Aprenda a lidar com os resultados de uma Constelação Familiar Sistêmica | Marcelo Canal

Aprenda a lidar com os resultados de uma Constelação Familiar Sistêmica

Constelação Organizacional
Qual é o alcance e as possibilidades de transformação de uma constelação Organizacional
fevereiro 4, 2020
Corona Virus 2
A constelação Terapêutica do Corona Vírus
fevereiro 18, 2020
Mostrar tudo

Aprenda a lidar com os resultados de uma Constelação Familiar Sistêmica

Reação após Constelação

A constelação atua no campo morfogenético (memória familiar), o que significa dizer que a constelação influencia  todos que fazem parte da família.

Após uma constelação mudanças poderão ocorrer em muitos membros da família atual ou do passado. E novos insights continuarão acontecer  após o trabalho da constelação.
Neste sentido, há a possibilidade de surgir uma nova compreensão do sentido da vida, a partir de uma nova perspectiva, revelada pela constelação e que até então era desconhecida por você.

Isto pode gerar em você uma nova necessidade para ampliar a sua visão para outros  movimentos que apareceram na sua constelação. Algumas vezes você pode sentir a necessidade de uma nova sessão para isto. Contudo é importante acompanhar alguns movimentos que acontecem depois  da sua sessão de constelação.
Isto porque a constelação familiar, é uma cirurgia anímica. Assim é importante que você tenha certos cuidados pós-operatórios. É possível que você possa sentir um certo cansaço ao término da sessão. Logo após a sessão, pode aparecer uma certa fragilidade que ocorre para restabelecer uma nova ordem física e emocional para você. Isto decorre porque seu organismo anímico está disponibilizando novos recursos para você seguir em direção ao seu propósito de vida. Isto mesmo, a constelação tem como finalidade desobstruir aquilo que impede o fluxo e a  realização do seu sentido de vida!

Veja que a constelação por vezes pode acessar informações do seu campo que estavam ali operando em seu sistema inconscientemente por muito tempo. Por isto, este novo estado pode durar alguns dias ou até uma semana, até completar toda consolidação das mudanças acessadas pela constelação.

Agora observe as reações de sua constelação. Vamos considerar os seus efeitos de seu trabalho, através da análise de conteúdos que podemos observar.

Por se tratar de uma atuação sistêmica, são cinco tipos de reações diferentes que podemos observar, são reações que podem se manifestar inicialmente de forma leve, mas são irreversíveis em seu processo:

Há comportamentos que evidenciam que após a constelação pode haver o surgimento de capacidades novas, outras na área de Habilidades sociais, outras de atitudes reativas de mudanças, na própria reformulação da Identidade pessoal que aparece de forma renovada e principalmente na direção nova de vida em relação ao seu propósito. Estas de reações são chamadas de reações CHAID. E como são as reações que evidenciam nestes cinco âmbitos? Nesta sequência o que é rico em se observar é que as manifestações na verdade ocorrem numa sequência decorrente do tipo de constelação realizada. As reações poderão começar com a primeira delas mas pode também suprimir as reações iniciais e já se prosseguirem na ordem subsequente. O importante para uma nova constelação é que você precisaria já estar na manifestação do quinto estágio para fazer uma nova constelação.

Claro que poderá haver uma necessidade de orientação ou apoio para se conduzir as reações mas não exatamente de se fazer uma nova constelação com novas investigações, até que se chegue no quinto estágio. Veja então na sequência como elas as reações se manifestam em cada um dos cinco níveis:

  1. Quando ocorrem sentimentos como chorar, sentir mágoa, tristezas, saiba que estes sentimentos estão muito associados à aquilo que identificamos como processos de interrupções, separações, afastamentos, membros da família que tiveram o seu direito de pertencimento negado de alguma maneira em seu sistema familiar. São classificados como processos frios e estas reações desses sentimentos é que estão associados à aquilo que é identificado como processos de interrupções

  2. Outro tipo de reação pode  ocorrer quando sentimentos como raiva, medo e até um certo estado febril ocorrem, então estamos diante de conteúdos ligados à processos de emaranhamentos em seu sistema familiar. São estados que não estavam conscientes e que agora puderam emergir para serem liberados. Estas reações são classificados como processos calóricos e são sentimentos relacionados por emaranhamento.

  3. A outra reação, é quando você passa a se sentir-se muito bem, acompanhado de um grande bem estar e alívio. Neste caso, as manifestações deverão se manifestar também, só que no seu sono. Neste caso as manifestações ocorrerão nos conteúdos de seus sonhos. Quando este for o caso, procure nos  dias seguintes observar a sensação do seu despertar e de possíveis imagens de seu sonho. Cultive estas vivências sem interpretá-las. Elas por si só serão capazes de te integrar e sintetizar compreensões valiosas para você. Estas reações estão classificadas principalmente por sono, cansaço e uma certa fragilidade. E são classificadas por aquilo que sistemicamente podemos caracterizar por passado retido por forças de missão.

  4. Então surge agora uma reação fora, no campo sistêmico. É quando um familiar ligado ao conteúdo de sua constelação é portador da  manifestação. Ele poderá te dizer que sonhou com você ou dirigir palavras que estavam presentes na sua constelação. Um filho subitamente pode passar a se interessar e querer entender aquilo que você está fazendo, você saberá! São todos sinais muito positivos da ressonância de tudo que você vivenciou em sua constelação! – Podemos caracterizá-las por mensagem do sistema familiares que trazem notícias em seu conteúdo. Esta são as chamadas manifestações da permissão para partir

  1. Há a chamada reação da manifestação do futuro disponível que é revelada por um estado geral de leveza e alívio que permanece, seguida de novos insight e imagens novas. Este é um importante sinal de que um novo estado geral passará à vigorar, como parte do seu novo processo. O que aparentemente parecia como uma piora, são na verdade sinais de liberações de tensões psicossomáticas e de um quadro de melhora e de alívio.

Confirme!

Mas se você gostaria de conhecer mais sobre a técnica veja detalhes de nossa programação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *