Ficou fácil organizar o Conselho de Família da sua Empresa | Marcelo Canal

Ficou fácil organizar o Conselho de Família da sua Empresa

A alta a demanda por conselheiros independentes, preparados para atuarem nos conselhos familiares.
fevereiro 16, 2022
Ficou fácil organizar o Conselho de Família da sua Empresa
abril 27, 2022
Mostrar tudo

Ficou fácil organizar o Conselho de Família da sua Empresa

Garanta o crescimento, o fortalecimento da cultura, acelerando a maturidade dos membro da família empresária. 

É crítica e de alto risco para os negócios, a transição da sucessão da empresa pioneira para a segunda geração. Segundo pesquisa da consultoria PwC, 75% das empresas familiares no Brasil FECHAM após serem sucedidas pelos herdeiros.  Este alto índice mostra ainda que apenas 7 em cada 100 empresas brasileira chegam à terceira geração. Num cenário de 6 a 8 milhões de empresas no Brasil, 90% comandadas por famílias, esses os altos índices precisam ser olhados pois eles impactam diretamente a economia do país uma vez que representam 65% do PIB e empregam 75% de trabalhadores.

As principais causas dessa ocorrência ocorre principalmente pela  inexistência de diretrizes claras das expectativas dos membros da família empresária, associada à falta de conhecimento do perfil de aptidão e potencial dos herdeiros. A não utilização de instrumentos adequados levavam as empresas familiares a enfrentar desafios de alto riscos que podem ser evitados com a estratégia correta. ” O sucesso da empresa pioneira leva à necessidade de se separar a pessoas física e jurídica no empreendimento, de forma a conduzir o patrimônio e a remuneração dos membros familiares, desvinculados do empreendimento. Isto exige o discernimento criado pela constituição do Conselho de Família capaz de conduzir essa dualidade, sem que o patrimônio construído e a continuidade do negócio sejam afetados por alguma intercorrência não controlada. O falecimento ou a perda da capacidade produtiva do gestor do negócio podem arruinar, de forma irreversível, ambos os patrimônios, colocando herdeiros e sócios em uma situação difícil”. 

Com esta visão é que a SBMS criou o Programa Organize o Conselho de Família  da sua Empresa e Garanta o crescimento, o fortalecimento da cultura, acelerando a maturidade dos membro da família empresária. O Conselho Familiar de Negócio possibilita o planejamento cuidadoso da sucessão, essencial para garantir uma transição segura. O Conselheiro Familiar de Negócios certificado pela SBMS vai elaborar com a família empresária o plano de sucessão e o protocolo que descreve como ela deverá ocorrer e que critérios serão utilizados para identificar o perfil de potencial dos membros da família empresária como deverão ser preparador  para assumir responsabilidades na alçadas do conselho. Isso diminui as incertezas na passagem das responsabilidades e cria assim OS PRINCÍPIOS DE  CONTINUIDADE DE UM NEGÓCIO.

A  boa notícia desta mesma pesquisa mostra que essa proporção inverte quando a empresa pioneira cria um Conselho Familiar de Negócios para fazer esta sucessão. E passa a fazer uso de instrumentos adequados para as empresas familiares enfrentarem esses desafios de alto riscos e passam a adotar estratégias corretas na sucessão. ” É justamente o sucesso da empresa pioneira que leva à necessidade da família empresária aprender a separar a pessoa física e jurídica no empreendimento, de forma a conduzir o patrimônio e a remuneração dos membros familiares, desvinculados do empreendimento. Com a criação do Conselho de Família essa dualidade é conduzida, sem que o patrimônio construído e a continuidade do negócio sejam afetados por alguma intercorrência não controlada. O falecimento ou a perda da capacidade produtiva do gestor do negócio podem arruinar, de forma irreversível, ambos os patrimônios, colocando herdeiros e sócios em uma situação difícil”.

O Conselheiro Familiar de Negócio formado pela SBMS realiza o planejamento cuidadoso da sucessão e garante uma transição segura. Ele elabora com a família empresária o plano de sucessão e cria o protocolo que descreve os critérios que serão utilizados para identificar o perfil de potencial dos membros da família empresária e como deverá ser o preparo da nova geração  para assumir responsabilidades nas alçadas do próprio conselho. Isso diminui as incertezas na passagem das responsabilidades e cria assim OS PRINCÍPIOS DE  CONTINUIDADE DE UM NEGÓCIO.

Se gostou desse artigo, veja também este http://www.sbms.com.br/blog/motivacao/qual-e-a-diferenca-entre-missao-e-proposito/

ou entre em contato conosco
WhatsApp 55 11-983719719

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.