Trabalhar em atividade alinhada por propósito é a razão de toda carreira de sucesso | Marcelo Canal

Trabalhar em atividade alinhada por propósito é a razão de toda carreira de sucesso

Dia das Mães 3
O que a filha quer esquecer a neta há de lembrar
maio 9, 2020
Tomar o Pai
Sabe quais são os atributos do pai para a formação da individualidade do ser humano?
setembro 4, 2020
Mostrar tudo

Trabalhar em atividade alinhada por propósito é a razão de toda carreira de sucesso

propósito e Sucesso

Quando profissionais e empresas convergem em seus propósitos então a energia e a motivação são altas e ambos se  ajudam a manter relações fortes.

Isto porque  quando se tem um propósito na vida, uma razão para o que se alcançar então o trabalho torna-se fonte de realização. Por isto não basta se empenhar para se atingir grandes resultados, para se realizar uma carreira de sucesso. É preciso que se tenha um sentido de orientação para aquilo que o faz feliz. A busca de sucesso não leva a felicidade, mas a busca de um propósito de felicidade leva ao sucesso.

Isto acontece porque são os valores de um propósito que agem como a força motriz impulsionando o profissional para a sua realização. Quando há uma finalidade maior então o trabalho é mais motivador e o tempo que se dedica ao trabalho se torna interessante a prazeroso. Para quem está dando os seus primeiros passos na carreira ou mesmo para um profissional que está lidando com as fases de seu  crescimento profissional, deve pensar antes de tudo no propósito que pretende alcançar com seu trabalho. A definição desta finalidade da sua atividade é que lhe permite compreender  como se dedicar ais passos de sua realização em qualquer atividade.

Também as empresas isto funciona assim. Além da missão, da visão e dos valores, as organizações devem ter um propósito maior do que apenas  gerar lucros para seus acionistas. Deve-se ter uma finalidade que estimule seus colaboradores, clientes e fornecedores na busca desses objetivos mais amplos. Isso não quer dizer que a busca de resultados  financeiros não importem. Mas o que  importa é o que se faz com os resultados. De fato, quando se busca  um propósito, então mais que geração de lucros, a  empresas perdura e supera crises e incertezas porque busca prosperidade.

A razão pela qual o propósito  é tão poderoso em nossa carreira, é porque ele é impulsionado pelos nossos valores mais profundos, a  base do que verdadeiramente acreditamos ser o correto a se fazer e aquilo que vale a pena se dedicar.

Desta forma  quando profissionais e empresas convergem em seus propósitos então a energia e a motivação são altas e ambos se  ajudam a manter relações fortes.

Neste momento aqueles que vão superar mais rapidamente a atual crise, serão aqueles que se pautarem por um propósito e uma finalidade mais ampla como caminho para a superação. Temos visto que choque de gestão, o conhecido turnaround sem propósito é responsável por inúmeros burnouts com graves consequências para as equipes e empresas.
Os valores dão sentido  e direção ao propósito, criam  a lógica do esforço e da  tomada de decisão profissional na carreira.  O propósito forma e dá a identidade profissional para a carreira. É a bandeira  que os grandes líderes usam para estimular as pessoas a agir de forma coerente e decisiva, inovar e construir relacionamentos de alta qualidade. Os propósitos é que vão  aumentar os lucros – se é perseguido por sua própria causa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *