Saiba a diferença entre Mentoring Coaching e o Counselling | Marcelo Canal

Saiba a diferença entre Mentoring Coaching e o Counselling

Slide2Novo
AUTORIDADE PROFISSIONAL – PROGRAMA DE ESTRUTURAÇÃO BIOGRAFIA DE CARREIRA
abril 12, 2016
APP
Ferramentas de gestão – aplicativos para você trabalhar melhor
maio 14, 2016
Mostrar tudo

Saiba a diferença entre Mentoring Coaching e o Counselling

8png

São  técnicas poderosas e  muito utilizadas situações profissionais que  podem alavancar a sua carreira, mas é preciso saber a diferença de  aplicação para tirar o máximo das diferentes abordagens.

 

QI e QE

Coaching  Counselling e Mentoring 

O Coaching tem se mostrado muito valioso como caminho para se progredir na carreira e não só no mundo corporativo. Porém, muitas dúvidas ainda cercam o assunto. É uma espécie de treinamento? Um tipo de pós-graduação? Uma técnica que vai trazer sucesso à vida de qualquer um? Em verdade o  coaching. O coaching tem mostrado suas aplicações em várias situações que exijam progresso de competências e mudanças de comportamento focado e dirigido a este objetivo. Em essência o coaching aborda o treinamento e a aquisição de competências. O coaching pode ter uma abordagem exclusivamente comportamental ou com um entendimento mais amplo como no coaching ontológico que o profissional se preocupa com o significado do novo aprendizado para a vida do coachee. o coach não atua com aconselhamento e nem dá orientações para a carreira.

Geralmente são necessários de seis a dez encontros de uma hora e meia, em média. Um profissional habilitado na técnica pode tornar o programa  bastante proveitoso e pode mesmo alavancar a vida profissional.

Para se tornar um coach, não é necessária experiência anterior, o que democratiza as opções de coaches no mercado. Desde jovens em busca de empreender até pessoas com bagagem acumulada em vários anos de experiência profissional, dispostos a iniciar uma nova etapa em sua carreira.

O Counselling já é uma técnica utilizada para facilitar na tomada de decisões e na busca de alternativas em momentos de dificuldades ou dilemas na carreira. O Counselling desenvolve um processo embasado em metodologias e técnicas específicas e validadas, que leva o cliente a encontrar e a implementar suas próprias soluções

Já para atuar no Counselling é necessário  uma  formação bastante específica e uma certa maturidade ou experiência anterior na área de aconselhamento, o que restringe o número de profissionais disponíveis no mercado. Algumas profissões que formam e oferecem estes profissionais ao mercado está a Psicologia, a Filosofia clínica e abordagens ontológicas. O counselling em muito se aproxima de uma psicoterapia breve.

 

Mentoring

Em sua essência, está vinculada a algum tipo de atividade de orientação capaz de influenciar o sentido de vida e de carreira do mentorado. Portanto em essência da atividade da mentoria está relacionada a um tipo de  orientação do sentido da vida de um mentorado. Independente do tipo de orientação que o mentorado receba, o mentor tem a preocupação de levar seu mentorado a refletir sobre os efeitos de sua orientação no desenvolvimento do sentido de vida de seu mentorado. Independente se a abordagem é de enfoque de relacionado a aquisição de alguma competência, ou do desenvolvimento de alguma habilidade ou mesmo do desenvolvimento  de algum conhecimento. O que vai caracterizar a mentoria de outra atividade como o Coach, o treinamento ou o Counselling de orientação à carreira,  é a preocupação que o mentor tem em sua atividade que é compreender o impacto de sua orientação no sentido da vida do seu mentorado

Por isto que para determinados casos, o mentoring exerce a função de traçar planos para o desenvolvimento pessoal, aplicando o que já acumulou em termos de experiência, junto com as técnicas que aplicará. Um executivo jovem pode ter ambiciosos planos para a empresa em que irá exercer um papel de líder, mas ainda não dispõe da experiência para lidar com alguns fatores que compõem o dinamismo das relações humanas, ou características econômicas que influem em algumas ações dentro da organização.

Algumas vezes um profissional sem experiência ou desconhecendo a cultura de uma organização, para  alcançar o seu objetivo pode esbarrar em possíveis conflitos, externos ou internos, gerados . Nestes casos um mentoring “emprestará” a sua vivência para o jovem entender que determinadas peculiaridades do comportamento corporativo precisam ser desenvolvidas. Neste sentido o mentor traz um amadurecimento e uma ampliação da visão no médio e longo prazos para o seu mentorado.

Por isto que para se tornar um mentor, pode não ser necessário se ter uma longa carreira  mas precisa se ter organizado sua  experiência na forma de um legado. Quer seja esta experiência tendo sido  desenvolvida num setor ou atividade que possibilite a um outro profissional assimilar esta experiência. Isto não necessariamente está relacionado à idade mas ao grau de organização. Um jovem profissional com um experiência em tecnologia pode organizá-la na forma de legado e se tornar um mentor de um profissional mais velho que precisa aprender a navegar em novos aplicativos. Isto pode mudar significativamente o sentido de vida deste profissional que passa interagir num ambiente que antes ele se via restringido. É nisto que fundamentalmente caracteriza o Mentor: Apoio na mudança do sentido de vida.

Desta forma o processo de mentoria é um pouco mais extenso, porque exigirá o compartilhamento e o entendimento do que o mentorado  poderá enfrentar pelo caminho. Até que  possa mostra alguns resultados, porque, além de atingir o resultado desejado, a mentoria solidifica uma cultura positiva no ambiente corporativo.

Para isso, o desenvolvimento da mentoria pode ser melhor estruturada pelo curso de formação em mentoria: O Mentor depois deste treinamento, poderá potencializar a sua especialização pelo Master Mentoring , ingressando numa carreira de Executive Mentoring ou no Life Mentoring que é uma técnica de apoiar o sentido de vida e da carreira do mentorado.

 

As Abordagens diferentemente atendem momentos e situações específicas do profissional.

 1

 

 

O MASTER MENTORING SE DESENVOLVE EM 8 MÓDULOS

O QUE É O SEU PROGRAMA: O Programa de Desenvolvimento de Mentores que estamos trazendo é totalmente inusitado em termos de: metodologia ! conteúdo ! e instrumentos. Ele é inovador no mercado porque Não vamos formar Mentores: E sim, despertar o Mentor que há em cada um de nós! Isto será possível pela forma de organização social do seu relato. Abordaremos 8 tipos de aprendizado!

COMO ESTÁ ORGANIZADO: Serão 8 Módulos, um para cada tipo de aprendizado de vida. Após cada módulo, haverá Duas sessões de supervisão individual : Uma para você relatar a sua experiência sobre o tema trazido no grupo e outra para deixá-la organizada em forma de legado disponível para o aprendizado do seu mentorado.

QUAL O DIFERENCIAL: Com esse diferencial você terá ao final de cada Módulo o seu legado estruturado na formade um capítulo do seu livros de legados e experiências

O QUE VAI GARANTIR: Isto vai garantir a reprodução desta sua experiência na atividade com o seu mentorado

QUE EVIDÊNCIAS: Estaremos incluindo a assessoria editorial para que você o final do Programa poder ter editado na forma de um ebook este seu legados e experiências aprendidas.

Venha fazer parte desta nova onda de compartilhamento da experiência como forma de conhecimento!

Veja mais em: http://marcelocanal.com.br/2016/03/30/venha-despertar-o-mentor-que-ha-em-voce/#sthash.YYQ2HqP6.dpuf

banner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *