Quando não se tem mais por onde mexer em custos, preço, taxas cambiais e atrativos de mercado, são as pessoas que nas empresas vão garantir os resultados através de melhoria da produtividade.
Portanto, neste cenário de cortes e de redução de investimentos todos devem se responsabilizar pela gestão das equipes, para garantir produtividade e melhorar assim os resultados. É a produtividade das pessoas que poderá contribuir com os resultados da organização.
Se cabe ao RH otimizar os processos para não se perder preciosos talentos cabe aos líderes e gestores otimizar o relacionamento das equipes e manter a motivação e o foco nos resultados do negócio. Em ambientes estáveis, muitas vezes, não se consegue ousar e já na crise, é preciso se buscar mudanças ousadas e inovadoras.
Para isto as pessoas precisam estar abertas para encontrar novas mudanças e oportunidades que as crises trazem. As pessoas precisam conseguir enxergar espaços e brechas para se renovar a buscar novas formas para se atingir objetivos.
A forma como as pessoas encaram as situações de crises é fundamental e é ela que pode fazer toda a diferença se a pessoa vai ou não enxergar brechas e oportunidades novas.
Basicamente todos nós temos dois padrões de percepção: – Um padrão fixo e um padrão dinâmico.
Tudo depende de sua percepção ou melhor dizendo, do seu estado mental. O modelo de percepção mental em que a pessoa está estabelecida permitirá que ela aceite a mudança e encontre novas brechas de oportunidades de desenvolvimento e aprendizado. Pois é o que você acredita sobre si mesmo e sobre suas habilidades que determina a forma como aprende diante do novo, bem como você vai atingir o seu sucesso.
Basicamente todos nós temos dois padrões de percepção: – Um padrão fixo e um padrão dinâmico. Um que gera crise e outro que nos estimula à mudanças. Se percebemos algo que nos atinge em nosso padrão fixo, então reagimos com resistência à mudanças. Mas se algo acontece que é percebido pela nossa área dinâmica então decorre daí um estímulo para a aprendizagem e o crescimento.
Se a mudança atinge a área da pessoa que está estabelecida em seu padrão de modelo fixo de percepção então se recebe mudanças como crise e ameaças, mas se a mudança atinge a nossa área que está estabelecida em seu padrão dinâmico de percepção, então percebemos a mudança como oportunidade e estímulo para buscar novos aprendizado.
Isto fará total diferença no resultado da performance e do estímulo da criatividade e da produtividades dela e da equipe. Então você poderá ampliar muito a sua percepção de brechas e oportunidades se transformarmos padrões fixos em padrões dinâmicos para você. E assim passará a criar soluções novas diante das mudanças transforando crises e incertezas em oportunidades de aprendizado.
Descubra como é o seu funcionamento de padrões fixos e padrões dinâmicos da sua percepção e consiga aumentar seu campo de aprendizagem e minimizar a sua resistência à mudanças.
Faça seu login e acesse o sistema NH de mapeamento:
E Faça parte do nosso radar de talentos
Acesse nosso sistema de mapeamento de talentos de alta performance de graça.
Se você gostou deste artigo ou tem perguntas, envie uma mensagem logo a baixo, que um de nossos profissionais vai ter o maior prazer em responder:
ou coloque seu e-mail para enviarmos novos artigos para você.
E se quiser saber mais sobre esse assunto, baixe aqui o nosso e-book :
Liderança Perfil de Equipes Altamente Produtivas.
E Faça parte do nosso radar de talentos
Acesse nosso sistema de mapeamento de talentos de alta performance de graça