papel na preparação das novas gerações e esta contribuição terá efeitos positivos no planejamento das sucessões nos 3 círculos: A família, A propriedade e A Empresa). Desta forma a procura por ajuda mais constante cresce rápido. E deste trabalho de preparação é que sairão os futuros sócios e administradores preparados e legitimados pela família empresária para atuarem no negócio e em novas iniciativas empresariais. Afinal uma das tarefas mais nobre de quem ocupa a cadeira de líder de uma empresa de controle familiar é é a de semear as boas práticas de governança no presente para influenciarmos a sociedade do futuro.” ponta Marcelo H. Canal Presidente da Sociedade Brasileira de Mentoria Sistêmica