Confirmada a entrevista de emprego, como se preparar para os próximos passos? | Marcelo Canal

Confirmada a entrevista de emprego, como se preparar para os próximos passos?

sem-emprego
Fui dispensado, estou no mercado de trabalho em busca de nova colocação. E agora? Como encontrar um novo emprego?
julho 14, 2016
dicas para entrevista de emprego- marcelo canal
Desfazendo o mito das entrevistas de seleção profissional. A mudança de papel entre o entrevistador e o candidato
julho 17, 2016
Mostrar tudo

Confirmada a entrevista de emprego, como se preparar para os próximos passos?

dicas para entrevista de emprego- marcelo canal

Quando você consegue uma entrevista é sinal de que seu  currículo foi selecionado entre muitos e que as informações que você passou atendem os requisitos da posição.

Isso agora gera um tempo de tensão, de preocupação, de medo, de insegurança e muitos outros sentimentos que podem atrapalhar a entrevista, se você não se preparar devidamente para este momento. Vá sempre com calma.

Quero te passar algumas recomendações úteis para este evento que poderá definir seu futuro e lhe abrir novas portas para a sua vida profissional.

Se você recebeu uma carta, um e-mail ou um telefonema marcando o dia e o horário da entrevista, procure organizar  as informações básicas sobre a empresa e o local (nome e endereço) e também a pessoa que deverá procurar.

A partir desse momento você deve se preparar, agindo com calma e naturalidade, sem pensar que a entrevista é um bicho de sete cabeças ou algo pior.

Isto porque com um número cada vez maior de profissionais em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Você precisa se esforçar  para se destacar na entrevista e conseguir se diferenciar e  ser o escolhido para o  cargo.

Para isto, estude a empresa: pesquise informações no seu site, saiba o que ela faz e, se possível, até os clientes que ela atende. Vá buscar informações nas redes sociais. Você precisa  estudar a empresa que está requisitando para demonstrar que as suas experiências anteriores se casam com as necessidades da empresa

Procure saber quem é o gestor da área com quem você vai fazer a entrevista.  Se você já teve um contato prévio com a empresa, tendo sido procurado por telefone ou por e-mail para confirmar o interesse pela vaga,  então você já poderia ligar para saber mais sobre a entrevista. Recomendo ligar para saber quem vai entrevista-lo, sobre que informação  do seu  currículo deu maior adesão à vaga. Provavelmente eles irão dizer também para você o que vão querer avaliar sobre a sua experiência.

Uma ocasião um amigo que  se candidatou para uma vaga numa empresa conhecida, sabendo quem era o profissional que ocupou o cargo que ele estava substituindo ligou para o antigo profissional e explicando que ela estava concorrendo para ocupar a posição, pediu-lhe uma entrevista  para compreender melhor os requisitos da posição que ele iria substituir. Ele foi atendido e se encontrou muito bem preparado para a entrevista. Conhecendo inclusive o perfil de quem o entrevistaria, o estilo de administração da empresa. Este tipo de informação é muito difícil de obter apenas com informações no site da empresa, que trás mais informações sobre metas e resultados. Isto hoje em dia não é difícil de saber porque basta se pesquisar o título da vaga na internet, que você fica sabendo quem era o profissional anterior na posição.

Estando assim preparado, quando for para a entrevista, lembre-se de fazer perguntas de interesse seu sobre os principais desafios da posição. Isto também para você explicar a sua experiência dentro da necessidade do cargo. Você precisa mostrar os entusiasmos e interesse em participar do time da empresa.

E então seja você mesmo, esta é a melhor maneira de se sair bem numa entrevista. Seja sincero, não acredito que ninguém precisa se arrumar de mais, para fazer uma entrevista a não ser que o local de trabalho exija muita formalidade, como em algumas posições jurídicas que exijam contato com magistrados.

São tantos dados e informações que criamos com exclusividade para você, um portal de carreira com dicas, entrevistas, ferramentas para você se preparar com aplicativos que monitora o mercado em função do seu perfil. Veja como tudo ficou mais fácil para você receber as informações específicas do mercado do seu perfil. Conheça tudo que está disponível para você:

http://marcelocanal.com.br/recolocacao-profissional/

Marcelo Canal

banner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *