Felicidade Corporativa: O jeito FIB de ser feliz  | Marcelo Canal

Felicidade Corporativa: O jeito FIB de ser feliz 

A Mentoria Sistêmica no atual processo do complexo do mercado de colocação profissional: Mudanças de paradigmas do Desenvolvimento de Carreira
junho 14, 2023
FORMAÇÃO EM MENTORIA SISTÊMICA APLICADA A JOVENS
setembro 13, 2023
Mostrar tudo

Felicidade Corporativa: O jeito FIB de ser feliz 

Veja como o Sistema FIB felicidade & Propósito se integra ao Modelo PERMA-E de Martin Seligman e garante o acompanhamento dos indicadores de felicidade corporativa.

O FIB Felicidade e Propósito é um indicador sistêmico da felicidade, que mostra que o sucesso não garante a felicidade, mas a felicidade garante o sucesso.

Durante muitos anos a felicidade esteve fora das metas de realizações profissionais e menos ainda presente nos objetivos corporativos como base para se gerar resultados. Hoje, cada vez mais estudos mostram a importância de se estar bem e feliz para se alcançar resultados em qualquer âmbito da vida. De acordo com a Harvard Business Review, a produtividade é 18% menor entre colaboradores infelizes; mesmo a  infelicidade também gera 16% a menos de lucro, como também eleva em 49% os acidentes no trabalho e gera um aumento de 37% o absenteísmo. Desta forma, podemos ver como a felicidade como um fator complexo dos indivíduos, afeta profundamente tanto o ambiente corporativo como toda a vida dos colaboradores..

Foi pensando nisto que o Sistema FIB como indicador de desenvolvimento sustentável criou um modelo que cuida do bem estar, e da busca de realização e propósito tanto para indivíduos grupos e organizações. Trata-se de uma abordagem sistêmica que olha para o indivíduo como um todo e está estruturado por quatro dimensões.: A dimensão física, isto é a saúde e o bem-estar capaz de gerar energia e vigor para os indivíduos, a dimensão mental, capaz de criar engajamento e clareza, a dimensão anímica que é a base das relações positivas com vida e com as pessoas e a dimensão espiritual, que nos dá um sentido de vida e a busca de propósito.

Essas quatro dimensões do FIB se integram ao modelo de felicidade criado por Martin Seligman e incluem um aspecto interno e externo. para aquilo que se definiu como modelo PERMA-E: isto é, as Emoções positivas, o Engajamento, as Relações positivas, o Propósito, a Ancoragem e o Entorno, como o mais recente aspectos incluído  devido a velocidade com que o ambiente tem se alterado após a pandemia. .

O Sistema FIB permite fazer o acompanhamento de forma ampla e segura do desenvolvimento de colaborador e de equipes de trabalho, de forma dinâmica,  ajudando as lideranças no acompanhamento dos resultados alcançados. Outro aspecto importante é que o acesso via web possibilita que um grande número de pessoas possam ser acessadas de forma ágil e fácil ao mesmo tempo que todos os dados possam ser imediatamente monitorados e analisados, trazendo agilidade e rapidez em ações corretivas das lideranças com suas equipes mesmo distantes geograficamente.

O Sistema FIB Felicidade e Propósito é designado para empresas e organizações orientadas por propósito ou seja Empresas do Sistema B. Isto significa dizer que agora as empresas conseguem acompanhar o desenvolvimento de suas equipes através de uma abordagem integrada entre o pessoal e o profissional e o assessment do Sistema FIB felicidade e propósito consegue identificar para o colaborador o seu propósito de realização nas atividades de seu trabalho,. O Programa age como um  estímulo para dar sentido ao trabalho de tal forma que eventuais fatores externos não atuem como obstáculos mas desafios de superação.. O sistema permite se compreender os diferentes tipos de propósitos e o tipo de trilha mais propícia em sua busca profissional .

O Sistema FIB permite fazer o acompanhamento de forma ampla e segura da jornada do colaborador ajudando-o a programar suas metas e objetivos de realização. Outra grande vantagem desta abordagem é que se diminui drasticamente a rotatividade do turnover voluntário.

E quando falamos da busca de propósito de vida, a jornada do colaborador requer cuidados e uma atenção ainda mais individualizada das lideranças.

Veja também:

Trabalhar em atividade alinhada por propósito é a razão de ser de toda carreira de sucesso 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.