Fui dispensado, estou no mercado de trabalho em busca de nova colocação. E agora? Como encontrar um novo emprego? | Marcelo Canal

Fui dispensado, estou no mercado de trabalho em busca de nova colocação. E agora? Como encontrar um novo emprego?

580x400 atualizado 2
Como encontrar a melhor solução para a sua carreira neste momento de incertezas?
junho 15, 2016
dicas para entrevista de emprego- marcelo canal
Confirmada a entrevista de emprego, como se preparar para os próximos passos?
julho 15, 2016
Mostrar tudo

Fui dispensado, estou no mercado de trabalho em busca de nova colocação. E agora? Como encontrar um novo emprego?

sem-emprego

Fique calmo, você vai encontrar a sua nova posição, tudo vai depender de você e vou te dar preciosas dicas para agilizar este se processo.

Agora, acontece inclusive a chance de você conseguir fazer aquele progresso profissional que você estava tanto buscando fazer. Nada de se desesperar. Cada um tem o seu lugar. E ninguém vai ocupar o seu lugar. Ninguém ocupa o lugar de outro. Cada um ocupa o seu lugar. E quanto mais você entender isso, mais rápido você vai para o seu novo lugar. E como então ter foco, mais assertividade e mais segurança para você conseguir fazer esta sua mudança tão esperada?

Veja que a forma com que as pessoas encaram a situação que vivem é que pode fazer toda essa grande diferença nesta hora. É por isso que tem algumas pessoas que  não se assustam com as notícias das dificuldades da crise e outras por não saberem o que querem e para onde precisam ir parecem tão assustadas e céticas nesta hora. Isto porque existem pessoas que ao reconhecerem as dificuldades no mesmo  momento conseguem enxergar as novas oportunidades que se abrem para elas e outras não.

Mas para isto você precisa fazer a sua lição de casa! Antes de sair batendo a cabeça em todas as direções que apareçam você precisará definir o seu novo rumo. Quem não sabe para onde quer ir, não vai para lugar algum porque nenhum vento lhe parece favorável. Mas quem sabe para onde rumar a sua vida, ao contrário, todo e qualquer vento é força favorável!

Veja o que aconteceu com o Maurício quando perdeu o emprego. Ele é  amigo de meu filho e  não saia daqui de casa. Ele me procurou desesperado porque com um filho pequeno precisava de uma solução rápida. O que eu disse para ele foi: Maurício, para poder te ajudar, você precisa definir algumas coisas de saída para você. Porque Eu  preciso saber exatamente o que você tem de melhor.. Como você chegou até aqui é o que você tem de melhor e ninguém tira isto de você.  Nesta hora foi a pergunta chave para recuperar a confiança do Maurício.

As mudanças que você já fez na vida é o  que só você sabe fazer e este é o seu jeito de fazer as coisas acontecerem. São estes  os seus pontos mais fortes para lidar com a crises.

O Maurício não teve trabalho para explicar isto para mim. Clara ! Esta é a vida do Maurício. Traçar seu novo passo depois de ver os seus passos até agora foi a coisa mais facial. Daí passamos a buscar as situações que no mercado, precisavam de uma pessoa que tinha a experiência do Maurício.

Claro que o Maurício respondia também a todas as outras oportunidades que se aproximavam do seu perfil de experiências. Mesmo as que só se aproximavam um pouco das dele. Mas ele passou a se sentir muito mais ativo nas suas buscas e com muito mais foco e clareza de onde e como prospectar. Ele até perguntava para o entrevistador em alguns casos se a posição que ele estava sendo entrevistado precisava das experiências que  ele já possuía. Isto só ampliava e tranquilizava as suas entrevistas.  Foi tudo muito rápido e logo se empregou novamente.!

É justamente por isto que antes de sair respondendo a tudo que aparece, você precisa dedicar um tempinho para  ter claro os seus Pontos Fortes e os seus Talentos de experiências Estes são os pontos de  seus  diferenciais. Isto é que torna você não só um engenheiro mecânico, ou um programador de Ti como é anunciado no título da vaga. Isto  lhe ajudará a ganhar à frente numa nova entrevista  e isto será um propulsor de ações que o levará encontrar novas pistas diante das  oportunidades que se abrem para você agora que está no mercado.

Não seria ótimo para você, que imediatamente no momento que surgiu uma mudança, você pudesse saber rapidamente o que esta oportunidade tem a ver com você e como poderá tirar o melhor proveito dela?

Isto é exatamente o que fazemos aqui com nossas dicas neste Minuto Profissional diariamente. Quer ver todas as dicas anteriores? Veja o nosso portal de carreira. Venha conhecer mais e fique atento as dicas que estamos diariamente colocando no nosso site.  Lá você vai encontrar orientações práticas, ferramentas e  o aplicativos,  e-books . Tudo disponível  para você saber prospectar a sua nova oportunidade no mercado, ou mesmo reconhecer novas atividades e posições dentro da empresa.

Acesse http://marcelocanal.com.br/recolocacao-profissional/

Marcelo Canal

banner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *