Defina o seu Mentor e te direi onde e em quanto tempo vai chegar! | Marcelo Canal

Defina o seu Mentor e te direi onde e em quanto tempo vai chegar!

Diferença C e M
Qual é a diferença entre o Coach e a Mentoria? Ou é melhor fazer os dois?
julho 22, 2017
Mentoria II
Formação de Mentores Sistêmicos – Aula de Introdução
julho 25, 2017
Mostrar tudo

Defina o seu Mentor e te direi onde e em quanto tempo vai chegar!

Mentor 3

Muita gente têm me perguntado qual a diferença entre um mentor e um professor, e como é possível prepararmos um  mentor para fazer seus primeiros atendimentos com 48 horas do nosso  programa?

A pergunta tem as suas razões de ser, pois afinal quanto tempo leva para uma pessoa aprender uma nova  profissão? E a compreensão de que não é possível  se transformar alguém num Consultor num programa relativamente curto, como o nosso de 48 horas por certificação.

É verdade que temos 3 níveis de certificação, mas é  verdade também que o Programa de  Formação de Mentores que desenvolvemos não é um programa de capacitação profissional e sim um processo estruturado de passos, para fazer a organização da sua experiência de forma à disponibilizá-la para ser assimilada por quem precisa, o seu mentorado. A formação de mentores é um  programa que transforma um expert num mentor. Isto é, um programa que  transforma a sua experiência e o seu conhecimento em legado disponível. Esta é também a  diferença vital entre um professor que ensina determinada matéria e um mentor que  organiza  a sua experiência na forma de legado.

Então para se tornar um mentor, você já precisa ser “ especialista “ em alguma prática, que você tenha desenvolvido. Você não precisa ter a fundamentação teórica do conhecimento, apenas saber como funciona. Se alguém tem sede, preciso ensinar a buscar a fonte e não apenas oferecer um copo de água ou explicar a composição química da água. Um instrutor de auto escola não precisa saber de mecânica, apenas noções básicas para tirar o melhor resultado do veículo, nas diversas situações de uso nas situações práticas. Mais do que instrutor você pode ser  um mentor de motorista, e então passa a ensinar mais do que leis de trânsito, mas como dirigir defensivamente,  com previsibilidade e visão ampla. O mentor precisa saber aplicar determinada prática e poder organizá-la na forma a leva-la para uma situação de aprendizado para o seu mentorado.

Não se pode tornar um especialista em um serviço da noite para o dia. Então o mentor é um facilitador de assimilação da experiência para o seu mentorado. A mentoria acelera o processo de assimilação e amadurecimento, que pelo processo natural levaria muito tempo. Há uma sabedoria que diz “Mostre-me o seu Mentor que te direi onde e em quanto tempo vai chegar!”

Então vem a pergunta, como se aprende a ser mentor se, cada pessoa pode ter uma determinada experiência em um campos diferente uma das outras?

Sim, em nossos programas o foco não é no conteúdo do expertise do futuro mentor, mas na forma em que se aprende. O método possibilita ao mentorado assimilar a experiência de vida do mentor. Cada um de nós tem algo à dizer sobre nossa experiência de vida e de trabalho, neste sentido pode naturalmente ser um mentor. O programa de mentoria que desenvolvemos segue uma metodologia que desperta o mentor natural que há em cada um de nós. Para isto é preciso se obedecer uma sequência de passos muito bem definidos nos trabalhos. Em primeiro lugar a forma de se organizar a  experiência, depois na compreensão da transformações  que esta  nova experiência trará ao mentorado e finalmente o reconhecimento de como e onde essas novas experiências poderão ser úteis.

Assim se fecha o ciclo do programa de mentoria,  transformando mentorado num novo mentor! Sim, como me dizia uma mentora de Iquebana, “quem mexe com flores adquire o seu perfume”.

Nos próximos capítulos vamos falar das etapas práticas do processo de assimilação do aprendizado em mentoria.

E, para você continuar recebendo nossos próximos artigos, você pode se cadastrar logo aqui a baixo.

Mas, deixe nós conhecermos melhor o seu sonho para poder ajuda-lo acesse:Inscreva-se

https://goo.gl/MHQ9kw

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *