Apenas 9% das pessoas são movidas por propósito na carreira. Só que este é o ponto de partida de 90% das pessoas de sucesso! | Marcelo Canal

Apenas 9% das pessoas são movidas por propósito na carreira. Só que este é o ponto de partida de 90% das pessoas de sucesso!

competencias
As 12 competências essenciais para você ter sucesso garantido na sua carreira
agosto 18, 2016
Burnout
O Burnout causado pela pandemia está acabando com carreiras espetaculares.Transforme o estresses em oportunidade de auto desenvolvimento e viva melhor no trabalho. Veja como
agosto 22, 2016
Mostrar tudo

Apenas 9% das pessoas são movidas por propósito na carreira. Só que este é o ponto de partida de 90% das pessoas de sucesso!

herói

Apesar Usain Bolt ter conquistado 3 medalhas que o consagrou mundialmente, a finalidade das corridas nas  Olímpiadas ainda não chegaram ao fim para ele.

Apesar do jamaicano Usain Bolt já ter conquistado as três medalhas de ouro nas provas  que o consagrou mundialmente como o homem mais rápido do mundo, nas Olimpíadas do Rio 2016, tudo isto ainda não chegou ao fim para ele. Usain Bolt tem uma finalidade  por trás de sua dedicação que o mantém determinado ao seu compromisso nas conquistas das medalhas.  A finalidade maior de suas conquistas está relacionada ao sonho de levar o seu País ao  reconhecimento mundial e isto é que o torna um herói.

E você,  qual é a finalidade maior daquilo  que você faz hoje através do seu trabalho?

Hoje, a conquista de sucesso profissional está entre os principais desejos das pessoas e principalmente nas gerações jovens — muitas vezes, construir uma carreira sólida e alcançar o êxito em sua realização se torna o maior objetivo da vida de muita gente! Mas o que pouca gente sabe é que a conquista de uma carreira de sucesso começa muito antes do emprego dos sonhos. O caminho para esse sucesso tem o seu ponto de partida  no propósito, ou seja na finalidade que um profissional designa para a sua atividade de vida e trabalho.  Quando você tem um propósito na vida, uma visão para o que você quer alcançar é isto que dá o combustível para seu êxito. Aquilo que se pretende alcançar torna tudo mais leve, e o tempo que se dedica parece apenas aproximar você cada vez mais da sua realização. É a finalidade que trás o sucesso duradouro para uma carreira em qualquer profissão.

Para quem está dando os seus primeiros passos no mercado de trabalho ou mesmo para um profissional em pleno desenvolvimento, deve pensar antes de tudo no propósito maior de seu trabalho. O conhecimento deste núcleo da razão de ser ou da finalidade da atividade é que permite se compreender  como se aproximar dos objetivos e da realização do trabalho em qualquer atividade. Seja ela uma maratona, uma medalha esportiva, um resultado profissional. Antes de tudo se precisa ter definido claramente a finalidade dos  objetivos de sua conquista ou a razão de ser de sua atividade. Sem ela você pode acabar desistindo no meio do caminho ou diante de obstáculos inesperados.

A grande verdade de todos grandes líderes de sucesso.  O sucesso dos grandes líderes está baseado no sentido visionário que eles atribuem à sua atividade e é ela que dá  a orientação para o empenho e determinação ao trabalho. Este motivo central  inspira e explica toda a sua ação junto a sua equipe. Quando analisamos a finalidade de grandes líderes ou mesmo de grandes empreendimentos, todos  nascem de uma finalidade.  Ela é geradora do  estilo de vida pessoal, das prioridades, e da abordagem que se utiliza para a organização do time. Esta é a fonte que impulsiona tudo que vem depois, como a formulação da visão a da Missão. Por isso é preciso antes se definir a finalidade. A Finalidade  mostra como criar uma comunidade de finalidades entre todos aqueles que são envolvidos com resultados.

Diferente da missão ou dos valores, a finalidade é que ocupa o lugar central da jornada da carreira de um profissional. E é a finalidade que cria a lógica de onde derivam todas as ações de desenvolvimento e a tomada de decisão sobre a carreira. Finalidade é a referência que está por trás de toda ação que todos os grandes líderes usam para estimular as pessoas da sua equipe para agirem de forma coerente e decisiva. É assim que consegue inovar e construir relacionamentos de alta qualidade. A finalidade vai aumentar os lucros quando se é perseguido por sua própria causa.

Finalidade é a força que está por trás das crenças e valores. Para se tornar grande, um profissional deve-se ir além dos lucros. Deve-se ter uma finalidade que justifique todo seu empenho e esforço pessoal e da sua equipe . Uma finalidade comum une líderes, organizações e colaboradores. É a finalidade que define as etapas do caminho de sucesso.O fato pela qual a finalidade é tão poderosa é porque ela se baseia na crença das pessoas. E as crenças se encontram  profundamente arraigadas nas pessoas, definindo o que se julga sobre o que é certo e sobre o que vale a pena. Todo profissional de sucesso  age sobre suas crenças e só por isso consegue estimular a direção certa na condução do seu time.

Quando a finalidade pessoal se alinha à finalidade da empresa, então se potencializa o desempenho em todas as áreas de um negócio. è quando  a finalidade da carreira das pessoas se alinha à da empresa. A finalidade é que ajuda o gestor e o líder a definir o rumo de sua equipe, assim como ajuda a alta administração realinhar desvios e perdas de direção na realização das metas. Portanto é a finalidade que permite ao líder melhor entender o seu papel, e os efeitos da sua atuação no trabalho da equipe. Ela verdadeiramente ajuda profissionais e empresas a encontrarem o verdadeiro resultado e a satisfação na vida e no trabalho.

A finalidade ocupa a letra “I” de todo Perfil CHAID

A Finalidade orienta e integra as características da identidade do profissional. A Finalidade é a letra “I” do Perfil CHAID; ela une os meios aos fins, determina o resultado de sucesso para si, para a empresa e para toda a cadeia de relacionamento, dando sentido ao trabalho.

Assim a identificação do Perfil CHAID vai muito além da identificação das características de estilo de personalidade. Ela organiza os cinco níveis neurológicos do perfil elo  método IDEFIXFOREXA. Ele estabelece o caminho de construção e realização promissora da carreeira  profissional. Assim temos:

  • No nível I  identifica o tipo de perfil biográfico do profissional,
  • No nível II define as âncoras motivadoras da carreira,
  • No nível III fixa as habilidades sociais no trabalho,
  • No nível IV formula as competências essenciais e
  • No nível V direciona  o perfil para a situação mais promissora do mercado.

Assim a classificação do nível I permite reconhecer o tipo de finalidade relacionada ao Perfil de Identidade Profissional. É ela que orienta a visão, os valores, as habilidades e os interesses do profissional, identificando assim a rota de sucesso para a sua vida e para a sua carreira.

Na medida que a finalidade indica as direções de sucesso, como pontos cardeais da rota, ela serve de bússola para as direções a seguir com a carreira. A finalidade aponta para quatro rotas de direção para a carreira:

  • Para a rota direcionada para a realização de inovação,
  • Para a rota direcionada para a realização de propósito social,
  • Para a rota direcionada para a busca por excelência
  • Para a rota direcionada para superação de altos riscos a jornada do Herói.

As características das quatro diferentes rotas estão relacionadas a quatro diferentes finalidades:

Podemos identificar por um lado uma finalidade que aponta para uma rota que busca relacionamento por um lado e uma rota mais pragmática que busca resultados.

E uma segunda rota que cruza este eixo, e aponta para uma finalidade mais idealista por um lado  e por outro uma finalidade que traça uma rota  mais realista,  voltada para a preocupação coma a forma que se realizam as coisas. Assim vemos que a  identidade profissional é formada pela combinação desses dois eixos, formando assim quatro tipos principais:

  • A finalidade  relacionada à inovação se baseia no profissional do tipo Gerador
  • A finalidade  relacionada à busca de propósito social se baseia no profissional do tipo refletor
  • A finalidade  relacionada à busca por excelência se baseia no profissional do tipo Projetor
  • A finalidade  relacionada à superação do herói se baseia no profissional do tipo manifestador.

Finalidade é a bússola que dá direção nas quatro rotas possíveis de sucesso profissional

Nivel I

 

Estes quatro tipos de finalidades definem diferentes papeis para o profissional que busca pela sua finalidade. Elas ajudam a manter relações fortes diante da busca por estes caminhos da carreira. Assim como a finalidade se relaciona com um tipo de busca, a finalidade se relaciona com um tipo de identidade profissional característico.

Desta forma  a Identidade do Perfil CHAI identifica quatro tipos de  Perfil :Um tipo Gerador, Um tipo  Projetor, um Tipo Refletor e um tipo Manifestador.

A Características dos quatro tipos de jornadas:

  • A Jornada do Gerador Profissional É principalmente orientada por processo e pela busca por resultados. Trata-se de um profissional que busca uma atividade profissional orientada por inovação.
  • A jornada do Projetor É principalmente orientada por processo e pela busca por possibilidades. Trata-se de um profissional que busca uma atividade profissional orientada por excelência técnica.
  • A jornada do Refletor É principalmente orientada ao relacionamento com as pessoas e pela busca por resultados. Trata-se de um profissional que busca uma atividade profissional orientada por propósito social.
  • A jornada do Manifestador É principalmente orientada ao relacionamento com as pessoas e pela busca por possibilidades. Trata-se de um profissional que busca uma atividade profissional orientada por empreendedorismo.

Então  eu  pergunto a você:

  • Você tem claro para si, qual a finalidade que você busca em sua carreira?
  • O que você procura alcançar com a realização da sua atividade profissional?
  • Qual é o motivo central que inspira todos os dias você se levantar e se dedicar à sua atividade em busca de sua prosperidade?
  • Qual é a direção que a finalidade impulsiona a rota de sua carreira?
  • Você se sente mais movido  por  ideal ou por aquilo que é possível ser feito?
  • Você é mais idealista ou mais realista? É mais voltado conquistar resultados ou pessoas?

Se você não tem claro para si as respostas à  estas questões, você pode estar muito próximo a pertencer ou desistir de seus sonhos, ao primeiro obstáculo que se coloque perante seu caminho

Então está na hora de você conhecer melhor a finalidade daquilo que busca dar a sua carreira para  tirar o melhor de seu resultado.  Assim, além de ter mais chances de descobrir melhores rotas para atingir seus objetivos  mais facilmente. Com clareza de sua finalidade maior, você estará muito mais próximo a fazer um progresso profissional que combina com você.

Faça um teste drive de graça no sistema NH 

 perfildecomp

Os relatórios de pesquisas disponíveis no Sistema NH  trazem muitas outras informações e vantagens para você,para atuar em entrevistas como candidato, escolhas de cargos e posições.  Pois quem sabe o que busca tem mais diferencial que facilitará as suas escolhas.

Faça o seu mapeamento grátis e descubra  no seu perfil. Veja como o seu tipo se relaciona com a finalidade de seu trabalho, sua empresa e sua carreira profissional.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *