“A empresa também deve estar à serviço de uma missão. Se não existe um propósito maior, o sucesso não se estabelece. Pois, toda prosperidade existe para servir à vida.” Mentoria Sistêmica de Carreira Marcelo Canal
Depois de trabalhar com comprometimento total pela empresa e zero para você ou ter mudado constantemente de área sem estabelecer a trilha da sua rota profissional, ou ter gastado o mínimo do tempo possível para fazer a gestão da sua carreira e ter deixado que a empresa se preocupasse com a sua promoção; até porque um profissional dedicado nunca tem tempo para refletir sobre o que está fazendo da sua vida e do seu trabalho.
Então você precisa construir urgente o seu plano B criar uma referência forte como autoridade do seu nicho de mercado.
Isto porque o mundo e o mercado de trabalho mudaram. As gerações mais novas já sabem disso apenas precisam ser rapidamente se orientar para construírem a sua autoridade em cima de resultados. É claro que nenhuma empresa ou instituição ensina o profissional a fazer a gestão de sua carreira. Isto não se aprende em nenhuma faculdade. Para a empresa só interessa o chamado coach de resultados. É na mentoria que você aprende a fortalecer o propósito de sua atividade profissional, se apropria da gestão da sua carreira e cria para si uma autoridade no nicho de seu expertise.
Estas são algumas dicas “ anti-frustrações” que compõe as lições para você não cair em armadilhas e ter desilusões na sua carreira.
Ao longo da carreira você precisa construir a sua pirâmide de autoridade. Na base estão todos os profissionais comuns. Este é o lugar do anonimato onde se encontram todos que não cuidam da sua identidade profissional. Trabalham para uma organização e sua autoridade independente do nível hierárquico, da área de especialidade ou do tempo de experiência está vinculada à organização que se trabalha.
O processo de construção de sua autoridade é um caminho que você faz ao longo da sua biografia que passa por etapas de construção da sua marca pessoal. E nem sempre ela está clara desde o início. Algumas vezes ela se inicia pelas oportunidades que se abrem para você no mercado de trabalho e aos poucos você vai descobrindo o seu jeito próprio de fazer acontecer. Outras vezes como no caso de algumas carreiras como na advocacia, logo se precisa colocar o nome na frente da profissão e você já sai fortalecendo o nome pelas peculiaridades de seu expertise. Na advocacia o nome do escritório é o nome do profissional. Isto garante ao profissional sair do anonimato, mas os profissionais que trabalham para a sua organização fortalecem a sua marca do nome do escritório, mas não a marca do executivo.
Por mais que você tenha uma boa formação, tenha um MBA ou um cargo de responsabilidade, isto é apenas parte da sua identidade profissional. A Formação é a parte formal da sua carreira. Ela que lhe garante as credenciais para ocupar cargos. Mas a garantia de resultados depende de outros aspectos do perfil do profissional. E isto tem mais a ver com suas habilidades emocionais e sociais para que ele consiga gerar resultados. Este é o segundo nível de sua autoridade.
Em muitos casos, no processo de construção de uma carreira o profissional passa a desenvolver uma forma peculiar e própria de realizar seus talentos. Assim aos poucos seu diferencial passa a caracterizar sua expertise como uma marca pessoal. “Tem profissional que acha que, ao descobrir uma forma peculiar e genuína de realizar sua atividade, já ganhou a guerra. Não é bem assim” Exemplos não faltam. Em que o nome de um líder acaba caindo no esquecimento depois de tantos anos de dedicação e empenho. Os grandes líderes mundiais – os que nos inspiram e nos comovem – são pessoas que assumiram um propósito nobre. Ao atuar para atingir o seu propósito, eles despertaram o apoio dos outros que, então, se inspiraram neles para também agir. Os líderes mais inspiradores não lideraram por intermédio da força, mas pela vontade de servir e pelo senso de propósito. Portanto a autoridade não se impõe, ela se conquista através da recomendação daqueles que obtiveram o êxito em suas vidas através de sua contribuição. É um renome que se passa a ter pelo benefício propiciado às pessoas que obtiveram a sua ajuda.
O que nos mostrar no último estágio da pirâmide da autoridade é que os bens atingíveis adquiridos pelo resultado de conhecimento, transformado em seu não é o mais valoroso. E sim, o poder de influência as relações dentro do seu ecossistema. Por isso que todos os grandes líderes no auge de sua autoridade se tornam mentores beneméritos.
Neste último estágio da construção da sua pirâmide de autoridade está o seu propósito de ser uma fonte rica e contínua de inspiração para outros. Quando essa ação encontra um sentido e um valor como finalidade de seu negócio todas as barreiras e obstáculos são superados.
“O melhor legado que a construção de uma autoridade realiza é deixar uma nova geração de novas autoridades!
Sou Marcelo H Canal e atuo como mentor do programa Mentoria Sistêmica para empreendedores. Trata-se de um programa baseado nos +20 anos de prática, atuando como líder de RH em empresas como Pirelli, Cia Hering, Natura e Grupos de Saúde. Sempre buscando pessoas que queiram realizar propósitos nas organizações.