Então chegou a etapa da negociação do salário
Não precisa se sentir constrangido com esta pergunta, mas ela é inevitável na mesa de negociação. Contudo, antes de sair respondendo, você precisa entender porquê o RH fez a pergunta da pretensão salarial para você, uma vez que o valor da remuneração da vaga está estabelecido por ele, de acordo com a faixa de classificação salarial da empresa. Isto porque apesar da empresa poder variar o limite do salário em 10% para mais e para menos, há a ainda duas situações em que ela poderá estar vivendo com esta contratação em que cabe esta pergunta:
- A situação de que com a substituição do profissional anterior, a empresa pretende introduzir outro perfil de responsabilidades e funções. Neste caso ela busca por com perfil diferente do anterior. Então a empresa precisa deixar o salário aberto para não corrermos o risco de perder pessoas aderentes por causa do valor. Neste caso, até pode existir uma faixa salarial pré-determinada, mas há neste caso uma maior elasticidade.
- E há outra situação em que a empresa está contratando um cargo novo que ainda não foi feita uma pesquisa de mercado para a nova função. Neste caso se busca uma referência através da intenção dos candidatos.Fora estas duas situações, a referência salarial é estabelecida pela empresa sem possibilidades de muita flexibilidade. Não deveria haver outra situação para se lançar uma vaga sem a referência salarial.
O que responder então:
A primeira coisa que você precisa saber pelo entrevistador é se a posição é nova na organização. Caso seja, esta passa a ser uma informação muito importante para você entender e saber conduzir-se durante a entrevista.
Outro aspecto que você precisa saber é qual o valor de mercado para o seu cargo/função. É natural que no início da carreira seja mais difícil para um jovem profissional determinar a expectativa de salário adequada para a sua função. Muitas vezes a faixa salarial na empresa é composta pelo montante do orçamento que o cargo administra e também pelo risco que uma operação errada possa causar para ela. Assim é feita a valoração do nível de responsabilidade de uma posição. Você precisa saber avaliar o que é o retorno para a empresa com o seu trabalho.
Então, quando você pensa em você, deveria se perguntar: a final, o que é um valor bom para você? Qual foi o seu último salário? Como está o mercado para aquilo que você faz? Você conhece outras pessoas no mesmo nível profissional que o seu? Você já pesquisou quantas outras vagas estão oferecendo? Você tem algum diferencial de mercado que possa agregar à sua função para pedir um salário um pouco acima, ou não tem experiência suficiente e aceita um valor um menor para melhorar seus conhecimentos?
Você precisa se responder essas perguntas para ir para a negociação. Às vezes ela é parte do passo número um na possibilidade para uma conversa.
Fazendo estas considerações, você chegará a um valor adequado para se candidatar a este tipo de vaga. Se estiver muito abaixo ou muito acima do que o selecionador esperava, não se preocupe aquela vaga não era boa para você. Apesar de alguns cargos terem uma variação grande de valor salarial, esta ainda é a forma de “medir” o nível dos profissionais. Hoje já não é mais uma prática as empresas possuírem planos de carreira, mas é preciso no mínimo haver um plano de cargos e salários estruturado.
Portanto seja franco e objetivo com o entrevistador. Se ele realmente estiver interessado no seu perfil ele vai se esforçar para ajustar as condições de salários. Mas se ainda assim, a sua pretensão ficou muito fora do esperado, acredite que a vaga estava realmente fora do seu perfil.
Espero ter ajudado nestas questões e se tiver mais perguntas, deixe seu comentário ou sua pergunta!
Conheça o seu Perfil de Carreira. Faça o mapeamento promocional de suas características para o mercado
http://sistemanh.com.br/pacote/idpacote/1