Neste novo mercado as novas oportunidades só aparecem para aqueles que tem visão. E como saber se sua ideia pode se transformar num negócio de sucesso? Isto é o que vamos saber, respondendo aqui as cinco perguntas do desafio para o sucesso.
Eu tenho medo desses programas de mentoria que prometem soluções mágicas para você colocar o seu plano B em pé e sair faturando como num passe de mágica. Como se bastasse você estar apaixonado pela sua ideia para garantir mais que a metade do percurso percorrido. Outro extremo é sair pesquisando temas de livros mais vendidos e achar que se é possível transformar um conteúdo que nem é seu, num tema de curso matador.
Então o caminho mais seguro para você traçar o seu negócio e sem precisar se aventurar numa jornada diminuindo o risco de tempo e dinheiro é começar seu negócio respondendo as cinco perguntas de saída!
Nosso Programa de Mentoria sistêmica para empreendedor o seu negócio procura ajudar a você a responder cinco perguntas específicas para saber se a sua ideia é realmente viável e se ela tem potencial para ser comercializada como um produto ou um serviço que você pensa em colocar no mercado:
Primeira Pergunta
Para você determinar se sua ideia realmente tem potencial de venda e pode ser lucrativa a primeira pergunta é
Que tipo de transformação o seu curso, o seu produto ou o serviço realmente oferece para as pessoas que você pretende oferecer?
Você precisa ter clareza sobre o tipo de transformação que na verdade você está oferecendo. Ninguém compra um curso para ter mais rentabilidade no seu negócio.
As pessoas compram viabilidade. Se você oferece um curso de emagrecimento, em verdade a pessoa que adquire o seu curso quer estar mais bonita para seu relacionamento, quer ter mais saúde e bem estar. Por que se você não tem essa clareza do benefício de transformação do seu programa, será muito mais difícil para você se comunicar com as pessoas interessadas. Fica difícil explicar para as pessoas porque elas devem fazer o investimento dentro do que você está propondo. Só aí a relação custo x benefício poderá ficar claro e ser avaliados pelo seu cliente. Sem elementos de transformação fica muito improvável que as pessoas possam investir na sua proposição.
Segunda pergunta:
As pessoas pagariam pelo seu produto ou serviço?
Se você quer realmente se sustentar e a sua família e manter o seu estilo de vida através desta sua iniciativa, então você precisa ter certeza que as pessoas pagarão pelo seu serviço concurso não adianta se querer criar alguma coisa que pessoas não estão dispostas a pagar e que aceitariam se for de graça. Você precisa ter certeza que o que você está oferecendo tem este entendimento pelas pessoas.
Terceira pergunta
Já existe este tipo de proposta hoje no mercado?
Esta pergunta também é uma pergunta crítica. Pode ser que já exista no mercado alguém oferecendo essa solução que você está pensando em oferecer. E sempre mais difícil se você quiser ser pioneiro em alguma coisa. Isso até pode ser possível pode ser viável criar uma referência para uma nova demanda, um espaço no mercado que ninguém ainda atendeu. Tem as suas vantagens de associar a sua proposta como uma marca na solução desse espaço. Isto exigirá um teste de mercado para se entender porque existe este gap ou este espaço vazio. Neste caso o retorno de seu investindo levará sempre muito mais tempo até que você consiga construir a sua identidade associada a esta solução.
Mas se já existe no mercado o que você está querendo oferecer, então se por um lado o mercado se revela mais receptivo por outro lado você terá que entender o que já existe e de que forma ele está sendo suprido. Você precisa de alguma forma entende o tipo de experiência deste mercado que você quer entrar. Isto nos leva para a próxima pergunta.
Quarta Pergunta
Qual é o seu diferencial em relação ao que já existe?
Como as pessoas vão perceber que você é diferente de seu concorrente? O que é o seu algo a mais que o coloca em vantagem em relação aos seus concorrentes? E é isto que deve pesar no poder de decisão dela. Se você está começando do zero, neste caso é preciso se construir a sua autoridade no mercado.
Quinta Pergunta
É possível se criar um valor para que você vai oferecer o valor monetário um preço que é o mesmo tempo acessível mas traz lucro para você e para sua empresa e a resposta?
Ao mesmo tempo que seu negócio tem que te trazer lucro ele precisa gerar valor para quem o adquire
Pense análise e coloque no papel suas respostas a respeito destas ideias sobre a sua iniciativa para então direcionar todo o esforço que seu negócio vai exigir de você.