Se mais de 52% das vagas que se abrem não chegam ao mercado por estarem “escondidas” nas áreas sendo recrutadas internamente, então mude a sua estratégia e aprenda como acessar a área requisitante e fale diretamente como o seu futuro gestor.
Mas para isto precisa ir muito além das vias normais de se buscar oportunidades, em sites de divulgação de vagas, headhunters ou as áreas de divulgação do RH das empresas. E isto não significa absolutamente pedir emprego para os amigos. É preciso inovar nas suas buscas!
A virada desta estratégia está baseada na apresentação do seu perfil alta performance. Aquilo que você mais sabe fazer e entregar. Trata-se de caminhar por uma via de comunicação direta com o gestor, capaz de driblar toda a concorrência que fica esperando pela oportunidade, até que ela aparecer no site da empresa, ou na divulgação do headhunter. Estas abordagens são importantes mas, ela são apenas uma consequência quando a primeira via foi esgotada.
A eficácia maior desta nova abordagem é poder encontrar posições que ainda não foram sequer divulgadas no mercado, pois a área requisitante ainda está recrutando internamente nas listas de indicações e muitas vezes esta posição ainda nem foi solicitada ao RH da empresa.
Por isso você não vai encontrar esta vaga aberta e divulgada nos canais de vagas do mercado. E mesmo quando aborda um gestor que já divulgou a sua vaga, este seu contato como ele, vai garantir à você um importante contato; mesmo que depois você ainda tenha que responder ao preenchimento normal da inscrição pela vaga, mas você praticamente já fez a primeira entrevista. É um fato também que nesta abordagem, você não vai conseguir fazer 100 contatos por semana. Justamente pelo fato desta necessidade ainda se encontrar tão escondida dos olhos dos recrutadores mas, se você bater na porta certa você vai emplacar e a oportunidade será sua!
Quando você é candidata de uma vaga aberta no mercado, você procura apresentar o seu CV descrevendo as suas experiências de forma a preencher os requisitos da vaga. Aqui, neste caso é o contrário: Você centra a sua apresentação naquilo que você tem de melhor, para depois buscar as empresas e os gestores que precisam deste seu resultado. E você sabe exatamente as dificuldades que a área passa e você tema a solução. Neste caso, você é que apresenta as suas capacidades de entregas, para o seu potencial gestor. É aqui que você acessa as posições das 52% das vagas “escondidas”.
Veja que o roteiro de preparações aqui é bem diferente:
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Primeiro você formata a apresentação da sua melhor entrega. Isto é, a apresentação das suas melhores experiências e dos seus melhores resultados comprovados.
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Esta sua apresentação deve estar sempre baseada em números que quantifiquem a sua contribuição para os resultados para a empresa. Ou seja você deve mostrar o retorno da sua atividade para a organização. ( o seu ROI )
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Sua postura deve ser a de um verdadeiro fornecedor de serviços para a área. Como um consultor você tem a expertise para localizar a dor do seu futuro “chefe” e mostra que sabe tirá-lo desta situação rapidamente por que você é um expert do assunto. Neste caso a sua apresentação precisa ser de alguém que realmente conhece os problemas da sua área, e demonstra para o responsável que tem a solução do problema para ele.
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Só então você passa a buscar as empresas, as áreas e as pessoas chaves que estão precisando destes seus resultados. E cuidado! Não se deve encher a caixa de e-mails do líder que você descobriu que precisa de um profissional com sua experiência. Principalmente quando não existe ainda nenhum tipo de relação sua com ele.
Este trabalho é mesmo compensador, porque o índice de resultados desta abordagem é superior à 30%. Isto porque nesta via de comunicação com a empresa, seus esforços estão totalmente focados na sua expertise e naquilo que você tem de melhor: O diferencial de suas experiências. Por vezes, a área está precisando encontrar rapidamente um profissional com essas capacidades de entrega , tendo estado já há algum tempo sem essa solução.
Como você vê, o roteiro de perguntas que você precisa responder para partir para esta abordagem, é muito diferente do roteiro de preenchimento de uma vaga aberta no mercado.
Aqui se parte do seu perfil de alta performance ! O chamado Perfil CHAID que é formatado para apresentar o que você pode garantir para a área com a sua experiência de resultados comprovados. Por este processo você aprende também à prospectar vagas que ainda não foram divulgadas. Com isto você aumenta em mais 30% seu índice de convergência de envios em entrevista.
Para este momento de aquecimento rápido do mercado, reconheça o seu perfil de alta performance e aprenda a localizar as empresas e as áreas com potencial para a sua contratação.
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