Sua carreira é uma corrida que já foi dada a largada. Aprenda a pilotar sua profissão para vencer os limites do percurso. | Marcelo Canal

Sua carreira é uma corrida que já foi dada a largada. Aprenda a pilotar sua profissão para vencer os limites do percurso.

subir na carreira
Você sabe onde a sua carreira é capaz de te levar?
agosto 24, 2016
excelencia2
A arte da excelência na gestão de carreira – Você tem domínio do seu instrumental de gestão de carreira?
agosto 27, 2016
Mostrar tudo

Sua carreira é uma corrida que já foi dada a largada. Aprenda a pilotar sua profissão para vencer os limites do percurso.

0 Passag3

Toda carreira possui uma rota de jornada que é definida por cada profissional. Seu percurso reflete o sentido da sua busca de realização profissional, ou seja, ela reflete onde se quer chegar com a  profissão. Por isso, o traçado de seu plano não pode ser dado pela  empresa. O Plano da Carreira é uma consequência dos valores e da visão de futuro do profissional. Neste sentido é de  responsabilidade de seu próprio condutor defini-lo. Cada profissional é o piloto de sua própria jornada. Sua largada tem início logo no ingresso da vida profissional e passa por várias etapas biográficas de desenvolvimento, percorrendo várias trilhas de aprendizagens.  Então veja:

Você está conseguindo pilotar a sua carreira?

Você está atento  as exigências  do atual trajeto de sua  carreira ?

Seu Perfil está em linha com sua busca de realização profissional?

Aqui falamos de  carreira,  profissão e trilha de desenvolvimento.

O que cada um desses três fatores determinam o sucesso de sua realização?

Veja, a profissão descreve o que fazemos em nossa atividade de trabalho, a carreira reflete a direção de onde se quer chegar com as experiências. Portanto quando falamos de perfil profissional, identificamos por um lado a forma como pilotamos a nossa carreira, por outro a expectativa de direção que se quer alcançar e o terceiro aspectos, em como realizamos nossa especialidade profissional.

Até há pouco tempo, quando se começava uma carreira agarrava-se à oportunidade que aparecia e era a oportunidade que até certo ponto definia a carreira. Hoje isto mudou muito, as novas gerações partem  de uma  escolha de onde querem chegar e em quanto tempo. Ainda que a trilha não está muito clara, o objetivo e a finalidade  já estão  mais definidas para as gerações mais jovens. Apesar de haver muito mais trilhas possíveis hoje, do que no passado, o que se quer buscar com a profissão é mais do que emprego, é realização e estilo de vida.

0 SISTEMATPILOT

Portanto nós como condutores de nossa carreia  precisamos logo desenvolver habilidades para percorrer a trilha, superando obstáculos e evitar acidentes no percurso. Para isso temos que estar muito atentos ao Perfil de exigências que as diferentes rotas exigem de seus condutores. As características do perfil estão  relacionadas ao tipo de direção que se pretende alcançar com a carreira. Independente do tipo de atividade que se realiza, podemos pensar em carreiras corporativa numa empresa,  carreira como profissional autônomo, prestador de serviço,  empresário ou profissional de mercado. Em cada uma delas,  o condutor precisa saber escolher as melhores oportunidades de realização. Assim podemos identificar quatro tipos de condutores que estão relacionados às quatro diferentes direções de carreiras:

  • Uma carreira apoiadas por condutores do tipo ORGANIZADOR : São pessoas que tem uma  percepção aguçada um bom sentido de ordem, sabem como conseguir o que querem das pessoas. São bastante persuasivos.
  • Uma carreira apoiadas por condutores do tipo CONTROLADORES: São pessoas que possuem uma facilidade para liderar, podendo se tornar planejadores vigorosos São profissionais de extrema capacidade de percepção.
  • Uma carreira apoiadas por profissionais do tipo COMUNICADORES: São pessoas centradas na ação, tem um senso prático e são bastante exigentes sobre as tarefas a serem realizadas. São profissionais de visão holística e global.
  • Uma carreira apoiadas por profissionais do tipo PLANEJADORES: São pessoas voltadas para o entendimento do funcionamento das coisas. São profissionais mais voltadas para  a lógica e prudência.

Como todo piloto precisa possuir  competências essências, na condução da carreira não é diferente. Aqui elas estão relacionadas ao reconhecimento das oportunidades que surgem na jornada profissional e de mercado. A perícia e a experiência do piloto é que vão garantir o melhor aproveitamento dessas condições. O entendimento do tipo de condutor, ou piloto e sua relação com o instrumento de seu trabalho permitem ao profissional conduzir o trajeto de sua carreira de maneira segura e promissora .

O sistemaNH® identifica essas qualidades essências incluindo competências como:  Planejamento e Controle, a Comunicação, a Flexibilidade e  lógica. O sistema avalia o estágio de desenvolvimento destas competências para cada fase da carreitra profissional.

Identifica assim o Perfil Preferencial de Sistematização do condutor. Este perfil é identificado como Perfil CHAID isto é: O tipo de  Competências, de Habilidade, de Âncoras,  Identidade e Direção de carreira profissional.

A  Análise dos Tipos CHAID, permite identificar  como você direciona a sua carreira em busca de sua realização profissional. Neste sentido, as suas  prioridades e seus objetivos  podem ser muito diferentes mesmo estando numa mesma atividade. Como no caso de uma profissão como médico, ou  um advogado, um profissional de TI, etc., o direcionamento pode variar se o profissional busca uma carreira mais empreendedora abrindo o próprio negócio, ou seguindo uma carreira numa organização, ou seguindo  uma atuação como profissional autônomo ou um prestador de serviços. Cada rota de carreira pede um tipo caraterístico de atuação.

A perfeita sintonia da relação entre o  Condutor,  o veículo e o passageiro garante o sucesso da carreira profissional. O condutor pode ter mais habilidade para se conduzir numa carreira  de diversas trilhas ou campos de atuação profissionais. O sistema NH identifica a forma de condução do perfil, com base na  fase de vida, do nível de responsabilidade área de especialização no mercado. Veja como você está conduzido a sua carreira, relacionada a sua área de atuação e experiência de vida profissional:

Nh

Nesta  análise você vai compreender quanto seu perfil se alinha à rota  de sua atividade. O sistema vai apontar para as consequências mais diretas da atuação do perfil na sua carreira profissional.

Acesse aqui para você conhecer  o seu Perfil de Piloto condutor de sua carreira e receba uma análise grátis 

perfildecomp
 Sistema NH Faça agora mesmo um teste drive agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *