Desfazendo o mito das entrevistas de seleção profissional. A mudança de papel entre o entrevistador e o candidato | Marcelo Canal

Desfazendo o mito das entrevistas de seleção profissional. A mudança de papel entre o entrevistador e o candidato

Confirmada a entrevista de emprego, como se preparar para os próximos passos?
julho 15, 2016
Participei de uma entrevista. O que faço agora? Devo fazer ainda um novo contato com eles?
julho 18, 2016
Mostrar tudo

Desfazendo o mito das entrevistas de seleção profissional. A mudança de papel entre o entrevistador e o candidato

Mas disto depende da sua  habilidade para virar o lado da mesa !

Você sabia que em mais de 87% das entrevistas os headhunters escondem dos candidatos o real problema que levou a empresa a buscar um novo profissional? Isto ocorre pelo fato de que na maioria das vezes, é constrangedor para ele abordar o real motivo que levou a empresa precisar de uma nova contratação. Na maioria das vezes decorre da falta de políticas adequadas para gerir pessoas, da falta de planos  de retenção e banco de talentos, do cortes sem critérios para redução de custos ou de tentar resolver problemas graves de inadequação de políticas da empresa. Esses são alguns dos problemas que  nunca são realmente explicados para  os candidatos, que só vão descobrir depois de serem contratados.

Mas você pode mudar esta regra. Na entrevista procure compreender que o entrevistador está com um enorme problema para resolver e ele não pode expor o cliente dele. Então ele fica o tempo todo te investigando para saber se você  tem a solução que ele precisa.

Não seria muito mais fácil se ele abrisse o jogo com você logo na primeira entrevista? Afinal você não busca de fato ser um solucionador dos problemas da sua área para a empresa? Mas não é tão simples assim. Geralmente o entrevistador só te apresenta o lado bom da empresa para te atrair para a vaga. O melhor desta história é que para você entender realmente o que ele está procurando saber do seu perfil, isto depende muito mais da sua habilidade na condução da entrevista. A revista VOCÊ S/A trouxe recentemente um artigo mostrando que 87% das demissões hoje em dia são por problemas comportamentais e apenas 13% por problemas técnicos. Mas o pior não é isso! Segundo a pesquisa 65% dos profissionais não receberam o feedback adequado sobre a real circunstância de sua saída, e eles saem do emprego achando que foram demitidos por falta de atualização e experiência mas não por problemas comportamentais. Logo o novo funcionário também não saberá por que está entrando e o funcionário que se desligou sem saber porque foi demitido com certeza, realizará os mesmos erros novamente no próximo emprego. Isto nunca é contado para você na entrevista!

Eu me lembro de um grande Headhunter meu amigo que tinha isto muito claro em sua abordagem. Esta sempre foi a grande marca de sucesso de suas entrevistas. Ele desenvolveu uma abordagem que reforça muito mais o papel do candidato como um solucionador de problemas para o cliente. Ele busca compreender aquilo que  o candidato pretende realizar com a sua profissão e as qualidades de suas dessas suas habilidades. Isto resolve consideravelmente o problema de auto estima no candidato durante a entrevista. Os candidatos passam a reformular totalmente a forma de responder às suas perguntas, aumentando consideravelmente o índice de retorno. Passam a ser contatados para as próximas fases das entrevistas e estão muito mais preparados para entrarem em contato com o requisitante da vaga. Mas este não é o padrão das entrevistas. Então, passe  você a preparar em suas entrevistas, desta maneira. Elas ficam muito mais objetivas e você passa a se sentir muito mais seguro para entrar nas entrevistas com entusiasmo para falar deste tipo de suas experiências. Você consegue transitar de um assunto para outro  com muita tranquilidade porque essas são as suas  qualidades e jeito de ser.

Hoje em dia se divulga muito as chamadas entrevistas por competências, considerando que as competências são essenciais para o cargo. Competências se aprende e se desenvolve. Quando na verdade as demissões ocorrem por problemas de relacionamento e apenas só 13% por problemas técnicos.

Portanto para você conseguir equacionar essa situação da saia justa do seu entrevistador e estabelecer um clima de confiança com ele, é você quem precisa ter uma chave para abrir este espaço na entrevista.  Esta sua chave está identificada no seu Perfil CHAID. Com ela você conseguirá  virar este jogo e ganhar a confiança do entrevistador e ele passa a abrir para você o real problema do cliente dele. Isto porque o Perfil CHAID é  a chave para o seu auto conhecimento, é  a chave de sua habilidade para se conduzir  como um solucionador de problemas. Isto é muito mais do que ficar discorrendo sobre os êxitos de suas competências. É um tipo de conhecimento que está relacionado à sua Identidade, à sua forma de ser,  na sua postura, na  atitude que te direciona para esta e muitas outras situações da sua vida. Veja que essa aquisição não é uma  técnica que você simplesmente aplica na sua entrevista. Ela tem a ver com a sua visão de mundo, seus valores, suas motivações, muito mais do que  ter que ganhar dinheiro para pagar as contas no final do mês. O seu Perfil CHAID é esta chave que passa a guiar você para muitas soluções como na entrevista de emprego.

Esta sua chave se encontra totalmente disponível para você em nosso Portal de Carreira, acesse: https://marcelocanal.com.br/recolocacao-profissional/

Baixe também de graça o ebook:  

O que você precisa fazer para crescer na sua carreira?

Um guia prático com tudo o que você precisa saber!

Veja  que se você tiver nas mãos a chave do seu Perfil  você terá a chave de Identidade das suas posições  passará a se sair muito melhor não só nas suas  entrevistas.

Acesse http://materiais.marcelocanal.com.br/guia-melhorias-carreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.