O fato da constelação atuar no campo mórfico genético ( memória familiar) todos que fazem parte da família passam a ser influenciados pela constelação. Isto é de tal forma que assim que se toma a decisão para se realizar uma constelação, um certo âmbito do campo sistêmico, chamado “mundo das intenções”, passa a dirigir insights para que o trabalho da constelação possa ocorrer.
Neste sentido, há a possibilidade de se iniciar uma nova dinâmica da compreensão do sentido da vida, já a partir da decisão de se realizar uma constelação. Uma nova perspectiva, passa a revelar conteúdos como numa preparação para a constelação que até então eram desconhecida por nós.
As imperfeições em nosso desenvolvimento muitas vezes podem nos levar a buscar dores e sofrimentos como uma certa fidelidade ao nosso passado. E com os trabalhos das constelações podemos acessar a permissão para seguirmos em frente honrando o nosso passado mas livres para seguir.
É de tal forma que, na medida que damos lugar e passamos a iluminar os sofrimentos e dores ocultadas de nosso sistema, nós incondicionalmente trazemos luz e calor à nossa história familiar. E na medida que nós nos libertamos do nosso sofrimento, nossa presença, simultaneamente, liberta os outros membros de nosso sistema para também seguirem em frente em suas vidas e brilharem também, e então deixamos a luz da prosperidade de nosso propósito passar a brilhar.
Desta forma, é importante acompanhar alguns movimentos que acontecem após a sua sessão de constelação. Isto porque a constelação familiar, é uma cirurgia anímica. Assim é importante que você tenha certos cuidados pré e pós-operatórios. Por isto, é possível que você possa sentir um certo cansaço ao término da sessão.