Listamos aqui os 12 pontos que definem o seu alinhamento na escolha por uma empresa.
Da mesma forma como toda empresa tem a sua cultura de negócio. Cada profissional tem as suas expectativas de realização profissional quando buscam uma empresa. São características que muitas vezes estão relacionadas ao tipo de produto, como empresas de TI, empresas farmacêuticas, vestuário, alimentos e etc. Cada setor de atividade tras com sigo suas carcaterísticas. Uma mais dependentes das relações, outras mais dependentes de tecnologia de processo, outras mais orientadas por resultados outras mais voltadas para inovação. E isto afeta diretamente os seus valores. Em fim são aspectos que determinam o jeito de ser do colaborador. E se estas expectativas não são valorizadas da mesma forma para você, não haverá sinergia. As empresas são verdadeiros territórios com suas regras sociais que podem ser mais participativas ou mais hierárquicas. E quais são as suas expectativas? Um ambiente com regras de funcionamento mais formais? Ou um ambiente mais horizontal e participativo? Tudo reflete a relação de seus valores e sua própria organização. O fato é que as empresas realmente possuem diferenças entre si na forma como encaram o seu mundo de negócios, como se relacionam com seus clientes, com seus fornecedores e naquilo que esperam de seus colaboradores. Por essa razão, antes de aventurar-se em um penoso processo seletivo, vale a pena você ter claro o que está buscando numa empresa para poder pesquisar um pouco e saber mais sobre o tipo de empresa que você encontrará quando chegar nas etapas de entrevistas.
O conhecimento das suas motivações profissionais permitem que você possa tomar decisões de direção em momentos de mudanças em sua vida, sem se desviar da verdadeira realização de seu propósito
As Âncoras Motivacionais de Carreira são definidas pelos valores e prioridades que cada um atribui às suas realizações profissionais. Suas características expressam o tipo realizações que se busca com a atividade profissional. Todo os profissionais definem a sua auto imagem baseada em âncoras. Elas pertencem ao terceiro nível neurológico do Perfil a letra A do seu Perfil CHÂID. No primeiro nível aparece a sua identidade profissional, no segundo as suas habilidades sociais e é no terceiro nível que as âncoras motivacionais aparecem para definindo as suas expectativas. Elas dão a direção das rotas da carreira em suas diversas etapas de desenvolvimento. São formadas por três grupos de características relacionadas a forma como se pensa, como se percebe e como se age diante da profissão. São também chamadas de âncoras cognitivas, emocionais e operacionais. Essas três classes de âncoras Cognitivas, sociais e de resultados podem ser subdivididas por quatro campos de atuação, como seguem:
Assim é que cada âncoras define um tipo de busca de realização profissional
1.Empreendedorismo identifica o grau de iniciativa do profissional e como isto afeta sua realização.
2.Competências técnicas são pessoas precisam ter a oportunidade de mostrar seu “expertise”.
3.Relacionamento Social O tipo que busca atuar através da rede de relacionamento social.
4.Puro Desafios – busca oportunidade de trabalhar com o desafio de buscar solução de problemas difíceis.
5.Independência não tolera muitas restrições no ambiente de trabalho e precisam de liberdade para produzirem.
6.SEGURANÇA valoriza ambiente estável, onde as tarefas e políticas são claramente definidas.
7.COMPETÊNCIA GERAL Interage com as várias áreas da empresa interessa pelas várias as atividades.
8.ESTILO DE PESSOAL buscam trabalho que lhes permitam equilibrar ação dentro e fora da organização.
9.CRIATIVIDADE É um profissional que almeja criar algo por si tem a necessidade de estar ligado à inovação.
10.ESTABILIDADE precisa se identificar fortemente com os valores da empresa, valoriza um ambiente estável.
11.PROPÓSITO profissional fortemente identificado com as questões sociais do seu trabalho e da empresa.
12.AUTONOMIA Buscam funções que lhes permitam flexibilidade com relação a quando e como trabalhar.
Naturalmente que todos nós fazemos um mix da combinação das âncoras de tal forma que criamos um perfil bastante diferenciado pelas escolha entre as âncoras preferenciais e aquelas que evitamos. Isto faz do nosso perfil de âncoras um perfil único.
Então eu te pergunto: são claras para você as suas âncoras motivacionais de carreira e trabalho? Da mesma forma que é muito recomendado que os candidatos avaliem a empresa onde desejam trabalhar é recomendado que antes de tudo, se precisa ter claro para si quais são os seus modelos e expectativas no trabalho. Da mesma forma como os entrevistadores avaliam se você vai aderir à cultura da empresa, você precisa avaliar se a empresa que combina com o seu Perfil.
Assim, além de ter mais chances de descobrir uma empresa que combina com você, essas pesquisas e reflexões trazem outras vantagens para você nas entrevistas como candidato. Pois quem sabe o que busca e pesquisa sobre a empresa tem um diferencial que será valorizado pelo entrevistador.
Se por exemplo uma pessoa tem uma forte âncoras de autonomia e vai trabalhar num um ambiente de muita entrega e iniciativa, vai se sentir extremamente valorizado pelo lídere as chances de estar feliz e reconhecido no ambiente de trabalho são também grandes. Neste sentido ele vai se sair muito melhor na entrevista trazendo este aspecto que poderia não estar imediatamente claro nas primeiras entrevistas.
Conheça as suas âncoras de carreira e entenda como se conduzir na sua rota de sua realização profissional.
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