A sua carreira está no divã ? Então aprenda as lições para não cair mais em armadilhas e evitar desilusões com a sua realização profissional | Marcelo Canal

A sua carreira está no divã ? Então aprenda as lições para não cair mais em armadilhas e evitar desilusões com a sua realização profissional

você é um profissional que precisa partir urgente para o seu plano B e criar uma autoridade no seu nicho de mercado?
dezembro 16, 2016
Veja como firmar a sua autoridade perante o seu nicho de mercado?
dezembro 21, 2016
Mostrar tudo

A sua carreira está no divã ? Então aprenda as lições para não cair mais em armadilhas e evitar desilusões com a sua realização profissional

Você tem trabalhado com comprometimento total para a empresa e zero para você? Ou tem mudado constantemente de área sem estabelecer a trilha da sua rota profissional? Gasta o mínimo do tempo possível em fazer a gestão da sua carreira e deixe que a empresa se preocupar com a sua promoção? Até porque o  profissional dedicado nunca tem tempo para refletir sobre o que está fazendo da sua vida e do seu  trabalho.

Mas o mundo do mercado de trabalho mudou muito nos últimos tempos. Os jovens da mais novas gerações já sabem disso apenas precisam ser rapidamente orientados para construírem as sua autoridade em cima de resultados.  É claro que nenhuma empresa ou instituição ensina o profissional a fazer a gestão de sua carreira. Isto não se aprende em nenhuma faculdade. Para a empresa só interessa o chamado coach de resultados. É na mentoria que você aprende a fortalecer o propósito de sua atividade profissional,  se apropria da gestão da sua carreira e cria para si uma autoridade no  nicho de seu expertise.
Ao longo da carreira você precisa construir a sua pirâmide de autoridade. Na base estão todos os profissionais comuns. Este é o  lugar do  anonimato onde se encontram  todos que não cuidam da sua identidade profissional. Trabalham para uma organização e sua autoridade independente do  nível hierárquico, da área de especialidade ou do tempo de experiência está vinculada  à organização que se trabalha.

 

autoridade-biogafica

O processo de construção de sua autoridade é um caminho que você faz ao longo da sua biografia que passa por etapas de construção da sua marca pessoal. E nem sempre ela está clara desde o início. Algumas vezes ela se inicia pelas oportunidades que se abrem para você no mercado de trabalho e aos poucos você vai descobrindo o seu jeito próprio de fazer acontecer. Outras vezes como no caso de algumas  carreiras como na advocacia, logo se precisa colocar o nome na frente da profissão e você já sai fortalecendo o nome pelas peculiaridades de seu expertise. Na advocacia o nome do escritório é o nome do profissional. Isto garante ao profissional sair do anonimato, mas os profissionais que trabalham para a sua organização fortalecem a sua marca do nome do escritório, mas não a marca do executivo.

Ainda como uma circunstância ou por exigência da própria atividade o profissional passa a  buscar um aprofundamento em alguma especialidade. Neste momento passa a orientar a sua carreira para um determinado fim e passa a ser identificado por essas novas credenciais  e só quando o profissional passa a ser reconhecido pelos seus resultados é que por fim surge o seu expertise. Neste momento a identidade do profissional passa a ser o caracter de diferenciação de sua atuação. Ou seja o mercado passa a reconhecer sua maneira peculiar e genuína de atuação .

Por mais que você tenha uma boa formação, tenha um MBA ou um cargo de responsabilidade, isto é apenas parte da sua identidade profissional. A Formação é a parte formal da sua carreira. Ela que  lhe garante as credenciais para ocupar cargos. Mas a garantia de resultados depende de outros aspectos do perfil do profissional. E isto tem mais a ver com suas habilidades emocionais e sociais para que ele consiga  gerar resultados. Este é o segundo nível de sua autoridade.

Portanto pode-se dizer que há  uma grande diferença entre créditos e credenciais de uma carreira. Os  projetos de felicidade que compõem o imaginário de quem busca realizar uma carreira bem sucedida, precisa até certo ponto  buscar a força de sua marca pessoal, como uma referência forte no seu segmento.

Em muitos casos, no processo de construção de uma carreira o profissional passa a desenvolver uma forma peculiar e própria de realizar seus talentos. Assim aos poucos seu diferencial passa a caracterizar sua expertise como uma marca pessoal. “Tem profissional que acha que, ao descobrir uma forma peculiar e genuína de realizar sua atividade, já ganhou a guerra. Não é bem assim” Exemplos não faltam. Em que o  nome de um líder acaba caindo  no esquecimento depois de tantos anos de dedicação e empenho. Os grandes líderes mundiais – os que nos inspiram e nos comovem – são pessoas que assumiram um propósito nobre. Ao atuar para atingir o seu propósito, eles despertaram o apoio dos outros que, então, se inspiraram neles para também agir. Os líderes mais inspiradores não lideraram por intermédio da força, mas pela vontade de servir e pelo senso de propósito. Portanto a  autoridade não se impõe, ela se conquista através da recomendação daqueles que obtiveram  o êxito em suas vidas através de sua contribuição. É um renome que se passa a ter pelo benefício propiciado às pessoas que obtiveram a sua ajuda.

 

Sabe-se que os ativos de uma marca podem ser tangíveis e intangíveis. Já o Brand Equit. não pode ser medido pela imagem, personalidade, força ou atração que uma marca exerce. Para se chegar ao denominador comum, é recomendado que se  divida o valor da marca (intangíveis) pelo valor real do negócio (tangíveis). Segundo especialistas, a Tam possui valor patrimonial é 2.6 vezes maior que o de mercado. e a Natura apresenta 16.6 vezes mais valor intangível do que tangível.

Isto que nos mostrar que  o último estágio da pirâmide da autoridade não estão os bens atingíveis adquiridos pelo resultado de sdo produto formado pelo seu conhecimento. Mas pelo poder de influência das suas  relações. Por isso que todos  os  grandes líderes se tornam mentores beneméritos. Assim como toda carreira termina como mentor capaz de influenciar as pessoas atingirem resultados para suas vidas. E, assim, o legado deixado por eles continua a influenciar nosso modo de pensar e de agir no mundo.

Neste último estágio da construção da autoridade o  propósito deve ser o de proporcionar uma fonte rica e contínua de inspiração para outros. Quando essa ação  encontra um sentido e um valor, todas as barreiras e obstáculos são superados.

“O melhor legado que a construção de uma autoridade realiza é deixar uma nova geração de novas autoridades pronta para assumir novas responsabilidades.

O maior legado de uma autoridade é o resultado daquilo que realizamos, ou aquilo que somos. É isto que  permanecerá como a verdadeira marca de nossa existência. Essa marca  permanecerá, seja no mundo físico, como um bem; um produto, uma empresa, um patrimônio, um livro; ou mesmo no mundo não-material, no coração e na cabeça das pessoas que nos conheceram ou pessoalmente ou pela nossa reputação.

Sou Marcelo H Canal e atuo como  mentor do programa Mentoria Sistêmica para Empreendedores. Trata-se de um programa baseado  nos +20 anos de  prática, atuando como líder de RH em empresas como Pirelli, Cia Hering, Natura e Grupos de Saúde. Sempre buscando pessoas que queiram  realizar propósitos nas organizações.

Inscreva-se agora e passe a realizar a solução para a realização do seu Plano B em 2017

inscreva-se-no-mse2017

Venha construir a sua autoridade para o seu nicho de mercado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.