Ficou fácil organizar o Conselho de Família da sua Empresa | Marcelo Canal

Ficou fácil organizar o Conselho de Família da sua Empresa

Ficou fácil organizar o Conselho de Família da sua Empresa
abril 26, 2022
A mudança de mindset em mentoria sistêmica começa no mentor
abril 30, 2022
Mostrar tudo

Ficou fácil organizar o Conselho de Família da sua Empresa

Garanta o crescimento, o fortalecimento da cultura, acelerando a maturidade dos membro da família empresária. 

É crítica e de alto risco para os negócios, a transição da sucessão da empresa pioneira para a segunda geração. Segundo pesquisa da consultoria PwC, 75% das empresas familiares no Brasil FECHAM após serem sucedidas pelos herdeiros.  Este alto índice mostra ainda que apenas 7 em cada 100 empresas brasileira chegam à terceira geração. Num cenário de 6 a 8 milhões de empresas no Brasil, 90% comandadas por famílias, esses os altos índices precisam ser olhados pois eles impactam diretamente a economia do país uma vez que representam 65% do PIB e empregam 75% de trabalhadores.

As principais causas dessa ocorrência ocorre principalmente pela  inexistência de diretrizes claras das expectativas dos membros da família empresária, associada à falta de conhecimento do perfil de aptidão e potencial dos herdeiros. A não utilização de instrumentos adequados levavam as empresas familiares a enfrentar desafios de alto riscos que podem ser evitados com a estratégia correta. ” O sucesso da empresa pioneira leva à necessidade de se separar a pessoas física e jurídica no empreendimento, de forma a conduzir o patrimônio e a remuneração dos membros familiares, desvinculados do empreendimento. Isto exige o discernimento criado pela constituição do Conselho de Família capaz de conduzir essa dualidade, sem que o patrimônio construído e a continuidade do negócio sejam afetados por alguma intercorrência não controlada. O falecimento ou a perda da capacidade produtiva do gestor do negócio podem arruinar, de forma irreversível os patrimônios, colocando herdeiros e sócios em uma situação muito difícil”. 

A  boa notícia desta mesma pesquisa mostra que essa proporção simplesmente se inverte quando a empresa pioneira cria um Conselho Familiar de Negócios para fazer esta transição. E passa a fazer uso de instrumentos adequados para as empresas familiares enfrentarem esses desafios de alto riscos e passam a adotar estratégias corretas na sucessão.

Baseado nisto e para proteger os negócios e o patrimônio desse risco, foi que a SBMS criou o Programa Organize o Conselho de Família  da sua Empresa e Garanta o crescimento, o fortalecimento da cultura, acelerando a maturidade dos membro da família empresária. 

O Programa inclui o mapeamento do Perfil de Potencial de negócio para cada participante envolvido. Reconhece as necessidades de desenvolvimento para as diferentes fases da governança da Empresa. Cria para cada participante um Book do seu Plano de vida e Carreira que o norteia em sua jornada biográfica profissional.

Uma grande facilidade é o fato de grande parte do programa poder ser realizado pela internet, isto evita  deslocamentos e cria um espaço em agendas apertadas, colocando assim o grupo num movimento de preparação para as futuras etapas de sua governança.

O Conselheiro Familiar de Negócio formado pela SBMS realiza o planejamento cuidadoso da sucessão e garante uma transição segura. Ele elabora com a família empresária o plano de sucessão e cria o chamado BOOK GLOBAL DOS PRINCÍPIOS DE CONTINUIDADE DO NEGÓCIO. Contendo o protocolo dos critérios que serão utilizados para identificar o perfil de potencial de negócios dos membros da família empresária e como deverá ser o preparo das nova geração para assumir responsabilidades nas alçadas da empresa ou no próprio conselho. Isso diminui as incertezas da passagem das responsabilidades e cria para a empresa segurança e perenidade de seu patrimônio.

Uma grande facilidade para a família empresária é que o Programa conta com mentores dedicados para cada participante e a grande facilidade para tudo isto poder começar é o fato de que grande parte do programa poder ser desenvolvido pela internet, isto evita deslocamentos e cria um espaço em agendas apertadas, colocando assim o grupo num movimento de preparação para as futuras etapas de sua governança.

Se gostou desse artigo, veja também este http://www.sbms.com.br/blog/motivacao/qual-e-a-diferenca-entre-missao-e-proposito/

ou entre em contato conosco
WhatsApp 55 11-983719719

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.