Ganhe a confiança do seu entrevistador e ele te abrirá todos os segredos da vaga e ela será sua! | Marcelo Canal

Ganhe a confiança do seu entrevistador e ele te abrirá todos os segredos da vaga e ela será sua!

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Ganhe a confiança do seu entrevistador e ele te abrirá todos os segredos da vaga e ela será sua!

Desfaça o  mito das entrevistas de seleção e mude de papel na regra do jogo da entrevista !  E disto depende da sua  habilidade para virar de lado da mesa !

Na verdade as empresas contratam por competências, mas elas demitem por relacionamento. Sim, 80% das empresas demitem profissionais por conflitos de relacionamentos. Outra informação é que hoje sabemos que 85% das pessoas deixam os chefes e não as empresas que trabalham.

A Revista VOCÊ S/A trouxe recentemente um artigo mostrando que 80% das demissões hoje em dia são por problemas comportamentais e apenas 13% por problemas técnicos. Mas o pior é que segundo a pesquisa 65% dos profissionais não receberam o feedback adequado sobre qual o motivo real de sua saída, e eles saem do emprego achando que foram demitidos por falta de atualização e redução do quadro, mas não por problemas comportamentais. Logo o novo funcionário também não saberá por que está entrando e o funcionário que se desligou sem saber porque foi demitido com certeza, realizará os mesmos erros novamente no próximo emprego.

E mais, você sabia que na hora da recontratação, em mais de 87% das entrevistas os entrevistadores não abrem para o candidato o real problema que levou a empresa a ter que  buscar um novo profissional? Isto ocorre pelo fato de que na maioria das vezes, é constrangedor para o entrevistador seja ele headhunter ou funcionário da empresa, abordar o real motivo que levou a empresa a precisar de uma nova contratação. Na maioria das vezes decorre da falta de políticas adequadas para gerir talentos, da falta de planos de retenção e banco de talentos, de cortes sem critérios para redução de custos. Outras vezes por problemas de relacionamentos com as lideranças e a tentativa de resolver problemas graves de inadequação de políticas de gestão de pessoas. Esses são alguns dos problemas que nunca são realmente explicados para  os candidatos durante as entrevistas. E eles só ficará sabendo quando entram na empresa.

Mas você pode mudar isso, alterando a regra deste jogo. Mas para isto, só se você conseguir ganhar a confiança do seu entrevistador para ele abrir para você os “segredos” da vaga. Você precisa ter muita habilidade para virar o jogo. E como fazê-lo sem ser arrogante ou presunçoso?

O segredo está no poder da atitude certa ! Para isto,  procure pensar que o entrevistador está com um enorme problema para resolver, mas ele não pode expor abertamente o problema porque  se ele o fizer,  ele expõe o seu cliente e a empresa. Então ele fica o tempo todo te investigando com perguntas indiretas, tentando saber se você  tem a solução que ele precisa.

Não seria muito mais fácil se ele abrisse o jogo com você? Mas isto só de fato acontece se você se mostrar com uma atitude de um verdadeiro solucionador dos problemas da sua área de expertise. E isto pode não ser tão simples assim. Isto porque geralmente o entrevistador só te apresenta o lado bom da empresa para te atrair para a vaga. E para você entender realmente o que ele está procurando saber de você depende de sua habilidade na entrevista.

Para ser reconhecido como um solucionador de problemas para a empresa, você precisa falar daquilo que  você tem realizado para as empresas através da sua profissão. Apresente as habilidades que possui para isto. Esta atitude tem o poder de resolver o desconforto da situação da entrevista para você além de deixar o entrevistador mais à vontade para falar dos problemas da área. Se você passa a se preparar para as suas entrevistas desta maneira, então elas ficam muito mais objetivas e você passa a se sentir muito mais estimulado para entrar nas entrevistas com o entusiasmo para falar de suas experiências. Você precisa  transitar de um assunto para outro  com muita tranquilidade porque  são as suas experiências e suas qualidades que devem ser apresentadas e elas você tem o pleno domínio.

Hoje em dia se fala muito das chamadas entrevistas por competências, considerando que as competências são essenciais para o cargo. Isto é relativo, porque competências se aprende e se desenvolve e as habilidades sociais exige maturidade e experiência. Na verdade as demissões ocorrem por problemas de relacionamentos e apenas 13% por problemas de competência técnica.

O melhor desta siituação é o fato de que o poder de mudar a regra deste jogo está nas tuas mãos. Você precisa equacionar essa situação da saia justa do seu entrevistador e abrir este espaço na entrevista para o entrevistador abrir para você o real problema do cliente dele. Isto é muito mais do que ficar na entrevista discorrendo sobre os êxitos de suas competências

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Nh

 

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