Líderes das Gerações M se beneficiam amplamente com Mentores da Geração B | Marcelo Canal

Líderes das Gerações M se beneficiam amplamente com Mentores da Geração B

9.2
Venha despertar o mentor que há em você
março 30, 2016
9.1
A sua autoridade é identificada pelo seu Perfil Biográfico da Carreira
março 30, 2016
Mostrar tudo

Líderes das Gerações M se beneficiam amplamente com Mentores da Geração B

Site 2 (1)

Vemos que as organizações estão vivendo um novo ciclo de sucessão de liderança, com a chegada da geração M. Com isto, as empresas estão experimentando uma crescente escassez de talentos de alto desempenho em seus negócios. Esta escassez resulta em grande parte do afastamento dos líderes baby boomers se aposentando. A rápida introdução da geração M nas organizações cria um grande gap de talentos disponíveis e este desenvolvimento está mudando completamente as condições do mercado de trabalho em muitos setores. A necessidade de manter a qualidade das lideranças sem prejudicar significativamente a operação poderá ser enormemente apoiada por programas de mentoring em larga escala com mentores veteranos da geração dos Baby Boomers e mentorados da geração M.

As publicações de Bersin “ Previsões para 2014" ³ mostram que as experiências dos mentores ajudam os mentorados rapidamente a darem sentido a suas próprias experiências e desafios. Tanto mentores como mentorados conseguiram dar sentido para suas próprias vidas e para as vidas de seus jovens mentorados e mais, foram capazes de "lidar melhor com os desafios que enfrentam em suas vidas do dia-a- dia."

A sensação de ser mais eficaz

Uma outra pesquisa com 1.504 mentores conduzida pela Associação Americana de mentoring descobriu que 83% tinha ganhado algo pessoalmente da sua experiência de mentoria, incluindo o sentimento de que eles eram pessoas melhores, com maior paciência e um sentimento de eficácia. Outro estudo com professores em New Brunswick, Canadá, chegou-se a conclusões semelhantes. O link é claro e lógico. Se você está ajudando outra pessoa através da mentoria, isto te faz sentir-se melhor sobre o que você pode conseguir do seu próprio trabalho.

Ampliação das percepções sociais – se vê pelos olhos dos outros

A Consultora de carreira Lisa Quast diz que as executivas mulheres que tiveram contato com ela, foram capazes de se ver em uma nova forma de trabalho, depois que atuaram em programas de mentoria. Muitas vezes as executivas que não passaram por experiência de mentoria podem às vezes se sentir isoladas do resto da organização, e ter um mentor ajudou-as a se verem melhor, através dos olhos de alguém em um nível diferente. Disse uma executiva que ela era capaz de ver a percepção de outros refletida nela, através dos olhos de sua mentorada. Mentores também relataram que seus mentorados os ajudaram a ver novas questões na empresa e para novas inspiração para resolver problemas. Vendo-se através dos olhos de outra pessoa.

Cria-se e organiza o seu próprio legado

Todos nós queremos sentir que alguma coisa de nós vive depois que fomos embora. Sendo mentor de alguém, pode-se passar suas idéias, experiências e valores para a próxima geração. É um fato que o programa possibilita que os mentores podem ver os seus valores continuados através de seu mentorado.

É conhecido o relato de grandes líderes que tiveram em sua formação uma importante experiência com mentores. Usain Bolt conta que quando ele era um mero adolescente teve sua primeira experiência com um mentor que até hoje é seu gerente de negócios. Warren Buffett conta que teve um mentor que mais de dez anos depois ainda aplica as sua ideias. Ou mesmo a permanente execução do programa de Benjamin Graham hoje, décadas após a sua morte.

Em uma escala menor, ser mentor de alguém pode garantir que algo da sua visão permanece no lugar e dentro da empresa nas próximas décadas. Se se preocupar com o futuro e o mentor é uma ótima maneira de influenciá-lo.

banner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *