Mais que Liderança, é Leader Mentoring! | Marcelo Canal

Mais que Liderança, é Leader Mentoring!

Constelação Estrutural
Treinamento de Técnicas de Constelação Estrutural
novembro 28, 2017
sistema-nh
Apenas 20% das informações sobre o perfil profissional é aproveitado. Há 80% ainda que não são utilizados na gestão da carreira profissional. E Onde está esses 80%?
dezembro 11, 2017
Mostrar tudo

Mais que Liderança, é Leader Mentoring!

Mentoria de Alta Performance

Para fazer valer os novos modelos de Avaliação de Desempenho e de Estimativa de Potencial as empresas estão treinando seus líderes em técnica de Mentoria.

Mais do que desempenho, é possível se alinhar o propósito da carreira dos membros de suas equipes aos propósitos da empresa. Isto tem garantido uma grande adesão dos colaboradores mantendo-os alinhados e motivados.

E foi em junho deste ano, que a SBMS passou a formar mentores internos nas empresas como maneira de se aprender a conhecer de perto o perfil e os anseios dos membros das equipes para ajuda-los a dar passo na conquista do próximo nível da carreira. “A conversa agora não é mais só sobre desempenho, mas sobre o futuro da carreira na organização. Alinhar os propósitos da carreira aos propósitos do negócio permitiu um salto qualitativo e tem sido a maneira como as empresas estão conseguindo aumentar a aderência ao mesmo tempo que conseguem acelerar a absorção do modelo de funcionamento do negócio”.

Este é um exemplo do que está experimentando a AMENI Real Estate desde junho deste ano com a implantação do Programa de Mentoria Sistêmica em toda a empresa. Aprender a manter o diálogo eficiente e um acompanhamento mais próximo para se garantir as correções de rotas e  as evoluções contínuas das equipes aos seus  resultados.

A Mentoria Sistêmica trouxe profundas evoluções,  não só nos processos de condução e orientação das equipes que passam pelo Leader Mentoring,  mas o sentimento de pertencimento, equilíbrio e ordem passou a ser buscado pelas equipes.

Fazer  este acompanhamento próximo e frequente além de atender a necessidade de se personalizar os programas de treinamento e exige visão, precisão e agilidade.  Desta forma se introduziu  o Sistema NH® um novo modelo de assessment,  capaz não só de identificar Perfil, mas entende-lo em relação à função, o nível de responsabilidade e principalmente diante da fase biográfica de carreira do colaborador.

Isto para a Geração M, sedentos por oportunidades mais frequentes  e eles já representam um índice significativo no quadro de novos colaboradores no médium management. O Sistema NH é uma plataforma de avaliação que torna tudo mais ágil e contínuo no processo da mentoria. E a mentoria é uma forma  para se  acelerar a formação das pessoas num mundo de mudanças cada vez mais veloz. Esta é também uma exigência das novas gerações, mas também do fato de que tudo isto trás  uma aceleração na própria  velocidade das carreiras. 

A Mentoria sistêmica é capaz de agregar novos processos  ao modelo de mudanças de comportamento, de atitude, de habilidades sociais, e  principalmente para o alinhamento da identidade e da direção de vida e de carreira dos membros das equipes.  São mais pessoas envolvidas em projetos mais curtos, em áreas diferentes e precisando incorporar mais rapidamente modelos de negócios cada vez mais complexos.

 O  Sistema NH mantém um banco de talentos atualizado que   identifica  o mentor certo, o conteúdo  certo, no momento certo e com a modalidade de desenvolvimento apropriado para aquela aquisição de conhecimento  para o mentorado:  se a aquisição precisa ser feira, por job rotation, benchmarking, novos desafios ou em mentoria.        

Ao Dar atenção especial a cada membro da equipes é algo que, no longo prazo acaba tomando menos tempo do líder do que o contrário.  O  Feedback na Mentoria dá lugar à conversas de desenvolvimento, algo que vem ao contrário de olhar para passado a técnica do Feedforward faz projeções para se encontrar aproveitamento de alta performance  para o futuro. Com equipes mais preparadas e mais independentes o líder pode se dedicar mais ao estratégico.

Um processo que poderia levar muito tempo para se se colocar em prática além de custar muito caro, que tornou bastante ágil e acessível graças à plataforma do Sistema NH. Tudo fica mais fácil, rápido e integrado com o sistema NH. Outro fator é que sendo os mentores serem da própria equipe da empresa, há uma redução em até 60% do custo com investimentos em treinamento. Algumas empresas partiram para modelos mistos entre a utilização de mentores internos e externos, até formarem multiplicadores internos sulficientes, e quando isto acontece o custo se torna ainda menor.

O mentorado tem acesso ao seu sistema de pontuação para concorrer à  cargos em recrutamentos internos. Isto gera uma enorme busca por programas de auto desenvolvimento e unidade de educação para tornar o colaborador apto à concorrer à promoções  e vagas estratégicas com pontuações no banco de talentos da empresa.

Na prática o sistema subsidia os Mentores certificados  com a indicação de mentorados avaliados tanto pelo sistema como pelas equipes gerando os treinamentos específicos.

  • Aumento da taxa de retorno e a redução em até 40% dos custos com Desenvolvimento.
  • Difusão em progressão geométrica dos princípios e valores originais da empresa.
  • Líderes mentores recebem 30% mais promoções por mérito em comparação a gerentes que não são mentores.
  •  Forma eficiente e rápida de engajar mudanças e promover o auto desenvolvimento e a redução da taxa do turnover.
  • Aumento da taxa de colaboradores engajados em até 87%.

Esta é a demonstração matemática dos resultados de  sucesso que as empresas estão conseguindo com o investimento em Programas como este da Mentoria Sistêmica atrelado à plataformas de gestão de carreira .

Se você se interessou sobre sobre esta oportunidade, venha conhecer nossos programas de formação de Mentores certificados, abertos e programas in company.

AcesseImagem2

Aguardo Você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *