Saiba prospectar vaga que ainda não foi divulgada e aumente em mais 30% seu índice de convergência de entrevistas. | Marcelo Canal

Saiba prospectar vaga que ainda não foi divulgada e aumente em mais 30% seu índice de convergência de entrevistas.

modelo-de-percepcao
Como mudança gera oportunidades para algumas pessoas e para outras gera crise
outubro 11, 2016
seu-sucesso
Ganhe a confiança do seu entrevistador e ele te abrirá todos os segredos da vaga e ela será sua!
outubro 18, 2016
Mostrar tudo

Saiba prospectar vaga que ainda não foi divulgada e aumente em mais 30% seu índice de convergência de entrevistas.

bola-de-cristal

Neste momento de aquecimento rápido  do mercado, aprenda a localizar as vagas nas áreas que estão com oportunidades de contratações. Apresente seu diferencial e ganha à frente!

Você sabia que neste momento de reaquecimento do mercado de contratações, 52% das vagas ainda se encontram “escondidas nas áreas internas das empresas? E elas  poderão não chegar nos sites de contratações porque estão sendo prospectadas nas listas internas de indicações?  Nestes casos o índice de adesão à empresa é alto porque o novo profissional já vem meio que integrado pelo membros do time que o indicou. Outras vezes, as vagas ainda se encontram em fase de  definição interna  pelo gestor, por isto ainda nem foi para a área de recrutamento da empresa.

Assim é que muito provavelmente elas serão preenchidas pelas indicações internas e você nunca ficará sabendo, a não ser que você adote uma outra estratégia.

Você precisa ir além das vias normais de  busca nos sites de acesso de divulgação de vagas no mercado. Ou os Site de vagas, Headhunters, as divulgação que as áreas de Rh das empresas se utilizam para preencher suas vagas. Ou mesmo da via que você faz através de seu relacionamento. Não se trata absolutamente de se pedir emprego para os amigos. Trata-se de se caminhar por uma  Terceira via capaz de driblar toda a concorrência que fica apenas nestas duas abordagens: Sites e relacionamentos.

Na terceira via, você se antecipa à vaga, contata o seu futuro chefe e tendo estudado os reais problemas da área que você tem expertise, você aponta para as típicas dores que você tanto conhece e tema a solução. Então propõe ir conversar com ele para oferecer soluções para as questões que você bem conhece. Aqui, o  índice de retorno de entrevistas é superior à 30%. Isto porque nesta  via seus esforços estão baseado totalmente no que você conhece de melhor é baseado no seu expertise, nas sua experiência e no seu diferencial para a posição. Todo líder está interessado em conhecer soluções novas e talentos comprometidos com resultado. Afinal você está procurando trabalho e não emprego! E como você se dirige nesta chamada terceira via?

Você precisa se apresentar no mercado com um perfil altamente especializado, voltado para a solução dos problemas da área que você tem experiência pois esta é a sua área de especialização. É aqui que você acessa as posições das  52% das vagas “escondidas”. Nesta via não se consegue fazer 100 contatos por semana. Justamente por se tratar de posições ainda tramitando nos processos de recrutamento interno nas empresas. Por isso você não vai  encontrar esta vaga aberta e divulgada nos canais de vagas do mercado. E  no caso da vaga já estar divulgada, além de responder ao preenchimento normal da inscrição para a vaga, você vai buscar fazer contato com o responsável da área requisitante. Você vai tentar localizar quem será o seu futuro chefe. Mesmo que ele te redirecione depois para o RH, você já chega na área de seleção pela via interna da empresa. Nesta via você sempre deve se apresentar com o seu perfil da alta performance,  voltado para soluções.

Outras vezes o líder da área está precisando encontrar a sua solução para a área dele, rapidamente uma vez que ele não foi solucionado na etapa de indicações internas. A sua apresentação deve estar baseada em números que quantifiquem o seu resultado para a empresa. Mais do que um simples candidato, sua postura precisa ser a de um verdadeiro prestador de serviços para a área dele.  Como um consultor você tem a expertise para localizar a dor do seu futuro “chefe” e mostra que sabe tirá-lo desta situação rapidamente por que você é um expert do assunto. Neste caso a sua apresentação precisa ser de alguém que realmente conhece os problemas da sua área, e demonstra isso  para o responsável que tem  a solução do problema para ele.  A  eficácia maior desta abordagem é poder encontrar posições que ainda não foram sequer divulgadas no mercado, pois a área requisitante ainda está recrutando internamente  nas  listas de indicações  e muitas vezes  esta posição ainda nem foi solicitada ao RH da empresa. Cuidado, não se deve encher a caixa de e-mails do líder que você descobriu que precisa de um profissional com sua experiência. Principalmente quando não existe ainda nenhum tipo de relação sua com o responsável.

Cada uma das três vias  de acesso ao mercado, impactam diferentemente e decisivamente na sua forma de contratação. Cada via  tem a sua estratégia de abordagem. Mas, neste momento em que  muitos profissionais estão no mercado, você precisa aprender a se distinguir dos demais. Você precisa  de uma forma distinta para se apresentar e obter  o seu resultado.

Veja que a  atividade de recolocação  é uma das tarefas de maior exigência de concentração e disciplina. Ela representa o seu negócio, o seu resultado. Diferente de qualquer outra atividade, aqui o trabalho só avança quando você se dedicar diretamente sobre ele. Por mais que você  possa contratar um Headhunter o trabalho é seu. Mas a atividade de Coach de  In Placement é uma atividade muito diferenciada. Ela tem mais do que cuidar do seu foco ela filtra as informações de mercado e te direciona para aquilo que é o seu diferencial.

Conheça a atividade do Coach de in-placement, aqui trabalhamos  a partir do diferencial  do seu  Perfil de alta performance  para o  mercado.

cuidado-com-o-foco

E para que você consiga encontrar posições perfeitamente alinhada ao seu  Perfil , você precisará  além do seu  currículo apresentar  um perfil de realizações e resultados bastante adaptado para a situação do novo mercado. Conheça gratuitamente  o seu Perfil de alta performance em nosso site de gerência d carreira. Além de ganhar grátis uma análise do seu Perfil, você passa a fazer parte do nosso radar de talentos. perfildecomp

Acesse: http://sistemanh.com.br/pacote/idpacote/1

Se você gostou deste artigo ou precise de alguma opinião sobre o seu processo, anote logo abaixo e teremos prazer em responder

Obrigado Marcelo Canal

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *