Nem todos nascemos para ser empresários mas todos nascemos para ser empreendedores ! | Marcelo Canal

Nem todos nascemos para ser empresários mas todos nascemos para ser empreendedores !

2 mentorapng
Surpresa: Depois de várias tentativas de recolocação… adotou a estratégia da Mentoria de Recolocação virou o jogo e foi contratada!
março 23, 2017
combinado
Como transformar o seu outplacement numa nova oportunidade de evolução de vida e carreira
abril 21, 2017
Mostrar tudo

Nem todos nascemos para ser empresários mas todos nascemos para ser empreendedores !

mentorapng

Quem de nós em algum momento não teve a preocupação se iria conseguir  vencer a luta da sobrevivência em uma grande crise?        Não importa se você é um advogado, médico, professor, ou engenheiro, ou mesmo se tem um negócio ou se está buscando um novo emprego. De certa forma todos nós estamos vivendo uma situação de preocupações com o futuro.

Poucos de nós nos lembramos que somos empreendedores em nossa natureza.  Quando olhamos para o processo extraordinário que toda criança faz para se lançar na vida,  e o esforço que empreende para conquistar o espaço então o tempo e então a si mesma, nos seus primeiros anos de vida,  através das conquista do  andar, do falar e do pensar,  então vemos que todos nós nascemos para ser empreendedores.

E o que acontece que ao longo da nossa formação, fomos esquecendo disto! Só que para vencermos os desafios desta nova economia teremos que redescobrir nossa intuição de empreendedores e utilizá-la para criarmos novos tipos de soluções para a vida.  Agora, todos nós temos que pensar em nossa carreira como o nosso mais importante negócio.  Seja ela liberal, dentro de uma empresa ou como empresário, temos que pensar como empreendedores à frente deste nosso negócio que é a nossa carreira.

O sucesso do nosso futuro, dependerá em como nos colocarmos diante desta atitude  prática e de nos colocarmos  como empreendedores da nossa própria carreira. Não espere que a empresa defina para você o seu próximo passo. Pois esta atitude nasce em você. Com o fim dos planos de carreira oferecidos pelas empresas, também desapareceu aquela forma mais tradicional de subir na  carreira.  Nem a formação formal é capaz de te ensinar como fazer a gestão da sua carreira. O que ensina uma faculdade sobre como desenvolver uma carreira? Por acaso um curso de medicina ensina um médico abrir um consultório? Um curso de Direito ensina  um advogado abrir seu escritório? Ou um curso de Administração de empresa abrir um negócio?

Sabe quem é que te ensina a você fazer isto? Ativando em você o seu empreendedorismo adormecido? Um Mentor !

É a mentoria que promove em você este seu impulso primordial para superar limites. A mentoria é  uma atividade de desenvolvimento baseada na experiência que um profissional disponibiliza para outro. Um processo de parceria que inspira confiança, maximiza resultados para a vida, para a carreira e para a empresa.

A mentoria amplia horizontes, constrói caminhos.  É uma oportunidade  para  ampliação do sentido de vida  e  da carreira”

Um exemplo prático de técnica que o mentor  se utiliza em seu trabalho com o seu  mentorado  para acordar forças de superação muitas vezes esquecidas pelo seu mentorado, são as chamadas Perguntas  do Feed Forward! Trata-se de uma sequências de perguntas orientativas que o mentor faz em sua sessão com seu mentorado que ativa experiências  e aprendizados do passado para serem aplicadas para superação de cries e obstáculos.  Experimente você, agora  mesmo, a responder à seguinte sequência de perguntas:

1. Que tipo de dificuldades você  já passou em sua vida e que na época você pensou que seria muito difícil superar?

2. O que você teve que fazer para encontrar caminhos, ou forças para superá-las? Como  esta experiência transformou você?

3. Que tipo de ajuda na época poderia ter ajudado a resolvê-las de forma mais favorável?

4. Hoje onde este tipo de recurso ou solução pode ser aplicado ?

5. Quem poderia hoje se beneficiar deste seu recurso pessoal?

Então  veja como a Mentoria pode ativar em nós forças internas adormecidas e ao mesmo tempo nos impulsionar com base num legado disponível para ajudar a transformar a vida de outras pessoas!

 Se você gostou deste artigo e gostaria de conhecer mais sobre Programas de Mentoria ou gostaria de aprender o uso de técnicas da mentoria no seu trabalho como líder, gestor , Coach ou outra atividade, conheça nosso programa Mentor Coach.

Mentor Coach Sistêmico – Conheça a profissão que mais está ajudando a transformar a vida de muita gente!

Intel Social

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *