O que você precisa saber para dar um segundo passo no seu processo de recolocação
Você sabia que 52% das vagas não são divulgadas e se encontram “escondidas nas áreas das empresas e não são ativamente divulgadas no mercado? Na maioria das vezes elas são preenchidas por indicações internas. Quando isto acontece, o índice de adesão do novo funcionário na empresa é muito alto. Isto porque o novo profissional já vem meio integrado através do membro do time que o indicou.
Outras vezes, as vagas ainda se encontram em fase de maturação e definição interna pela área requisitante, por isto ainda nem foi para a área de Recrutamento e Seleção da empresa.
Mas agora se você está realmente se dedicando na busca de uma nova colocação no mercado, então você precisa considerar que esta sua atividade possui três vias de acesso ao mercado. Trata-se de três vias para você prospectar vagas para o seu perfil no mercado trabalho. Veja como elas funcionam:
- A Primeira Via
Está é a via de busca que se faz em todos os meios de acesso e de divulgação de vagas no mercado á exemplo de Sites de vagas, Headhunters, sites de divulgação que as áreas de Rh das empresas se utilizam.
Esta via de acesso ao mercado exige muita disciplina e vigor. Na medida que todos que estão buscando posições se utilizam desta via, a concorrência aqui é alta e é preciso se ter muita disciplina para se cumprir suas metas diárias. Normalmente aqui se precisa superar alguns paradigmas de entendimento sobre este trabalho. Muita gente pensa que estar desempregado é como tirar férias. Não saia de férias! O fato de se estar desempregado não significa que você pode encaixar esta sua atividade a qualquer hora. Tirar férias num momento como este pode ser causador de enorme atraso na sua recolocação. A energia do trabalho deve ser empreendida ao máximo . É preciso se definir entre 6 à 8 horas de dedicação para se realmente colher algum resultado deste trabalho. Pois, se sabe que o índice de retorno esperado nesta via para você conseguir ser chamado para a próxima etapa, a entrevista, é apenas 2%. Mas ainda assim, disto vai depender da sua eficácia neste mercado de recolocação.
- A Segunda Via
Esta é a via que você faz através de seu relacionamento. É muito mais do que network. Esta via está relacionada nas suas relações de confiança. Não se trata absolutamente de se pedir emprego para os seus amigos. Trata-se de buscar pessoas chaves para fazerem a indicação de seu perfil no mercado e contato delas; esta é a chamada via do Key guys. Numa entrevista de trabalho leva mais vantagem o candidato que conhece quem possa abrir a porta do local de trabalho para ele, do que aquele que mandou um bom currículo, mas que não conhece ninguém que possa ajudá-lo nisso. O que funciona é o relacionamento e a indicação multiplicadora que farão do seu perfil. Apesar de se basear em relações menos formais e de amizades, é preciso se ter uma certa formalização nos contatos. Como pedir para ser colocado em cópia no e-mail que eventualmente será indicado pelo seu amigo. Assim se consegue saber se de fato o prometido foi cumprido e além disso, você poder se preparar no caso de um retorno. Temos sempre que melhorar na eficiência desta via de acesso. Apesar de você aqui sempre depender da agenda do outro, deve-se ter aqui estabelecido uma meta de contatos para se cumprir na semana. A sabedoria nesta via é saber aproveitar o máximo o tempo disponível para se dedicar à fazer estes contatos agora, sabendo que num prazo muito curto vai se cai no esquecimento. O índice de retorno dos esforços realizados por essa via que significa você ser chamado para uma entrevista, é de um pouco mais de 10%.
- A Terceira via
Este é o caminho que você dribla a concorrência. Ele dá muito trabalho. Mas aqui, o índice de retorno de você estabelecer um contato efetivo e ser chamado para uma entrevista é superior à 30%. Isto porque nesta via seus esforços estão baseados no seu expertise e na sua experiência profissional. Para isto você precisa se apresentar no mercado com um perfil de alta performance e especializado. Você aqui deve estrar voltado para a solução dos problemas da sua área de especialização. É aqui que você acessa as posições das 52% das vagas “escondidas”. Nesta via não se consegue fazer 100 contatos por semana. Justamente por se encontrarem escondidas, você não vai encontrar esta vaga abertas e divulgadas nos canais de vagas do mercado. Mas no caso das vaga divulgadas, além de responder ao preenchimento normal para candidatar-se, você vai ainda buscar estabelecer contato com o responsável da área requisitante. ou seja, seu futuro chefe. Mesmo que ele te redirecione para o RH da empresa, você já chegará na área de recrutamento pela via interna da empresa. Nesta terceira via além do seu Currículo, você sempre deve incluir na sua carta de apresentação profissional, o seu perfil da alta Performance voltado para soluções. muitas vezes o líder da área está precisando encontrar sua solução rapidamente uma vez que se esgotaram os recursos buscando candidatos via indicações internas. A sua apresentação deve estar baseada em números que quantifiquem o seu resultado para a empresa. Sua postura aqui, deve ser a de um verdadeiro prestador de serviços para a empresa. Como um consultor, você tem a expertise para localizar a dor do “cliente” e mostrar que sabe tirá-lo desta situação rapidamente. Neste caso a sua abordagem precisa ser para o responsável da área. A maior eficácia desta via é justamente poder encontrar as posições que ainda não foram divulgadas no mercado, pois a área requisitante ainda está prospectando em suas listas de indicações internas e muitas vezes esta posição ainda nem foi solicitada para o RH da empresa. O cuidado aqui é que não se deve encher a caixa de e-mails do líder que você descobriu mas encontrar cuidadosamente o meio de entrar na agenda dele para uma entrevista. Principalmente quando não existe ainda nenhum tipo de relação sua com ele.
Então veja, Cada via tem na sua na abordagem uma forma distinta de se administrar resultados e eficiência. Cada uma das três vias impactam diferentemente e decisivamente o seu sentido de vida e de sua carreira. Portanto a escolha de condução por uma via ou outra, neste mercado, deve ser uma consequência do seu sentido de vida daqui para frente. Sim por que o trabalho de recolocação é uma das tarefas de maior exigência de concentração e disciplina. Diferente de qualquer outra atividade, aqui o trabalho só avança quando você se dedica diretamente sobre ele. Por mais que você possa contratar um Headhunter o trabalho é seu. Não há no mercado a atividade do coach de recolocação muito disponível. Então você tem que caminhar sozinho. Aqui, o Burn out não é causado pelo excesso de trabalho, mas ao contrário, o estresse ocorre quando você não esteve dedicado com todo o seu vigor necessário.
Agora, quando você faz um balanço daquilo que você tem desenvolvido como o seu perfil e compara com as exigências de especialização que caminha o mercado de trabalho para os próximos anos. É inevitável que você aprenda a prospectar posições na terceira via. Sem tirar os olhos da Primeira e da segunda via pois é de lá que sairá as indicação de vagas e posições para você se apresentar como um solucionador de problemas como é no caso pela terceira via.
Este é o nosso Passo II da nossa série dos Sete passos para a sua recolocação efetiva.
O passo II é esta etapa da Prospecção efetiva do seu Perfil diferenciado no Mercado. Para que você consiga encontrar posições perfeitamente alinhada ao seu Perfil, você precisa apresentar juntamente com o seu currículo, o seu perfil de alta performance e comprovar as sua realizações e resultados.
Se você quiser de aprofundar no seu perfil de alta performance faça seu mapeamento grátis em nosso site de gerência d carreira.
Acesse: http://sistemanh.com.br/pacote/idpacote/1
Marcelo Canal