A mudança de mindset em mentoria sistêmica começa no mentor | Marcelo Canal

A mudança de mindset em mentoria sistêmica começa no mentor

Ficou fácil organizar o Conselho de Família da sua Empresa
abril 27, 2022
Mostrar tudo

A mudança de mindset em mentoria sistêmica começa no mentor

Cada vez mais jovens empresários, possuidores de muito empreendedorismo não conseguirem empresariar negócios e precisam buscar ajuda de profissionais experientes para isto. Por outro lado muitos profissionais seniors tem se dedicado à  dispor da sua experiência para esta nova geração, procurando estar atuantes em plataformas e incubadoras dedicadas à acelerar este aprendizado. E o que temos visto é que depois de muita dedicação e trabalho, esses jovens não conseguem se manter com autonomia  e independência em suas iniciativas. O que acontece? Os profissionais experientes conseguem dar a sua ajuda, mas não conseguem mudar o mind set de seus mentorados?

 Acredito mesmo que a solução possa estar na mudança do modelo do que se pensa em estar fazendo como mentoria. Pois apesar da ajuda ser chamada de mentoria, em verdade não é. Há  uma enorme confusão entre o que é a abordagem da mentoria relacionada à outras abordagens que buscam acelerar a maturidade profissional. Muitas vezes profissionais experientes estão em verdade atuando como tutores, levando suas experiências aos jovens empresários. Outras vezes atuam como coaches de alta performance em busca de sucesso. Pouco se compreende que a mentoria é uma abordagem da área de educação de adultos. A mentoria se relaciona com a organização social da experiência, com andragogia. Não se trata da relação de um  profissional que sabe e que tem experiência e que despeja seu saber em corações e mentes vazias.

Claro que a necessidade de acelerar a maturidade e buscar proatividade e  autonomia  na busca de autoconhecimento pode surgir associada à outras necessidades da empresa ou do negócio como alavancar resultados, mudanças de modelo de negócios, a mentoria deve gerar melhores entregas, mas o sucesso não é o objetivo da mentoria, é em verdade um benefício adicional. Pois, nenhum sucesso é garantia de felicidade, ao contrário, é a felicidade que garante o sucesso e a continuidade. Mentoria é a atividade que desperta a busca pelo propósito e realização pessoal através do trabalho. E o mentor é aquele que desperta em seu mentorado essa busca pelo seu auto desenvolvimento e realização de seu propósito de vida no trabalho.

A mentoria é na verdade a arte de estimular o desenvolvimento do propósito de uma carreira, através da experiência que um profissional desperta o autoconhecimento no outro. A mentoria sistêmica está baseada na ciência sistêmica e se utiliza dos 8 passos que promovem a jornada do conhecimento, relacionado aos princípio do pertencimento, da ordem e do equilíbrio da vida e do trabalho. A mentoria cria alinhamento e acelera iniciativa, amplia horizontes pessoal e profissional. “

O Lema da Escola de Mentores da SBMS é: A missão do Mentor termina quando consegue transformar seu mentorado em um novo mentor!

 Conheça nosso programa de certificação que transforma a sua experiência em legado disponível em seguida, você pratica a metodologia como mentor dedicado em nossos programas de formação de novos mentores.

Veja como isto é capaz de criar processos de parceria que inspiram e maximizam resultados para a vida e para a sua carreira.

Se você gostou desse assunto, e quer saber mais, então conheça o nosso

Programa de Mentoria Sistêmica de Carreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.